
Viseu entrega bolsas
O presidente do Instituto Superior Politécnico de Viseu, João Pedro Barros, entregou a 3 de Maio, na Sala do Conselho Geral, treze bolsas de mérito, cada uma no valor de 1.873 euros. Os alunos contemplados com a bolsa de mérito, no ano lectivo 2005/2006, foram: Nélia Rocha (Escola Superior de Saúde), Adriana Carvalho (Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego), Fernando Almeida , David Ramos, Luís Soares, Vítor Carvalhinho, Diana Sousa e Fernando Almeida (Escola Superior de Tecnologia de Viseu), Fátima Pinho (Escola Superior Agrária de Viseu), Andreia Figueiredo, Joana Pinto e António Azevedo (Escola Superior de Educação de Viseu) e Cristina Mateus (Escola Superior de Educação - pólo de Lamego).
EXPOSIÇÃO. Está patente no Foyer da Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu uma exposição de pintura de Wilfred Hildonen, a qual foi inaugurada a 10 de Maioe decorre até 26 de Maio. A iniciativa insere-se no Ciclo Venha Tomar Café Connosco do
ISPV.
FESTIVAL. O I Festival Internacional de Coros do Politécnico de Viseu, que decorreu na Aula Magna, contou com muito público, o qual aplaudiu de pé as actuações do Orfeão Académico do ISPV, do Coral Juvenil “Sílvia Marques de Mortágua e do Coro “Aurora” da Rússia.
O Orfeão Académico do ISPV fez a sua estreia num palco e desde já deixou as melhores impressões aos apreciadores deste tipo de música. Este grupo, dirigido por Nuno Garrido, é composto por docentes, funcionários e alunos do Politécnico de Viseu.
O Coral Juvenil “Sílvia Marques” de Mortágua é já uma referência no meio musical em que se insere. Com mais de 60 jovens este grupo cantou e encantou a plateia, também ela constituída por muita juventude.
Da Rússia veio o Coral Aurora de St. Petersbourg. Constituído por crianças e jovens do sexo feminino, este grupo trouxe cor, alegria e muita emoção a Viseu. As interpretações foram brilhantes e culminou com um momento deveras interessante, a interpretação em português da canção “É uma casa Portuguesa”.
MENTES. A Área Científica de Matemática, da Escola Superior de Educação de Viseu, vai promover a 19 de Maio de 2006, pelo terceiro ano consecutivo, o Concurso Mentes Brilhantes, destinado a alunos que frequentam, no ano lectivo de 2005/2006, o 2.º Ciclo do Ensino Básico, em escolas do distrito de Viseu.
O concurso Mentes Brilhantes, que se insere nas comemorações de mais um aniversário da ESEV, é uma iniciativa da Área Científica de Matemática, com o apoio de várias entidades, e tem como principais finalidades fomentar o gosto pela Matemática; desenvolver a capacidade de resolução de problemas; promover a utilização da Matemática numa perspectiva lúdica e incentivar o espírito de grupo e a capacidade cooperativa.
RASTREIO. A Associação de Estudantes da Escola Superior de Enfermagem de Viseu, acaba de organizar a II Semana de Saúde de Viseu, sob o tema “Saúde ao longo do ciclo vital”. O objectivo da iniciativa passou por criar um ambiente de trabalho com vista à promoção da Saúde pública da população viseense.
Procurando esclarecer e elucidar sobre temas actuais como: sexualidade, consumo de substâncias, toxicodependência, Hipertensão Arterial, Hiper-colesterolémia, Diabetes, Síndrome da Imunodeficiência Humana Adquirida (doenças sexualmente transmissíveis), pelo que a actividade decorreu entre Março e Maio, convergindo depois numa semana de rastreios de rua, centro de saúde dos ”pequeninos”, exposição de cartazes, desportos radicais, apresentação de resultados de 15 a 19 de Maio 2006, no Campo Viriato em Viseu.

|