Director Fundador: João Ruivo    Director: João Carrega    Publicação Mensal    Ano IX    Nº98    Abril 2006

Motor

QUATRO RODAS

"Pedras" de prata

Todos os meses o João Carrega me telefona a avisar qual a data de fecho do Ensino Magazine, para eu poder enviar o meu texto atempadamente. Por vezes é acelerar um pouco, para que o texto chegue a horas à redacção, pois é meu hábito esperar sempre pelos últimos dias do prazo, para que o tema escolhido seja o mais actual possível. Neste caso ganha-se em riqueza de conteúdo, mas perde-se em serenidade, que por vezes é necessária, na abordagem dos temas.

Esta semana no entanto vou mesmo ter de acelerar e responder ao desafio de fazer um texto interessante sem perder muito tempo. A primeira dificuldade é sempre escolher o tema, mas desta vez está tudo um pouco facilitado porque decidi escrever sobre os motivos desta situação.

Pois bem, tudo isto se passa porque tenho de preparar as malas para ir de fim-de-semana para o “Pedras”… mas o que será isso do “Pedras”? Poderão alguns pensar.

“Pedras” é a forma simples de se falar do mais antigo rali de automóveis antigos realizado no nosso País. Refiro-me está claro ao agora denominado Rali Lisboa-Cascais Pedras D’el Rei, que este ano comemora as suas bodas de prata.

Penso que este acontecimento não passa despercebido aos aficionados do desporto motorizado, até porque é um dos acontecimentos mais mediáticos do mundo dos automóveis, sempre com uma promoção exemplar.

A comandar a organização desta maratona de 650 km, de quatro dias que liga Lisboa a Tavira, está Horácio Gonzalez, um verdadeiro “gentleman”, profundo conhecedor do mundo do automóvel antigo, que consegue articular a caravana com uma centena dos melhores automóveis antigos que se podem ver em Portugal, verdadeiras peças de museu a desfilar pelas nossas estradas. 

Ao Horácio Gonzalez quero aqui deixar a minha sincera homenagem pelo percurso destes últimos 25 anos desejando que pelos menos tente mais 25.

Quando a mim, tenho mesmo de me despachar. Mais uma vez vou navegar. Desta vez uma senhora, a Suzete Guerreiro, que não é mais nem menos que a esposa do concorrente com mais vitórias nesta prova, o Luís Brito (vejam só a responsabilidade).

Depois de uma vitória na Categoria F em 2003, a navegar o Miguel Lucena no Mercedes gentilmente cedido pelo nosso amigo José Manuel Filipe, e de em 2004 ter conseguido a vitória absoluta ao lado de Fernando Brito (pai do Luis Brito), no fantástico Bentley Speed, vou de novo tentar fazer o meu melhor no ano de estreia da Suzete.

Torçam por nós.

Paulo Almeida

 


Visualização 800x600 - Internet Explorer 5.0 ou superior

©2002 RVJ Editores, Lda.  -  webmaster@rvj.pt