Director: João Ruivo    Publicação Mensal    Ano VIII    Nº92    Outubro 2005

Politécnico

PROTOCOLO ASSINADO

Portalegre cultural

O Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) e a Fundação Alentejo-Terra Mãe celebraram hoje um protocolo de cooperação, que prevê a atribuição de bolsas de estudos ou investigação a alunos da instituição de ensino.

O protocolo, rubricado pelo presidente do IPP, Nuno Oliveira, e pelo presidente da fundação, o advogado José Flamínio Roza, formaliza o estreitamento de relações entre ambas as entidades.

As duas instituições comprometem-se a desenvolver acções de cooperação para estimular os jovens na sua formação académica, na integração na sociedade do conhecimento e na inserção no mercado de trabalho ou em actividades empresariais.

A Fundação Alentejo-Terra Mãe, que já celebrou idêntico protocolo com a Universidade de Évora, foi recentemente criada para promover e preservar o património cultural, histórico e ambiental, assim como as tradições e costumes da região.

Tendo como objectivos a divulgação e preservação dos valores culturais, ambientais e paisagísticos do Alentejo, a fundação reúne um largo grupo de empresários, artistas e intelectuais, entre outras personalidades ligadas à região por nascimento ou afeição.

O Conselho Geral da nova fundação integra, entre outros, o director da Biblioteca Nacional, Diogo Pires Aurélio, o escultor João Cutileiro, o encenador Filipe La Féria, os empresários Francisco Murteira Nabo e Henrique Granadeiro, o jornalista Fernando Madrinha e o cantor Paco Bandeira.

Na área da divulgação, a Fundação Alentejo-Terra Mãe, com sede em Évora, prevê lançar uma revista em Outubro com o mesmo nome, e também um portal na Internet que deverá incluir uma bibliografia de tudo o que existe escrito sobre o Alentejo.

A revista, com uma tiragem de 30 mil exemplares, será distribuída gratuitamente em câmaras municipais, universidades, departamentos oficiais, hospitais, monumentos, associações, grandes superfícies e outros espaços da região alentejana, Grande Lisboa, Setúbal e Algarve.

Constituída há dois anos e meio, e em Fevereiro deste ano reconhecida pelo Governo, a Fundação Alentejo-Terra Mãe espera conseguir obter o estatuto de entidade de interesse público.

No total, o fundador pretende aplicar dois milhões de euros do seu património no projecto, que inclui ainda uma vertente de solidariedade social.

José Flamínio Roza pretende ainda criar um museu etnográfico e um parque temático onde os visitantes possam conhecer os ciclos de fabrico e transformação dos produtos locais, nomeadamente o vinho, pão, queijo e cortiça.

A fundação conta ainda promover exposições de pintura, artesanato e outras tradições locais, além da divulgação turística e ambiental
.

 

 

 

PORTALEGRE

Politécnico com 94% das vagas

O IPP preencheu cerca de 94% das vagas iniciais colocadas à disposição dos alunos. 676 dos 723 lugares foram preenchidos com uma classificação média global superior a 12 valores, relativamente ao último aluno colocado.

As Escolas Superiores de Saúde e de Educação preencheram todas as vagas - incluindo neste cálculo os concursos especiais - a ESTG atingiu mais de 92% na taxa de colocação e a Escola Superior Agrária cerca de 75%.

De acordo com o IPP a Escola Superior Agrária será frequentada no ano lectivo de 2005/2006 por quase 300 alunos, «o que se traduz num permanente crescimento dos mesmos, numa altura em que são conhecidos os graves problemas com que se debate o Ensino Superior, em geral, e as Escolas Agrárias, em particular.» Assim «prevê-se que, ao contrário das expectativas pessimistas existentes, o IPP possa ver mantido, ou mesmo acrescido, o número dos seus estudantes».

