A 29 DE MARÇO NO ISLA
A estratégia de
Lisboa
![](em97-17.jpg)
“A Estratégia de Lisboa. Qualificar para Formar” é o tema da XII Conferência Nacional de Formadores, que decorre a 29 de Março no Auditório do ISLA-Leiria. O Núcleo de Formadores da Associação Portuguesa dos Gestores e Técnicos dos Recursos Humanos espera que este seja, “à semelhança do que aconteceu no passado, um acontecimento significativo para todos os formadores e para o desenvolvimento da formação profissional no nosso País”.
Este plano estratégico lançado pela União Europeia em Março de 2000, pretende que a UE se transforme na economia mais dinâmica do mundo até 2010. Todas as políticas conducentes a este objectivo têm implícita «a educação e a formação dos trabalhadores em geral e dos quadros em particular, o capital humano, como o activo mais importante das organizações». Daí a importância de discutir a problemática da Formação neste âmbito.
A organização espera que o Plano Tecnológico, recentemente apresentado pelo Governo, «sirva também de referencial e tema para um debate animado que a todos mobilize».
Os trabalhos da Conferência, cujas inscrições já estão abertas na APG
(global@apg.pt www.apg.pt), iniciam-se às 9 horas do dia 29 de Março, quarta-feira, e decorrem ao longo do dia, com intervenções, entre outros, de Carlos Zorrinho, Coordenador Nacional da Estratégia de Lisboa e Henrique Neto, presidente do conselho de administração da Iberomoldes.
TRATAMENTO PSICOLÓGICO
Projecto depressão
A UNIIPSI (Unidade de Investigação e Intervenção em Psicologia) do ISLA (Instituto Superior de Leiria), está a desenvolver um estudo intitulado Projecto Depressão, tendo como principal objectivo disponibilizar tratamento psicológico para pessoas com transtornos depressivos, evitando assim os problemas frequentemente associados ao consumo das medicações psiquiátricas, proporcionando-lhes, deste modo, uma melhor qualidade de vida.
A UNIIPSI pretende, com o Projecto Depressão, disponibilizar um tratamento psicológico inovador, não farmacológico, chamado Proteja, planeado para ter uma duração total de três meses, estando a coordenação deste Projecto a cargo de Carlos Lopes Pires, especialista com estudos e publicações sobre este problema. Os distúrbios depressivos podem provocar sérios prejuízos na vida profissional, pessoal e afectiva das pessoas por eles afectadas.
Recorde-se que apenas uma percentagem muito ínfima da população que sofre deste tipo de distúrbio recebe tratamento psicológico, sendo a grande maioria tratada com medicação. Para além de um número muito significativo das pessoas deprimidas não melhorar com tal tipo de tratamento (cerca de 40%), diversos e mais ou menos sérios têm sido os problemas de saúde e outros atribuídos ao uso dos fármacos antidepressivos.
PROGRAMA EM EXIBIÇÃO
Estg na televisão
A aplicação informática “Word-Builder”, criada por Nuno Fonseca, docente da ESTG-Leiria, departamento de engenharia informática, foi utilizada na banda sonora da série televisiva “Rome”, actualmente em exibição no canal 2.
Aquele programa de computador, que faz parte da solução “EW/QL Symphonic Choirs”, permite a simulação do som de coro, com base no texto introduzido pelo utilizador.
De acordo com Jeff Beal, o compositor da série, a aplicação foi utilizada para “cantar” frases em latim, sendo utilizada ao longo de toda a série, e com especial destaque no episódio número 4. “Rome” é uma produção televisiva que gira em torno da história do império romano na época de Júlio César, sendo co-produzida pela HBO (EUA) e a BBC (Reino Unido).
|