Prémio Vergílio
Ferreira para Vasco Graça Moura
O Prémio Vergílio Ferreira, criado pela Universidade de Évora em 1997, para galardoar ensaístas ou romancistas de língua portuguesa, vai ser atribuído no próximo dia 1 de Março, a Vasco Graça Moura.
Ensaísta, crítico, tradutor, poeta e ficcionista, Vasco Graça Moura é considerado um dos “maiores nomes da cultura portuguesa contemporânea”. Refira-se que o prémio visa dar projecção e visibilidade às obras de ficção ou ensaio dos autores escolhidos, e inclui uma componente pecuniária de cinco mil euros.
O júri do prémio, presidido pelo professor José Alberto Gomes Machado (por delegação do Reitor da Universidade de Évora), integrou os docentes universitários Isabel Allegro de Magalhães (Universidade Nova de Lisboa), José Carlos Seabra Pereira (Universidade de Coimbra), Ana Clara Birrento (Universidade de Évora) e a crítica literária Clara Ferreira Alves.
SOCIOLOGIA. O Departamento de Sociologia da Universidade de Évora em cooperação com o Centro de Investigação em Sociologia e Antropologia – Augusto da Silva (CISA-AS) vai realizar, nos dias 27 e 28 de Abril de 2007, as IX Jornadas subordinadas ao tema “Transpondo Fronteiras”.
As comunicações daquela iniciativa abrangem quatro áreas temáticas: Cidadania, Defesa e Segurança; Cultura, Desenvolvimento e Turismo; Família, População e Saúde; Organizações, Qualificação e Emprego. Trata-se, segundo a comissão organizadora, de questões que “traduzem alguns dos domínios científicos desenvolvidos no referido departamento”.
Para que o debate e troca de ideias entre investigadores, decisores políticos e outros agentes dos meios empresariais e laborais alcance os objectivos traçados, a organização espera contar com contribuições (sobre a forma de comunicação ou poster) sobre as quatro áreas temáticas.
Para ter acesso a mais informações e ao boletim de inscrição consulte o link informações do site
http://www.dsoc.uevora.pt
INVESTIGAÇÃO. O Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora (CIEP) vai realizar, entre os dias 17 e 19 de Maio de 2007, o Congresso Internacional sobre a temática “A Unicidade do Conhecimento”.
Segundo a organização, o conhecimento e a cultura são, actualmente, “fecundamente atravessados pelo princípio da sustentabilidade, princípio cujo amplexo acolhe cada vez mais interpretações e mais
consequências, num desafio à unificação dos saberes, ao diálogo entre visões distintas, num desafio mesmo à cooperação entre matrizes e percursos do próprio conhecer”.
Assim, segundo a organização, a iniciativa pretende ser um fórum da “transgressão
epistémica e metodológica a que estes estimulantes tempos de paradoxo nos convidam, esperando, da pregnância das palavras que vão ser ditas e da afeição com que vão ser escutadas, que se abram horizontes para um mundo melhor para todos os seres”.
COVILHÃ. É o mais antigo jornal universitário on-line e acaba de completar sete anos de vida, com a sua edição 367. A data marca também a história de um projecto que surgiu para apoiar a licenciatura em Ciências da Comunicação da UBI. Pela sua equipa de redactores, constituída pelos alunos deste curso, muitos foram os que contribuíram para este projecto. Ao Urbi, o Ensino Magazine deseja as maiores felicidades.
ALGARVE. A Universidade do Algarve e a Câmara Municipal de Olhão acabam de celebrar um protocolo, ao abrigo do qual a instituição irá avaliar a qualidade do ar e a qualidade térmica nos jardins de infância daquele município. Na sequência dos estudos a realizar, serão criados ambientes confortáveis e saudáveis para as crianças. Para tal serão introduzidas alterações no sistema de ventilação, mas também ao nível de sombreamentos passivos, através de soluções termicamente eficientes e financeiramente viáveis. O estudo será coordenado por Eusébio Conceição, docente da Faculdade de Ciências do Mar e do Ambiente da Universidade do Algarve.