RECEPÇÃO. A Associação de Estudantes da ESE e a Associação de Estudantes da ESTG do Instituto Politécnico de Portalegre organizaram a recepção aos novos alunos. Do programa para o dia 11 de Outubro da Semana do Caloiro fizeram parte as actuações de Quim Barreiros e MD Gimba. O dia seguinte levou ao palco uma Noite de Tunas, o DJ Superfreak e o DJ Zé Pedro dos Xutos e Pontapés. O dia 13 começou com o desfile de caloiros às 14H00 e a partir das 22H00 actuaram os Blasted Mechanism e DJ Guga. No dia 20 de Outubro houve ainda lugar para o Desfile de Caloiros da ESE.

CONFERÊNCIA. O IPP recebeu a 8ª Conferência sobre Redes de Computadores (CRC).A Fundação para a Computação Científica Nacional (FCNN) e a Universidade do Minho com o apoio do IPP organizaram a CRC 2005 com o tema a internet e a adaptabilidade das redes e aplicações às comutações de infra-estruturas, tendo em vista a discussão de temas científicos e técnicos numa das áreas da informática de maior expansão com contributos para a difusão e implantação da Sociedade e do Conhecimento. Associado à Conferência realizou-se um Workshop sobre o ensino superior das comunicações e redes de computadores.

 

 

 

VISEU

Caixa no Campus

A nova agência da Caixa Geral de Depósitos em Viseu , situada na Avenida José Maria Vale de Andrade – Campus Politécnico, acaba de ser inaugurada e está vocacionada para servir a população universitária e o público em geral, dispondo de um espaço para atendimento personalizado, onde os clientes poderão tratar de todos os seus assuntos financeiros.

Este novo Balcão encontra-se ainda dotado do Serviço Caixautomática que funciona durante 24 horas e onde se podem efectuar transferências, levantamentos, depósitos e actualização de saldos através de caderneta ou dos cartões de débito e crédito da CGD. A gerência desta nova Agência ficará a cargo de. António Magalhães.

Na cerimónia de inauguração desta nova infra-estrutura benzida pelo Padre Geraldo Morujão estiveram presentes, entre outras entidades, o presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, o presidente do Instituto Superior Politécnico de Viseu, João Pedro Barros, Francisco Bandeira, administrador da Caixa Geral de Depósitos, Joaquim de Sousa, director Central da Direcção de Particulares e Negócios do Centro e José Aurélio Veiga, director comercial de Particulares e Negócios da região de Viseu. 

No Salão Nobre do Instituto Superior Politécnico de Viseu decorreu, ainda, a cerimónia de assinatura de um Protocolo Financeiro e de Cooperação entre a CGD, o ISPV e a Associação de Estudantes do respectivo Instituto. 

O Presidente do ISPV, João Pedro Barros, no uso da palavra lembrou a ligação existente entre as duas Instituições ao longo dos últimos anos e que o protocolo assinado insere-se no âmbito do plano de evolução para a excelência que o ISPV procura. 

Francisco Bandeira, administrador da Caixa Geral de Depósitos, reconheceu o papel do Instituto Superior Politécnico de Viseu no desenvolvimento da região e que os novos quadros, na zona de Viseu, da CGD são quase todos eles formados pelo ISPV. A aproximação entre o Campus Politécnico e o sector empresarial é agora muito maior, ainda segundo aquele quadro da CGD.

OBRAS. As obras do Centro de Animação e Formação em Artes Cénicas (Cafac) de Viseu iniciaram-se este mês de Outubro, no Campus Politécnico, custam cerca de 350 mil euros e deverão estar concluídas no prazo de seis meses, data a partir da qual estarão em funcionamento dois estúdios preparados para aulas de interpretação, dança, movimento, visionamento de trabalhos e ainda gravações áudio, entre outros.

Dotado de uma bancada retráctil para o público, o CAFAC tem também como rectaguarda uma régie comum aos dois estúdios, além de camarins e vestiários, bem como um pequeno bar de apoio. O Cafac possui ainda uma área de galeria de exposições.

