Director Fundador: João Ruivo    Director: João Carrega    Publicação Mensal    Ano IX    Nº103    Setembro 2006

Politécnico

PARA TODO O CONCELHO

Politécnico de Viseu cria carta educativa

O Instituto Politécnico de Viseu acaba de concluir a Carta Educativa do Concelho, a qual passará a ser implementada, após a sua aprovação em Assembleia Municipal. Aquele documento foi já aprovado, por unanimidade, pela autarquia e prevê a construção de cinco novos equipamentos, anunciou o presidente da Câmara.

Segundo Fernando Ruas, “apesar da apreciação demorada, o documento foi aprovado hoje por unanimidade e prevê a construção de cinco novos equipamentos”. “Serão construídos de raiz três centros educativos, em Abraveses, Rio de Loba e Viseu Norte e ainda duas escolas básicas integradas, em Ranhados e Santo Estêvão”, revelou o autarca.

Além disso, serão privilegiadas as freguesias cujo crescimento demográfico tenha sido maior nos últimos anos.

O Decreto-Lei n.º 7/2003, de 15 de Janeiro, confere novas responsabilidades aos municípios, nomeadamente quanto à elaboração da Carta Educativa, instrumento fundamental de ordenamento da rede de ofertas de educação e ensino.

O autarca social-democrata contou que “a Câmara de Viseu encontrou um parque escolar extremamente degradado, com uma filosofia de uma escola por aldeia”.

Fernando Ruas questionou ainda a origem dos investimentos necessários: “Se agora a ideia é de recentrar com centros escolares, temos de saber quem garante este investimento”.

Para Fernando Ruas, “o Ministério, que incentiva estas situações, há-de deixar verbas disponíveis para as câmaras poderem recorrer e candidatar-se a estes investimentos”.

“Se for com dinheiros das autarquias, ninguém faz centros escolares. Não há nenhuma autarquia com capacidade para fazer estes centros”, avisa.

Com estes centros escolares “preten-de-se uma escola inclusiva, a tempo inteiro e com todas as valências”.

“Estima-se que sejam precisos cinco milhões de euros para implementar a Carta Educativa em Viseu”, acrescentou o autarca.

A Carta Educativa de Viseu foi elaborada pelo Instituto Politécnico de Viseu e “Começaremos por implementar o que não exigir grandes investimentos”, concluiu.

 

 

 

TÉCNICO SUPERIOR DO IPV

Vitor Santos lança livro de crónicas

’’Mo(vi)mentos’’ é o tema do livro que aborda ‘’momentos, movimentos desportivos viseenses’’ e que foi apresentado em Agosto em Viseu. Com esta obra, o autor, Vitor Santos, dá corpo de livro ao espaço de opinião que foi criado no Jornal O Derby em 2003. Movimentos, momentos desportivos de Viseu eram os assuntos abordados.

Com a extinção do Jornal O Derby, esta rubrica transferiu-se para o Jornal do Centro onde quinzenalmente continua a ser editada. Segundo Vitor Santos, ‘’existe ainda o preconceito de que quem critica é inimigo. Não pretende ser este o caso’’. 

Para o autor de ‘’Mo(vi)mentos’’ é ‘’difícil, num meio pequeno como Viseu, escrever sobre desporto. A paixão clubista «cega» muitos dos seus intervenientes’’. Procurar sempre escrever pela positiva, elogiar bons trabalhos e questionar aqueles que suscitam dúvidas, tem sido o lema deste jornalista. 

Nos últimos seis anos acompanhou o desporto regional como adepto, mas também como dirigente, treinador e jornalista. Vitor Santos recorda que ‘’o Jornal O Derby deu a conhecer uma realidade nova, agentes desportivos que abdicam muito do seu tempo para se dedicarem à causa desportiva’’. 

O destaque natural deste livro vai para o Clube Académico de Futebol pela situação que passou nos últimos anos. Dada a vivência interna que o autor do livro tem em relação ao Clube Académico de Futebol, este foi quase sempre o assunto dominante destes artigos, o que nem sempre foi fácil. O autor procurou sempre, de forma imparcial, ajudar na construção, na requalificação do Clube e nunca ser dono da verdade, nem pretender ser.

A formação e as estruturas desportivas são os outros assuntos que mais debate suscitam por serem aqueles que garantem um futuro à juventude e para Vitor Santos, ‘’custa vê-los partir tão jovens, deixarem as famílias, os amigos para poderem fazer a sua formação desportiva em estruturas de média/alta competição que não têm na sua cidade’’. 