ALGARVE I. José Xavier e Adelino Canário, investigadores do Centro de Ciências do Mar da Universidade do Algarve e membros do Comité Português para o Ano Polar, são os autores do livro Estratégia Científica para o Ano Polar Internacional, apresentado no “III Workshop Portugal e a Antárctida: uma estratégia para a ciência e para a educação”, que se realizou no passado mês de Novembro. Editado em português e em inglês, o livro inclui um levantamento das actividades científicas portuguesas realizadas até ao presente, definindo as prioridades da investigação científica nacional nas regiões polares e, em particular, na Antárctida.
COIMBRA. Subordinada ao título “Estou Vivo e Escrevo Sol”, a nona edição da Semana Cultural da Universidade de Coimbra decorre de 1 a 10 de Março, tendo como objectivos a grande ligação com a cidade, a descoberta da Universidade através do Dia Aberto e uma programação para todos os tipos de público. Durante dez dias terão lugar cerca de uma centena de eventos em Coimbra, mas também em Aveiro, Ílhavo, Cantanhede e Alcobaça, entre outras localidades. Integrada nesta semana, a 1 de Março decorre a Sessão Solene Comemorativa do 717º Aniversário da Universidade de Coimbra.
CALIFÓRNIA. Carlos Oliveira, diplomado pela Universidade da Beira Interior na área de Design Multimédia é um dos cinco finalistas do concurso lançado pela banda californiana Incubus para a produção de um vídeoclip.
O projecto que apresentou foi um dos cinco escolhidos entre mais de uma centena de trabalhos que chegaram à banda californiana de 18 países diferentes.
AVEIRO. A Associação para a Formação Profissional e Investigação e o Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Aveiro vão organizar cursos de formação profissional, os quais têm início já no próximo mês de Março. O de Técnico Superior de Segurança e Higiene do Trabalho (homologado pelo ISHST), começa no dia 5, enquanto o curso de Segurança do Trabalho no Sector da Construção começará a 12. Finalmente, o cursos de Formação para Projectistas - Novo Regulamento das Características de Comportamento Térmico de Edifícios (RCCTE) começa a 19 de Março, estando ainda abertas as inscrições, até 11 de Março.
AVEIRO II. O programa que a Universidade de Aveiro realiza na Rádio Voz do Caima desde Outubro de 2006 vai passar também a ser emitido na Rádio Terra Nova (105 FM) todas as terças-feiras, às 14h40 ou domingos, às 13h30. De carácter semanal, o programa, de 15 minutos, traça o perfil dos investigadores da instituição de ensino superior e dá a conhecer as últimas curiosidades. A par dos regulares programas de televisão 3810-UA e 3810-UA Internacional, transmitidos, respectivamente, no canal 2: e na RTP África e RTP Internacional, bem como do programa de divulgação científica «Eureka», emitido todos os Sábados na TSF, a Universidade de Aveiro alarga agora a emissão do seu mais recente programa de rádio à Rádio Terra Nova. De acordo com Fernando Ramos, director do Centro Multimédia e de Ensino a Distância, a escolha do formato deste programa deve-se ao pressuposto de que é o mais adequado ao público ouvinte das rádios locais.
AVEIRO III. A terceira edição do Curso de
Empreendedorismo de Base Tecnológica está a funcionar na Universidade de Aveiro, entre 15 de Fevereiro e 24 de Maio. A iniciativa destina-se a finalistas, recém-licenciados, alunos de pós-graduação e quadros de empresas e visa estimular as capacidades necessárias à criação de empresas de base tecnológica (start-up). O curso surge no âmbito de uma parceria entre as Universidades de Aveiro, Coimbra e Beira Interior e a Câmara de Comércio e Indústria do
Centro.
BEJA. A Escola Superior de Educação de Beja já tem a funcionar o Centro de Competências. Aquele espaço irá situar a sua actividade em investigação/formação na temática das TIC em contexto educativo, com particular incidência na didáctica da tecnologia e aplicações
curriculares e em contextos diversificados de actuação. Assim, vai promover-se a utilização/exploração das TIC em ambiente educativo, com o apoio às instituições de ensino não superior da área de influência da ESEB, a utilização da Internet com fins educativos, concepção de produtos mediatizados com fins educativos e investigação/formação na temática das TIC em contexto educativo, com particular incidência na didáctica da tecnologia e aplicações
curriculares.
