Director Fundador: João Ruivo    Director: João Carrega    Publicação Mensal    Ano IX    Nº98    Abril 2006

Escolas

PROFESSORES DE HISTÓRIA

Viseu acolhe docentes

Mais de 150 professores de Historia da Zona Centro do país vão reunir-se na próxima semana em Viseu, durante três dias, para promover “um maior conhecimento do património da região”.

É o 24º encontro do género, que decorrerá de 26 a 28 de Abril, e uma semana antes do início dos trabalhos, os organizadores contavam já com 150 inscrições e a presença de 18 conferencistas. O programa do encontro, que se realiza anualmente, vai privilegiar “a divulgação de novos conhecimentos, troca de experiências, além de proporcionar um maior conhecimento do património da região”, disse à Lusa José Sidónio, da comissão organizadora.

O primeiro dia é dedicado à cultura, com dramatização cultural do Grupo Boulevard da Escola Secundária Viriato e noite cultural no Teatro Viriato, com o Grupo Trigo Limpo (ACERT).

A música marcará presença, através de um concerto de Órgãos de Tubos, na Igreja do Seminário Maior de Viseu. Para a manhã do dia 27 de Abril estão programadas várias conferências, que terão lugar na Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu.

Entre os conferencistas, realça-se a presença da directora do Museu Nacional de Arte Antiga, Dalila Rodrigues. Durante a tarde, haverá quatro visitas de estudo: centro histórico de Viseu e Solar Vinho do Dão; Sátão, Penalva do Castelo e Adega; Salzedas, Caves e S. João de Tarouca; e Tondela, Caramulo e Museus.

O jantar convívio de docentes de História da Zona Centro terá lugar às 21:00, no Hotel Montebelo, com animação a cargo de “Ad Libitum”. Para a manhã do dia 28 de Abril estão agendadas algumas palestras, entre as quais uma apresentação do Museu Virtual de Aristides de Sousa Mendes.

Para a tarde está prevista uma mesa redonda sobre o 25 de Abril e os de safios da modernidade.

 

 

 

OLÍMPIADAS DE QUÍMICA NA UBI

Químicos de palmo e meio

A Universidade da Beira Interior serviu de palco, no passado dia 22, para as Olimpíadas de Química Júnior. No total participaram 24 equipas de oito escolas dos distritos de Castelo Branco e Guarda. A vitória acabou por sorrir aos alunos da Escola de Santa Clara, da Guarda, seguindo-se equipas das escolas Serra da Gardunha (Fundão – 2º e 4º lugares), e Frei Heitor Pinto, da Covilhã (3º lugar). A um ponto do terceiro lugar classificou-se uma das equipas da EB 2-3 Cidade de Castelo Branco.

 

 

 

CIDADE DE CASTELO BRANCO

Concurso de fotografia

Inserido nos “10 Anos da Escola”, o Agrupamento de Escolas Cidade Castelo Branco vai levar a efeito o III Concurso/Exposição de Fotografia subordinado ao tema “Ocasiões”. Este Concurso/Exposição tem por objectivo principal fomentar o interesse pela fotografia e é aberto a toda a Comunidade Educativa. O regulamento está disponível na página da Escola EB 2-3 Cidade Castelo Branco e os trabalhos poderão ser entregues ou enviados para a referida escola. Os trabalhos a concurso serão expostos durante a Semana das Escolas que será realizada de 19 a 20 de Maio de 2006.

CONFERÊNCIAS. A Escola EB 2-3 Cidade de Castelo Branco organiza, no próximo dia 3 de Maio, uma conferência subordinada ao tema “As Novas Terminologias Linguísticas: Reflexões”.A oportunidade desta conferência prende-se também com as transformações nas terminologias gramaticais da Língua Portuguesa. Será palestrante o Paulo Osório, licenciado em Português, Latim e Grego (1994) pela Faculdade de Letras da Universidade Católica Portuguesa; Mestre em Linguística Portuguesa (1998) pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e Doutor em Linguística Portuguesa (2002) pela Universidade da Beira Interior.

 


Visualização 800x600 - Internet Explorer 5.0 ou superior

©2002 RVJ Editores, Lda.  -  webmaster@rvj.pt