‘’Não se pode agradar a todos, e quase sempre o feedback negativo é feito de forma anónima e vazia. Procuro estar sempre a aprender e nunca pactuar com quem não tem rosto’’, conclui. Vítor Augusto Andrade Santos é licenciado em Comunicação Social pela Escola Superior de Educação do Instituto Superior Politécnico de Viseu. Presentemente é Técnico Superior de Relações Públicas e Imagem no Instituto Superior Politécnico de Viseu.

 

 

 

IP PORTALEGRE

Politécnico com cantina e exposição

O Instituto Politécnico de Portalegre vai estrear as novas instalações da Cantina Central, já no próximo ano lectivo. A empreitada de construção deste novo edifício com três pisos foi concluída no passado dia 16 de Junho.

De acordo com o IPP, a montagem de equipamentos, alguns dos quais a transferir da Cantina da Escola Superior de Educação, cuja actividade cessará com a abertura da nova cantina, será feita brevemente.

De referir que a Cantina Central foi construída num espaço devoluto, anexo ao alçado poente do edifício dos Serviços Centrais. Dispõe de uma sala de refeições com 150 lugares sentados, que funcionará todos os dias da semana, incluindo fins-de-semana e feriados.

EXPOSIÇÃO. A Exposição A Objectiva e a Paleta será inaugurada no dia 11 de Setembro, pelas 17H30 , nos Serviços Centrais do Instituto Politécnico de Portalegre.

Num projecto conjunto de fotografia e pintura as autoras mostram temas como as flores e a imensidão do Alentejo. As fotografias são da autoria de Maria Celeste Ceboleiro, médica especialista em Medicina Interna, que exerceu a activi-dade no Hospital de Portalegre e se encontra agora aposentada.

Maria Celeste Ceboleiro já tinha levado até ao público os seus trabalhos de fotografia, numa exposição colectiva, com a pintora Maria João Gamito, na Galeria da Câmara Municipal de Portalegre, em 2001.

As telas tem a assinatura de Maria Eduarda Xavier Alabaça, licenciada em Ciências Físico-Químicas, professora de profissão, actualmente aposentada.

Em Maio de 2004 fez a primeira apresentação dos seus trabalhos numa exposição colectiva de pintura, no Instituto Politécnico de Portalegre - cidade onde vive há mais de vinte anos.

A exposição A Objectiva e a Paleta pode ser visitada até 6 de Outubro, a entrada é livre
.

 

 

 

IP LEIRIA

Rogério Costa é director

Rogério Paulo Pais Costa acaba de ser empossado Director da Unidade de Ensino a Distância (UED) do Instituto Politécnico de Leiria (IPL), no dia 22 de Agosto, no Edifício Sede do Instituto.

A nomeação visa a dinamização do processo de constituição da UED, de forma a permitir que entre em pleno e normal funcionamento no decurso do ano lectivo de 2006/2007.
A Unidade de Ensino à Distância – uma Unidade Orgânica do IPL está especialmente vocacionada para o desenvolvimento de projectos de e-learning, reúne todas as iniciativas nesse domínio que vêm sendo programadas e desenvolvidas no IPL, aproveitando as sinergias existentes entre elas e racionalizando a utilização dos recursos humanos e financeiros.

Rogério Costa, que ao assumir o seu novo cargo suspendeu as funções de Vice-Presidente da Escola Superior de Educação (Leiria), manifestou a sua convicção de que saberá responder ao desafio que lhe foi colocado, adiantando que “as novas tecnologias reforçam as redes criadas com outras instituições de Ensino Superior nacionais e estrangeiras.

 

 

 

ANA MARIA VAZ SATISFEIRA

Politécnico consolidado

A presidente do Instituto Politécnico de Castelo Branco, Ana Maria Vaz, mostra-se satisfeita com o facto da “Esart ter deixado o seu regime de instalação e ter passado ao estatutário. Isso demonstra que a escola, apesar de ter sido criada em 1999, conseguiu, neste curto espaço de tempo, fortalecer-se e consolidar-se”.

Ana Maria Vaz adianta que com a tomada de posse de Fernando Raposo, “todas as escolas do Instituto Politécnico estão a funcionar em regime estatutário, o que só acontece porque estão consolidadas”.

 


Visualização 800x600 - Internet Explorer 5.0 ou superior

©2002 RVJ Editores, Lda.  -  webmaster@rvj.pt