UNIVERSIDADE DE ÉVORA
Alunos fazem encontro
de fronteiras
![](em110-04.jpg)
Os alunos do 2.º ano do Curso de Turismo da Universidade de Évora, em parceria com o Município de Reguengos de Monsaraz e o Departamento de Sociologia vão organizar, um Encontro Transfronteiriço sobre “Turismo Rural/Cultural e Desenvolvimento Sustentável”, que terá lugar no próximo dia 11 de Maio no Auditório Municipal de Reguengos de Monsaraz.
Segundo a organização do evento é reconhecido o papel que o turismo tem na “esfera económica e social de uma região e o contributo significativo que tem em diversos domínios, nomeadamente no combate ao desemprego e ao êxodo rural e, numa última instância, na preservação e valorização do património cultural e na melhoria da qualidade de vida das populações”.
Francisco Martins Ramos, um dos coordenadores da iniciativa, considera que o “turismo rural/cultural é um desafio que tem de ser vencido, através de ofertas diversificadas e integradas, com qualidade e profissionalismo”.
O referido Encontro pretende ser um momento de reflexão e debate face às emergentes mudanças que o processo turístico tem vindo a introduzir nas regiões transfronteiriças de Portugal e Espanha. Um conjunto de especialistas de ambos os países, irão abordar e debater a referida temática para benefício de estudantes, investigadores e profissionais da área.
Refira-se que a realização deste encontro se insere nas práticas da disciplina de Planeamento de Eventos e Animação Turística I do Curso de Turismo da Universidade de Évora. O evento é gratuito para os estudantes ou formandos da área do turismo.
Para aceder ao boletim de inscrição consulte o link informações do site do Departamento de Sociologia da Universidade de Évora em
www.dsoc.uevora.pt
ou o site do Município de Reguengos em www.cm-reguengos-monsaraz.pt.
PRÉMIO INTERVET 2006
Estudante de Évora
ganha edição
Susana Loução Vítor, aluna do Curso de Medicina Veterinária da Universidade de Évora, ganhou a edição do prémio Intervet 2006 na área de Animais de Companhia, com um trabalho subordinado ao tema “O Papel dos Inibidores da Enzima Conversora da Angio-tensina no Tratamento da Insuficiência Cardíaca Canina”. A vencedora recebeu ainda o prémio suplementar destinado ao melhor trabalho apresentado na referida edição, de entre as diversas áreas científicas. A entrega do prémio ocorreu no passado dia 23 de Março, no Palace Hotel do Buçaco.
Os Prémios Intervet destinam-se aos alunos dos quinto e sexto anos, dos cursos de Medicina Veterinária de Portugal. Os candidatos elaboraram uma revisão bibliográfica sobre um tema proposto pela Intervet. Os trabalhos são posteriormente avaliados por revisores independentes e pelos médicos-veterinários da Intervet Portugal. Os vencedores recebem um prémio monetário de 1000 Euros. O Prémio Suplementar é de 500 Euros.
EDIFÍCIOS JÁ EM
CONSTRUÇÃO
Aveiro com Second Life
![](em110-27.jpg)
Prestes a adquirir uma ilha no ambiente virtual 3D que mais atenções atrai na actualidade, o Second Life (SL), a Universidade de Aveiro é a primeira instituição de ensino superior portuguesa a marcar presença oficial naquele universo paralelo.
Os edifícios a instalar na ilha já estão em construção, numa iniciativa desenvolvida no âmbito do Projecto second.ua, que envolve cinco alunos da Licenciatura em Novas Tecnologias da Comunicação.
Explorar as potencialidades educativas e institucionais deste mundo virtual, promover a participação de um público mais alargado em eventos e iniciativas da Universidade de Aveiro, privilegiando o contacto social com os habitantes do Second Life, e disponibilizar informação sobre os serviços e os produtos por ela oferecidos são os objectivos que a equipa de alunos e docentes envolvida neste projecto pioneiro pretende atingir.
