Director Fundador: João Ruivo    Director: João Carrega    Publicação Mensal    Ano IX    Nº97    Março 2006

Associações

FITAS 2006

Tunas animam Castelo Branco

A sétima edição do Festival Internacional de Tunas Académicas já tem data marcada para os próximos dias 31 de Março e 1 de Abril, em Castelo Branco. A organização pertence à Estuna, a Tuna Académica da Escola Superior de Tecnologia de Castelo Branco, e o Cine Teatro Avenida serve de palco a esta iniciativa que reunirá na cidade albicastrense os melhores grupos de género de Portugal e Espanha.

De acordo com a organização, “o Festival com apenas 6 anos de existência já é considerado em muitos sites como um dos que possui uma das melhores organizações deste género realizados em Portugal e da nossa vizinha Espanha”.

Para este ano, os responsáveis da iniciativa apresentam como novidade “a projecção de vídeo e som para o futuro Parque da Devesa”. Em estudo está também a colocação de um Balão de ar quente para o mesmo local. “Queremos que todos os Albicastrenses venham até ao centro, visitar a nova cidade com a alegria das tunas presentes”, diz Nuno Maricato, um dos responsáveis pela iniciativa.

No entender da EsTuna, o Fitas é “já uma tradição e um dos Ex-libris da vida Académica e Cultural de Castelo Branco, pelo que deverá continuar a atingir altos níveis de qualidade e diversidade, os quais deverão reflectir-se tanto a nível das Tunas participantes como a nível do espectáculo”.

O Fitas 2006 contará com a presença cinco tunas, quatro portuguesas e uma espanhola, a saber: Tuna da Universidade Católica Portuguesa do Porto, Tuna Universitária de Aveiro, Tuna Académica da Universidade Fernado Pessoa do Porto, Tuna Académica Semper Tesus de Beja e Tuna de Direito de Valladolid Espanha.

Este ano o Festival terá início sexta-feira, dia 31 de Março, com a recepção das tunas na EST de Castelo Branco, seguindo-se um convívio na Praça de Camões. Para essa noite está agendada a actuação das Tunas Femininas do IPCB e da Tuna Masculina da ESART, seguindo-se a serenata das Tunas a Concurso no FITAs 2006 - (Prémio a Concurso).

O dia de Sábado (1 de Abril) é o mais animado. Às 15 horas realiza-se o tradicional Passa-Calles, no Largo do Município, seguindo-se o convívio pelos Bares da Cidade. O arranque do concurso será dado às 21H30, no Cine Teatro Avenida, num espectáculo que terminará perto das 2 horas da madrugada. No domingo, a partir das 12 horas realiza-se um almoço e cada um irá à sua vida...

 

 

 

CASTELO BRANCO

Quim Barreiros na cidade

A Federação Académica do Instituto Politécnico de Castelo Branco acaba de apresentar a Semana Académica 2006, que decorre entre 29 Março e 6 Abril, tendo como cabeças de cartaz Quim Barreiros e os Blasted Mechanism.

A 29 de Março (Quarta-feira) decorre o Enterro do Caloiro e Monumental Serenata. No dia 30 de Março será eleito o Caloiro do Ano do IPCB e actuam os Eskap. Já a 2 de Abril tem lugar a noite de Idanha-a-Nova, começando a tarde com Garraiada na Praça de Touros de Idanha (às 16 horas), enquanto depois do jantar actua Quim Barreiros no recinto da Feira Raiana. A noite segue com o DJ Sadark.

Segunda-feira, 3 de Abril, noite da AA da Guarda, realiza-se um espectáculo de tunas do Politécnico de Castelo Branco, enquanto que a 4 terá lugar o Arraial da Cerveja, estando o espectáculo a cargo dos Nu Ponto e dos Banda Giga. O penúltimo dia, 5 de Abril, é dedicado à Associação Académica da UBI, estando previstas actuações dos Fita-Cola e dos Tara Perdida, além de um DJ Surpresa.

A semana termina a 6 de Abril, quinta-feira, na Mega Tenda localizada no Campo de Futebol da Zona da Talagueira, junto à Escola Superior de Tecnologia de Castelo Branco, onde actuam Skypho, Blasted Mechanism, seguindo a festa com o DJ Profexor. Os bilhetes para os estudantes custam 20 euros, enquanto os não estudantes pagam 30 euros.

 

 

 

XUTOS EM VISEU

A melhor semana

Algumas das melhores bandas nacionais da actualidade e o grupo cubano Orishas sobem a palco em Viseu durante a semana académica, a realizar de 30 de Abril a 5 de Maio. Roger Sousa, presidente da Federação Académica de Viseu (FAV), afirmou em conferência de imprensa que se trata do “melhor cartaz de sempre”, fruto de um aumento de 30 por cento do orçamento, cujo valor não foi revelado. “A FAV comemora 15 anos e queríamos assinalar a data como deve ser. Temos um cartaz que não envergonha ninguém e, a partir de agora, as pessoas já não precisam sair de Viseu para ter cartazes completos”, frisou.

O dirigente associativo referiu que, entre os presentes, encontram-se os premiados pela MTV nas categorias de melhor banda portuguesa, os The Gift (3 de Maio), e de melhor banda latino- americana, os Orishas (4 de Maio).

“Em tournée europeia, passarão em Viseu os Monspell (1 de Maio), que nunca cá vieram. Outra novidade é a presença de um dos melhores DJ da actualidade, o nova-iorquino John Creamer (5 de Maio), pela primeira vez em Viseu e uma das poucas vezes em Portugal”, acrescentou Roger Sousa. Actuarão ainda os Xutos e Pontapés (30 de Abril), os Da Weasel (dia 4 de Maio) e os viseenses Spitout (dia 1 de Maio).

Na tarde do dia 2 de Maio realiza-se o tradicional cortejo académico, com a participação de 45 carros alegóricos, sendo a noite animada por Quim Barreiros.

Segundo Roger Sousa, outra das novidades deste ano é que os portadores de cartão-jovem municipal poderão beneficiar das mesmas vantagens e descontos dos estudantes.

A FAV espera a presença de 32 mil a 33 mil pessoas nos concertos, à semelhança do que aconteceu no ano passado. A academia de Viseu tem mais de 12 mil alunos, das cinco escolas do Instituto Politécnico de Viseu, da Universidade Católica, do Instituto Piaget e do Instituto Superior de Ciências Educativas de Mangualde.

 


Visualização 800x600 - Internet Explorer 5.0 ou superior

©2002 RVJ Editores, Lda.  -  webmaster@rvj.pt