AMBIENTE. No âmbito do “Plano para a Educação Ambiental 2006/2007”, a Escola Superior Agrária de Beja vai receber na primeira semana do mês de Março, a visita de alunos da Escola E.B. 2, 3 Mário Beirão. A participação da ESAB neste plano Municipal, efectua-se através da oferta à comunidade estudantil, de todas as Escolas do Concelho, de sete acções em Laboratório e de cinco acções de visitas de estudo. Com estas acções a ESAB pretende promover o gosto pela ciência junto dos jovens alunos do Concelho, mostrando, ao mesmo tempo, o importante trabalho que também realiza para a comunidade, quer através de prestação de serviços, quer através de projectos de investigação e experimentação.
QUÍMICA. A Área Departamental de Ciência e Tecnologia dos Alimentos da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Beja, em colaboração com a Divisão de Química dos Alimentos da Sociedade Portuguesa de Química, realiza, em Beja de 4 a 7 de Março, o 8º Encontro de Química dos Alimentos. Este Encontro, que se têm vindo a realizar desde 1993 com frequência bienal, constitui já uma referência no domínio da Química e da Ciência dos Alimentos em Portugal.
CARTAS. O projecto «Cartas Educativas do Distrito de Beja», criado em 2003 a partir de um protocolo entre a Associação de Municípios do Abaixo Alentejo e Alentejo Litoral (AMBAAL) e a Escola Superior de Educação de Beja (ESEB), foi concluído em Dezembro de 2006. Coordenado pela ESEB, o projecto consistiu na elaboração das 14 Cartas Educativas do Distrito de Beja, em parceria com as equipas técnicas das Câmaras
locais.
VISEU I. “Objectos de uma passagem” é o nome da exposição patente no Foyer da Aula Magna do Politécnico de Viseu, desde 1 de Fevereiro, a qual está a despertar grande atenção por parte do público viseense. Esta mostra de pintura e assemblages de ZéNeto demarca-se pela sua qualidade e originalidade, com que o artista explora diversos planos de realidade e chega a uma estética da natureza muito sui generis. A pintura de ZéNeto capta a atenção, também, pela diversidade dos materiais e mescla das tintas que se fundem em texturas múltiplas. O pintor tem na sua obra a intenção de representar, em suporte, o seu livre pensamento.
VISEU II. O Instituto Politécnico de Viseu tem abertas as candidaturas para pessoas com mais de 23 anos, até ao dia 23 de Fevereiro. As Escolas do Instituto iniciaram a recepção das candidaturas, para a realização das Provas de Admissão, a 12 de Fevereiro, sendo que essas inscrições podem ser realizadas na Escola Superior de Educação (Viseu e Pólo de Lamego), Escola Superior de Tecnologia, Escola Superior Agrária, Escola Superior de Saúde e Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego. Os interessados têm de apresentar o currículo no acto da candidatura.
GUARDA. O acesso à Biblioteca do Conhecimento OnLine vai estar disponível, a partir do Instituto Politécnico da Guarda, durante os próximos três anos, permitindo o acesso electrónico às principais fontes do conhecimento; a consulta, por parte dos utilizadores, terá de ser feita a partir dos IP’s do Politécnico da Guarda. O portal integrador engloba um motor de busca, o qual permite, através de um sistema de indexação, a pesquisa simultânea nas bases de dados das editoras; a pesquisa por palavra-chave, autor, título de publicação, editora ou assunto; a impressão do artigo.
LEIRIA. Com o objectivo de incentivar a capacidade empreendedora dos seus estudantes, o Instituto Politécnico de Leiria (IPL) celebrou um protocolo de cooperação com a Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE)/Academia de Empreendedores.
Com esta parceria, as Instituições comprometem-se a trabalhar na concretização de várias iniciativas da Academia de Empreendedores nomeadamente, iniciativas de Sensibilização.
LIRIA I. Amílcar Pereira e Pedro Botas, alunos do Curso de Engenharia Informática da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Leiria, acabam de desenvolver o projecto SMSFilas um sistema de gestão de filas de espera com alertas por SMS, implementado através de um conjunto de software, que recebe os pedidos de senha e avisa os utentes quando se aproxima a sua vez. O sistema desenvolvido, permite ao utente introduzir o seu número de telemóvel num Touch Screen – um écran ou monitor sensível ao toque – quando vai retirar a sua senha. Ao aproximar-se a sua vez, o sistema envia uma mensagem escrita para o telemóvel do utente para que este se dirija ao local de atendimento.