Privilegia-se o contacto social entre a Universidade e os mais de 5 milhões de utilizadores registados em todo o mundo, dos quais, 40 mil em Portugal, como referem os docentes responsáveis pelo projecto, Carlos Santos, Pedro Almeida e Luís Pedro. «Pretendemos que a criação desta nova extensão da UA permita a promoção de discussões iniciadas nas aulas, como um meio mais informal, que possibilite o contacto entre pessoas em espaços diferentes, e a realização de acções de e-learning em disciplinas específicas. O espaço disponibilizará, ainda, um balcão de atendimento virtual. Muito mais do que vender produtos ou serviços, a UA pretende explorar uma abordagem mais sofisticada, a área da educação. Esta abordagem envolverá vários aspectos relacionados com a criação de zonas de aprendizagem formais e informais».
Actualmente, marcam presença no SL cerca de 70 universidades e organizações educativas estrangeiras, entre as quais a Harvard Law School, Colorado Tech, Princeton e a Ohio University, estando a Universidade de Aveiro a preparar-se para ser a primeira universidade portuguesa a ser proprietária de uma ilha com os seus edifícios
implantados.
PRÉMIO DECISION SCIENCES
INSTITUTE
Coimbra vence
Mário Gomes Augusto e João Veríssimo Lisboa, docentes da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, são os primeiros não americanos a serem distinguidos com o prémio da prestigiada instituição Decision Sciences Institute, ao verem reconhecido o seu trabalho “Dividends Policy and Capital Structure: An Empirical Examination in the Portuguese Corporate Context”. O trabalho foi apresentado na 37ª Conferência anual daquela instituição, que decorreu no final de 2006, em San Antonio, nos Estados Unidos.
O prémio “Best Application Paper Award”, com que os investigadores da Universidade de Coimbra foram distinguidos, é um dos galardões entregues anualmente pelo Decision Sciences Institute para distinguir trabalhos de excelência nas Ciências da Decisão, nos campos da investigação, do ensino e dos serviços.
O Decision Sciences Institute é uma instituição norte-americana (sedeada em Atlanta), que reúne pessoas dos mundos académico e empresarial, interessadas na aplicação de métodos quantitativos aos problemas da sociedade. É uma das mais destacadas organizações internacionais no campo da Decisão, enquanto ciência e prática. O trabalho premiado foi realizado em co-autoria com Elísio Brandão (docente da Faculdade de Economia da Universidade do Porto), tendo como base empírica a tese de Doutoramento de Mário Gomes Augusto.
SEMINÁRIO NOS AÇORES
Aprender para a vida
A Reitoria da Universidade dos Açores promove, no próximo dia 23 de Abril, no Centro Cultura da Caloura, o Seminário subordinado ao tema “A Educação através das Artes no
Auto-Eco-Desenvolvimento-ao-Longo-da-Vida”.
O Seminário insere-se no âmbito do IV Ciclo de Aprendizagem ao Longo da Vida e será dinamizado, por Elisabete Oliveira, diplomada em Art/Design Education pelo London University Institute of Education, e doutorada. em Ciências da Educação – Desenvolvimento Curricular e Avaliação da Educação, pela Universidade de Lisboa. Esta iniciativa insere-se no programa científico dos Ciclos de Aprendizagem ao Longo da Vida da Universidade dos Açores, os quais têm desenvolvido um conjunto significativo de cursos breves nas áreas de Cultura e Literatura Portuguesas, História, Filosofia, Psicologia, Ciências Sociais, Informática, Expressão Corporal e Dança, Biologia e Geociências, e promovido diversos eventos culturais de interesse para os cidadãos seniores.
Os interessados em participar neste momento educativo onde a arte será o campo por excelência, deverão inscrever-se junto do Secretariado da Reitoria (Maria Couto: 296 650009). As inscrições serão limitadas a 30 participantes.
|