Director Fundador: João Ruivo    Director: João Carrega    Publicação Mensal    Ano IX    Nº104    Outubro 2006

Geral

PRÉMIO JOVENS MÚSICOS 2006

Aveiro vence

O Prémio Jovens Músicos foi, este ano, entregue à Universidade de Aveiro. Samuel Couto, aluno do 2º ano e Eva Morais, do 4º ano, ambos da licenciatura em Música, do Departamento de Comunicação e Arte, arrecadaram, respectivamente, o 1º e 2º lugares na categoria A: solistas de flauta.

Samuel Couto, 19 anos, dedica-se à flauta transversal há cerca de oito. Satisfeito com a vitória agora conquistada, classifica esta experiência como o culminar de todo um trabalho que tem vindo a desenvolver. «Tudo o resto são bónus, a bolsa atribuída servirá para a minha formação complementar».

A atribuição de uma bolsa de estudo pela Fundação Calouste Gulbenkian é apenas um dos prémios que a organização reservou para o vencedor. A este, juntam-se um instrumento da respectiva modalidade, duas gravações para a emissora Antena 2, um recital no Festival Internacional da Póvoa de Varzim, um concerto com a Orquestra do Algarve na temporada 2006-2007, um Diploma do PJM e a participação no Concerto dos Laureados com a Orquestra Gulbenkian, através da execução de um andamento da obra apresentada na Final. 

O Prémio Jovens Músicos é um concurso anual da RDP. Foi criado em 1987, com o objectivo de distinguir e promover os melhores estudantes de música e é destinado a músicos portugueses e estrangeiros residentes em Portugal.

 

 

 

PROGRAMA DA VINCI E CURSO DE GÁS

EST de Setúbal em alta

Ao abrigo do programa Leonardo Da Vinci, a Escola Superior de Tecnologia de Setúbal do Instituto Politécnico de Setúbal está a promover o Projecto Qualta, ao abrigo do qual seis recém diplomados pela escola vão para o Reino Unido realizar um estágio de seis meses na área da tecnologia e inovação. 

Este projecto de Nivelamento das Qualificações em Tecnologias Avançadas entre Portugal e a Europa (QUALTA), realiza-se em parceria com Buckinghamshire Chilterns University College (BCUC), possibilitando aos recém formados da ESTSetúbal/IPS, estágios em empresas conceituadas do Reino Unido.

A mobilidade transversal a este tipo de programas permite ainda, não apenas aferir de forma mais efectiva eventuais diferenças ao nível da formação ministrada no espaço europeu, como também qualificar profissionais potenciando, em simultâneo, o desenvolvimento dos países envolvidos bem com das variadas áreas de conhecimento.

A segunda fase do projecto terá início a 1 de Outubro de 2007 e fim a 31 de Março de 2008, decorrendo as candidaturas para a mesma a partir do mês de Junho de 2007. Todas as informações adicionais poderão ser obtidas junto do Gabinete de Relações Internacionais da ESTSetúbal ou em www.est.ips.pt.

GÁS. A Escola Superior de Tecnologia de Setúbal promove a terceira edição do Curso de Projectista de Redes de Gás, o qual tem como entidade formadora o Instituto Tecnológico do Gás. O curso decorre às sextas e sábados, entre 27 de Outubro e 15 Dezembro 2006. 

Integrado na área técnico-científica de “Edifícios” o curso, de 52 horas, dirige-se a todos os interessados em desempenhar a função de projectista de redes de gás (Finalistas de Engenharia, Engenheiros licenciados ou Bacharéis em termos gerais, Engenheiros Licenciados ou Bacharéis ligados às actividades de abastecimento dos gases combustíveis - nomeadamente projecto, construção e fiscalização de obras relacionadas com a instalação de redes de gás e de sistemas de utilização - e Gabinetes de Engenharia).

A sua conclusão confere um Certificado de Formação Profissional emitido pelo Instituto Tecnológico do Gás, o qual permite projectar e calcular redes de gás em conformidade com as disposições regulamentares, bem como assumir a responsabilidade técnica da execução de projectos.

Os formandos pertencentes à Ordem dos Engenheiros ou à ANET (Associação Nacional dos Engenheiros Técnicos) poderão requerer à DGGE (Direcção Geral de Geologia e Energia) a Licença Profissional de Projectistas de Redes de Gás, através de um formulário a preencher no início da acção
.


Visualização 800x600 - Internet Explorer 5.0 ou superior

©2002 RVJ Editores, Lda.  -  webmaster@rvj.pt