LEIRIA II. O Instituto Politécnico de Leiria mantém abertas, até 23 de Fevereiro, as inscrições para as Provas Especialmente Adequadas, Destinadas a Avaliar a Capacidade para a Frequência dos Cursos Superiores do Instituto Politécnico de Leiria (IPL) dos Maiores de 23 Anos (M23). Podem inscrever-se para a realização destas provas os candidatos que tenham completado 23 anos de idade até 31 de Dezembro de 2006 Recorde-se que no ano lectivo 2006/2007, houve 347 candidatos a este regime de acesso dos quais, após a realização de uma prova de cultura geral, uma prova específica (com uma parte oral e uma parte escrita) e uma entrevista, obtiveram aprovação 174, que ingressaram nos mais diversos cursos do Instituto.
LEIRIA III. A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Leiria e a Associação de Fabricantes e Importadores de Aparelhos de Queima (Afiq) promoveram, a 12 de Fevereiro, a conferência subordinada ao tema “Certificação Energética dos Edifícios – Como nos vai afectar?”. A iniciativa visou debater o novo quadro legal de Certificação Energética e Ambiental de Edifícios, o qual representa um desafio para todos os agentes associados à construção e reabilitação energéticas dos edifícios, nos sistemas de ventilação e na climatização.
ESTG. A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de, através do Departamento de Ciências da Linguagem, ministrou um curso breve de à Linguística Sistémico – Funcional e Linguistica de Corpus, entre 30 de Janeiro e 1 de Fevereiro. Orientado por Leila Barbara, ex-reitora da Pontifícia Universidade Católica – São Paulo, e coordenadora do Lael, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, o curso teve como objectivo o desenvolvimento integral do indivíduo e a sua inserção na sociedade. A inserção envolve comunicação, interacção com o contexto, pessoas e coisas. A comunicação pressupõe o domínio de línguas, tanto maternas quanto estrangeiras.
TOMAR I. O Curso de Design e Desenvolvimento de Produtos da Escola Superior de Tecnologia de Abrantes, do Instituto Politécnico de Tomar, foi notícia numa revista da especialidade MID. Abordando as diversas especificidades do Curso e as competências que se podem adquirir com esta Formação, a revista realça a formação assente no desenvolvimento da criatividade utilizado na concepção de produtos. Destaca ainda a visão multidisciplinar do Design centrada no processo de desenvolvimento de produtos que vão, essencialmente, de encontro aos desejos dos consumidores tendo em conta as suas necessidades.
TOMAR II. O Departamento de Engenharia Civil do Instituto Politécnico de Tomar (IPT) vai celebrar, no próximo dia 3 de Março, 20 anos de existência, realizando um Encontro que reúne um grupo de oradores, antigos alunos deste Curso que irão discutir temas de grande interesse no panorama nacional. Desde a sua origem, em 1986, que o DEC tem apostado na promoção da formação, da tecnologia, da qualidade e da segurança na construção tanto a nível regional como nacional e internacional. O Encontro destina-se a todos os interessados por temas de engenharia civil, estudantes e antigos alunos deste curso do IPT, empregadores, antigos e actuais docentes desta Instituição, associações profissionais e a todos os que, directa ou indirectamente, estiveram ligados ao curso de Engenharia Civil do IPT.
ESTG II. Carlos Neves, Alzira Marques e Paulo Fernandes acabam de tomar posse, respectivamente como presidentes e vice-presidentes do Conselho Directivo da Escola Superior de Tecnologia e Gestão
de Leiria. O Conselho Directivo foi eleito por um mandato de três anos. Já o representante dos funcionários não docentes é agora Maria Dulce Correia, enquanto o representante dos estudantes é Maria Inês
Maurício.
CASTELO BRANCO. As exposições Mo-nu-mentos, do escultor alemão VolkerSchnuttgen, e dePedras Semblantes, do fotógrafo e museólogo Pedro Inácio, assinalaram a 10 de Fevereiro, as Comemorações do segundo aniversário do Museu do Canteiro, em Alcains, uma unidade museológica de referência que tem a sua actividade centrada na preservação e divulgação de um acervo representativo do árduo labor da pedra. As exposições estarão patentes no Museu do Canteiro até ao 22 de Abril e podem ser visitadas de Terça a Sexta das 9.30h às 12.30h e das 14.00h às 17.30h, bem como Sábado e Domingo das 14.30h às 18.30h.
