Director Fundador: João Ruivo    Director: João Carrega    Publicação Mensal    Ano IX    Nº101    Julho 2006

Motor

QUATRO RODAS

Música para os meus ouvidos

As 24 Horas de Le Mans são, sem qualquer dúvida, o grande icon do automobilismo mundial.

Esta prova teve a sua primeira edição em 1923, quando o Automobile-Club de l’Ouest (França) decidiu realizar uma competição que contribuísse para a evolução do progresso técnico e favorecesse o desenvolvimento do automóvel. Em 1922, o clube anuncia a criação de um novo tipo de competição num circuito perto da cidade de Le Mans, uma prova de resistência, com duração de 24 horas. Durante a prova, equipas de dois pilotos por carro vão-se alternando, dia e noite, num circuito de 14 quilómetros, onde a principal referência é a famosa recta das “huamnieres”, que nos últimos anos se viu “interrompida” por duas “chicanes”, com o intuito de diminuir as estonteantes velocidades que os automóveis alcançavam neste local.

A primeira edição, com 33 concorrentes, desenrolou-se nos dias 26 e 27 de Maio de 1923 e foi ganha pela dupla francesa André Lagache / René Leonard num Chenard-Walcker.

Da história desta prova ficam várias peripécias com maior ou menor dramatismo, destacando-se o acidente ocorrido em 1955, quando o Mercedes de Levegh se despistou e invadiu as bancadas repletas de público, provocando inúmeras mortes. Este acontecimento levaria ao abandono, neste tipo de provas, por algumas décadas desta prestigiada marca, como forma de respeito aos mortos.

Outra característica marcante, entretanto abandonada, foi a partida tipo Le Mans, que consistia em ter os carros alinhados na recta da meta encostados às boxes, estando os pilotos alinhados do outro lado da pista. Ao ser dado o sinal de largada, os pilotos tinham de correr para os seus carros, atravessando a pista.

Procurada por pilotos de todos os cantos do mundo, para além dos europeus é muito apreciada por americanos, japoneses e australianos. E foi mesmo um americano que imortalizou as 24 horas num filme realizado em 1971, com o nome de Le Mans. Os mais interessados sabem que me refiro ao grande Steve McQueen, que conseguiu retratar todos os dramas das corridas. Se puderem vejam ou revejam este filme histórico. 

Como curiosidade, posso referir ainda que o piloto português que conseguiu a melhor classificação foi Pedro Lamy, em 2001, com um brilhante 4º lugar. Mas outro português, Domingos Piedade, já conseguiu duas vitórias, como director de equipa.

Das muitas personalidades que quiseram experimentar as emoções das 24 Horas, deixem-me referir as cinco participações de Nick Mason… não sabem quem é…perguntem pois aos vossos pais se o conhecem. Os mais atentos aos fenómenos musicais de fins do 70, princípios do 80, vão logo identificar o virtuoso baterista dos Pink Floyd.

Aproveito então para recomendar aos que não gostaram do tema de hoje, que revisitem os Pink Floyd. Aconselho “The Wall” ou “Which You Were Here”. Para mim é difícil escolher entre as emoções proporcionadas pela música dos Floyd e o som dos motores em plena competição. Façam a vossa escolha se conseguirem.

Paulo Almeida


Visualização 800x600 - Internet Explorer 5.0 ou superior

©2002 RVJ Editores, Lda.  -  webmaster@rvj.pt