ALGARVE
Investigadora ganha
prémio

Sara Marques, gestora do Biotério do Centro de Biomedicina Molecular e Estrutural da Universidade do Algarve, venceu o “Prémio Sociedade Portuguesa de Genética Humana - 2005”, atribuído pela Sociedade Portuguesa de Genética Humana
(SPGH).
Este prémio visa distinguir o primeiro autor daquele que foi considerado por um júri, o melhor trabalho de investigação publicado por um investigador português durante o ano de 2004.
A direcção da SPGH decidiu atribuir este prémio a Sara Maria Lopes Marques, pelo artigo: The activity of the Nodal antagonist Cerl-2 in the mouse node is required for correct L/R body axis (2004). Sara Marques, Ana Cristina Borges, Ana Cristina Silva, Michelangelo Cordenonsi & José António Belo. Genes & Development 18, 2342-2347.
Sara Marques, que pertence ao grupo de investigação de José António Belo, professor Associado da Universidade do Algarve e investigador principal do Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC), foi assistente de investigação no IGC onde permaneceu durante vários anos e em Outubro de 2005 foi contratada pela Universidade do Algarve para Gestora do Biotério do Centro de Biomedicina Molecular e Estrutural, onde também é investigadora deste Centro de I&D.
Da sua actividade de investigação, centrada na área da Biologia do Desenvolvimento, destaca-se a autoria e co-autoria de vários artigos publicados em revistas científicas e a participação em congressos com apresentação de painéis.
DEBATES INTERNACIONAIS
Ciência em Aveiro
O Anfiteatro Prof. Manuel Fernandes Thomaz, no Departamento de Física da Universidade de Aveiro, foi o local escolhido para um encontro científico sob o tema Low-Dimensional Semiconductor Structures: Growth, Properties and Applications, que decorre nos dias 27 e 28 de Janeiro.
Esta iniciativa de um grupo de investigadores da UA que tem trabalhado activamente neste campo, reunirá um conjunto de palestras convidadas cobrindo os avanços recentes e as fronteiras a explorar nos diversos domínios da nanociência e nanotecnologia envolvendo semicondutores.
O encontro científico tem por principal objectivo ser um fórum alargado de discussão sobre a investigação em estruturas de baixa dimensionalidade (em que pelo menos uma das dimensões é da ordem do nanómetro, a milionésima parte do milímetro). Serão discutidos os avanços recentes em processos de crescimento e síntese, propriedades estruturais, magnéticas, electrónicas e ópticas, de materiais semicondutores tais como GaN, ZnO e SiGe.
Devido ao forte carácter interdisciplinar desta área, reúnem-se contribuições de vários especialistas mundiais em áreas do conhecimento tais como Física, Química, e Ciência de Materiais que discutirão aspectos que vão desde a criação de novas nanoestruturas até a aplicações da nanociência em dispositivos que no futuro farão parte do nosso quotidiano.
Já a 30 e 31 de Janeiro decorre em Aveiro o Workshop international subordinado ao tema Nonlinear Microwave and Millimeter-wave Integrated Cir-cuits, uma reunião científica internacional com uma periodicidade de aproximadamente um ano e meio, destinada a proporcionar um fórum de discussão entre os vários investigadores envolvidos nas áreas da Electrónica Não-Linear de RF e Microondas.
O encontro visa também a divulgação e a formação científica, promovendo, tanto quanto possível, a apresentação de trabalhos de estudantes de pós-graduação. O formato do workshop consiste numa sessão oral em paralelo com uma sessão de apresentação de posters. Os artigos submetidos deverão abordar o estado da arte, aspectos teóricos e aplicações inovadoras na área da electrónica não linear de RF e Microondas.
|