Director Fundador: João Ruivo    Director: João Carrega    Publicação Mensal    Ano IX    Nº96    Fevereiro 2006

Associações

A REPRESENTAR PORTUGAL

EsTuna em Itália

Sete elementos da ESTuna da Escola Superior de Tecnologia de Castelo Branco estiveram durante 11 dias na cidade de Florença, em Itália, para representar Portugal num projecto internacional de intercâmbio cultural de jovens músicos. O convite foi feito pela associação Take Off de Coimbra a todas as Tunas Académicas do país tendo sido a ESTuna a escolhida. 

No intercâmbio estiveram presentes estudantes de Itália, Letónia, Suécia, Hungria e Espanha., os quais participaram em várias actuações em espaços preparados para o efeito na cidade de Florença. Uma oportunidade para mostrarem a cultura de cada um, além de terem contactado com a gastronomia de cada um dos vários países. Neste último caso, Portugal apresentou a tradicional Feijoada Portuguesa que foi um sucesso.

Outro objectivo do intercâmbio foi a junção de dois elementos de cada país em 4 grandes grupos para a execução de músicas dos anos 70 e 80 onde cada grupo teve de apresentar um tema em italiano. Decorreu ainda uma visita guiada pela cidade de Florença, com destaque para a riqueza arquitectónica e histórica, como por exemplo o Duomo, a porta de Ouro, estátua de David e Dante, Palácio de Vechio e a famosa Ponte de Vechio e muitos outros edifícios e estátuas sensacionais. 

No último dia de presença dos vários países participantes foi pedido aos jovens que explicassem a simbologia associada ao Traje Académico, bem como o que é uma Tuna. Os albicastrenses aproveitaram para apresentar o DVD do FITAs, o Festival de Tunas de Castelo Branco.

Os elementos participantes neste intercâmbio foram: Pedro Casquinha, Manuel Bandarra, Nuno Maricato, Nuno Pereira, Filipe Vasconcelos, Mikael Prior e Henrique Oliveira, tudo isto com o grande apoio do Instituto Politécnico e o Governo Civil de Castelo Branco.

 

 

 

I FESTIVAL FEMININO DE TUNAS ACADÉMICAS

Musas do Olimpo

Cinco tunas académicas femininas participam em Castelo Branco nos dias 3 e 4 de Março no 1º Olimpo - Festival Feminino de Tunas Académicas. Para além da tuna organizadora (Musas D’Castell, da Escola Superior de Tecnologia de Castelo Branco) que apenas abrirá e encerrará o festival, na qualidade de anfitriã, estarão em Castelo Branco quatro outras tunas (Figueira da Foz, Guarda, Leiria e Coimbra) que irão disputar os prémios deste festival.

A iniciativa propriamente dita vai decorrer na EST a partir das 21H00 de dia 3, mas como habitualmente neste tipo de festivais o programa é bem recheado e engloba a chegada das tunas àquela escola por volta das 11H00 desse mesmo dia, um Porto de Honra na Câmara de Castelo Branco (15H00) e o tradicional Passa Calles entre a autarquia e a Rotunda da Europa (16H00). Um almoço convívio no dia seguinte encerrará oficialmente este primeiro festival de tunas femininas a realizar na cidade albicastrense.

A tuna organizadora está empenhada em fazer deste evento um sucesso de forma a poder institucionalizá-lo em anos futuros, contando com a participação da comunidade albicastrense para lhe dar a dimensão que ele à partida merece. Para a escola é também a oportunidade para reafirmar que a diversão se conquista pelo trabalho e, nesse sentido, o seu director Armando Ramalho está de corpo e alma no apoio a este festival.

 


Visualização 800x600 - Internet Explorer 5.0 ou superior

©2002 RVJ Editores, Lda.  -  webmaster@rvj.pt