Director Fundador: João Ruivo    Director: João Carrega    Publicação Mensal    Ano IX    Nº105    Novembro 2006

Motor

QUATRO RODAS

Michael, o melhor de sempre?

A retirada de Michael Schumacher das pistas de fórmula 1, fez aumentar em flecha, o número de escritos sobre a sua personalidade, e competência como piloto. Sempre controverso, consegui, sobre ele, ler artigos onde é idolatrado, e outros que pelo contrário, descrevem os “truques” anti-desportivos com que conseguiu chegar a alguns títulos, renegando-lhe o valor que por vezes lhe é atribuído.

Realmente o nosso homem prestou-se a grandes amores e a grandes ódios. Se é certo que algumas atitudes, quer em pista quer fora delas, o colocavam à mercê das críticas, ele sabia bem dar a volta com iniciativas, para melhorar a sua imagem, como por exemplo recolha de fundos para instituições de caridade, suportada em jogos de futebol com equipas de famosos.

A forma como hoje conseguimos aceder à informação mais insignificante, faz com que aumente a exposição de um notável e por isso mesmo também a possibilidade de dar a conhecer ao mundo uma ou outra atitude menos correcta, que alguém se encarrega logo de amplificar.

Na verdade ninguém de bom senso poderá dizer se Michael foi ou não o melhor piloto de sempre. Outros, noutros tempos, competiram em circunstâncias muito diferentes, difíceis de equiparar ao que se passa nos dias de hoje.

Decidi no entanto tentar elaborar um ranking de notoriedade. Seleccionei os oito pilotos que conseguiram 3 ou mais títulos de campeão mundial de fórmula 1, e fui ao Google colocar os seus nomes para uma pesquisa. O objectivo era saber quantos resultados devolvia este motor de busca para cada um deles… e eis o resultado:

Com de 3,1 milhões de items surge sem surpresa em primeiro lugar o nosso Michael Schumacher. Pode no entanto considerar-se surpreendente o segundo lugar de Jakie Stewart, que “in extremis” bate Ayrton Senna que assim completa o podium dos tri-campeões mas reconhecidos na Net. 

Satisfeitinho com o trabalho realizado elaborei o gráfico que junto a este artigo. Quando estava preparado para o começar a escrever, por descargo de consciência, lembrei-me de experimentar o Fernando Alonso no Google. Afinal já é um bicampeão e é o actual detentor do ceptro.

Surpresa, surpresa o nosso Fernandinho aparece já com 3,4 milhões de items. Afinal o Asturiano conseguiu ganhar na pista e na web… parabéns.

Paulo Almeida

 


Visualização 800x600 - Internet Explorer 5.0 ou superior

©2002 RVJ Editores, Lda.  -  webmaster@rvj.pt