LEIRIA. Cidália dos Anjos Martinho Macedo, Professora Coordenadora da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG/IPL), acaba de tomar posse como Directora da Escola Superior de Artes e Design (ESAD.CR/IPL). A nomeação surge na sequência do pedido de exoneração apresentado pelo anterior Director, Diogo Lopes Saldanha, mantendo-se a Alexandra Seco, como Subdirectora.
Cidália dos Anjos Martinho Macedo, doutorada em Ciências (Física-Matemática), é a docente decana do IPL tendo já exercido, para além de funções como docente, os cargos de Presidente do Conselho Directivo e Presidente do Conselho Científico, ambos na ESTG/IPL.
IPL. Instituto Politécnico de Leiria (IPL), através do INDEA – Instituto de Investigação, Desenvolvimento e Estudos Avançados, em parceria com a Faculdade de Economia da Universidade do Algarve (FEUALG), promove, para o ano lectivo 2006/2007, quatro novos mestrados: Gestão Empresarial, Marketing, Gestão de Organizações Turísticas e Gestão e Desenvolvimento de Destinos Turísticos. O IPL tem ainda em preparação um conjunto de mestrados em outras áreas de conhecimento que divulgará oportunamente.
ESTG. O curso de Engenharia Automóvel do Departamento de Engenharia. Mecânica da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Leiria, esteve presente no 15º Salão de Motos, Acessórios, Equipamentos - ExpoMoto 2007, realizado na ExpoSalão, na Batalha, entre 27 de Janeiro e 4 de Fevereiro. A divulgação do curso de Engenharia Automóvel a futuros empregadores e potenciais candidatos bem como proporcionar aos alunos uma vivência, contacto empresarial foi um dos objectivos da presença.
CASTELO BRANCO. A Escola Superior de Educação de Castelo Branco (ESECB) é a instituição responsável pela implementação, no Distrito, do Programa Nacional de Ensino do Português (Pnep), uma iniciativa do Ministério da Educação que tem como principais objectivos mudar práticas de ensino da língua portuguesa, tornando-as mais eficazes, de modo a melhorar o desempenho dos alunos ao nível da leitura e da escrita. O trabalho de campo avançará no próximo ano lectivo, mas desde Outubro que Maria de Lurdes Barata (coordenadora institucional), Fátima Matela e Natividade Pires estão em contacto com a Comissão Nacional do Pnep, de modo a obterem a informação e a formação necessárias à implementação local do programa. Uma implementação que apresenta como novidade a figura dos formadores residentes, ou seja, docentes seleccionados por concurso e que terão a responsabilidade de fazer supervisão e tutoria a todos os outros docentes.
PORTALEGRE. Uma década de bonecos com história é o nome da de António Azevedo Coutinho, que está patente ao público, nos serviços centrais do IPP até ao dia 9 de Março. A mostra é composta por algumas dezenas de reproduções de bandas desenhadas, fotomontagens e outras ilustrações publicadas, entre 1976 e 1986, em diversos órgãos de comunicação locais e regionais, nomeadamente em A Nossa Banda (fanzine), A Cidade (revista cultural), Fonte Nova (jornal semanário) e Porta-Vós (quinzenário pedagógico).
BOLSAS. Os alunos seleccio-nados para receberem as Bolsas por Mérito, atribuídas pelo Instituto Politécnico de Portalegre, já são conhecidos. Assim, serão distinguidos, Isabel Aragonez Rita (Escola Superior de Educação), Joana Morais (ESE), Alexandra Teixeira (Escola Superior de Tecnologia e Gestão), Ana Gonçalves (Escola Superior de Tecnologia e Gestão), Carlos Manuel Sobral (Escola Superior Agrária) e Marina Mendes (Escola Superior de Saúde).
SANTARÉM. A empresa RISA vai organizar, no próximo dia 1 de Março, no auditório da ESA, um seminário alusivo ao tema “Rastrea-bilidade no Sector Agro-Alimentar”. Para os estudantes da Escola Superior Agrária de Santarém a entrada é
gratuita.
|