 

 

 

COM O APOIO DO ENSINO MAGAZINE

cTIC 2005 em Viseu

O Departamento de Informática da Escola Superior de Tecnologia de Viseu, em organização conjunta com o Núcleo de Alunos do Curso de Eng. de Sistemas e Informática, vai organizar a conferência cTIC 2005 -  Tecnologias de Informação e Comunicação - Habitação digital - ao Serviço das Pessoas, a ter lugar no dia 21 de Outubro de 2005, pelas 09.00h, no Auditório da Escola Superior de Tecnologia de Viseu.

Esta conferência pretende servir de motor e despertar algumas consciências em Portugal, para os serviços e aplicações, associados à utilização das TIC na envolvente habitacional - Habitação Digital, colocando-as ao serviço do bem estar das pessoas, em áreas como o apoio social, a saúde, a segurança pessoal e da propriedade e o lazer. Para o efeito, estarão presentes oradores com elevada relevância na área, em termos científicos e técnicos, no contexto nacional e internacional.

Ao contrário de países como a nossa vizinha Espanha, para não referir o Reino Unido, onde se tem assistido a uma grande evolução na utilização destas tecnologias nos últimos anos, em Portugal ainda se vive um estado de “timidez” em enfrentar o potencial mercado. Numa tentativa de fazer face a esta situação, surge esta conferência que pretende de alguma forma “democratizar” a utilização das TIC associadas à habitação digital, dando relevância à importância dos serviços e aplicações que podem ser disponibilizadas, em benefício das pessoas. Tendo em linha de conta as necessidades actuais das sociedades modernas, foram identificados três mercados potenciais.

O primeiro, relativo ao apoio a pessoas idosas e portadoras de deficiência nas suas próprias habitações ou instituições, pois não podemos esquecer o rápido envelhecimento da população portuguesa;

O segundo, associado ao conceito de e-saúde, como forma de prestação de cuidados de saúde, remotamente às pessoas nas suas próprias habitações (e.g., cuidados continuados ou convalescença de doenças sem necessidade de ocupação de camas nos hospitais); 

Finalmente, e tendo em atenção o cliente em geral, temos a gestão operacional da envolvente habitacional local e remotamente.

Por isso, juntam-se nesta conferência empresas, entidades e pessoas a título individual, com um envolvimento directo no conceito de habitação digital, no contexto nacional e internacional. Desta forma, pretende-se estabelecer os alicerces dum eventual plano estratégico para Portugal, que pode passar pela produção dum conjunto de recomendações, que potenciem a produção dum “livro branco”.

 

 

 

ACTIVA-TE EM BEJA

Hábitos alimentares

A Escola Superior de Educação de Beja é um dos parceiros privilegiados do projecto ACTIVA-TE, o qual decorrerá no âmbito da Rede Social do Concelho de Beja e que justifica a sua pertinência e necessidade de desenvolvimento com base na prevalência do excesso de peso e da obesidade que se tem incrementado de forma significativa nas últimas décadas, constituindo-se como um grave problema de saúde pública.

Partindo do pressuposto que os dois factores mais importantes associados aos elevados índices de sobrepeso ou obesidade, são o consumo de alimentos altamente calóricos, ricos em açúcares e gorduras, e o modo de vida sedentário, é objectivo deste projecto estudar os índices de obesidade da população infantil/jovem do Concelho, tentando simultaneamente contribuir para o esclarecimento da população para esta problemática que é hoje já considerada como a “epidemia do século XXI”.

O estudo envolverá uma amostra de 1600 crianças/jovens que frequentam escolas pertencentes aos três agrupamentos da cidade de Beja e tem como parceiros as seguintes entidades: Câmara Municipal de Beja, Escola Superior de Educação de Beja, Coordenação Educativa do Baixo Alentejo e Alentejo Litoral, Unidade de Saúde Pública de Beja – Sub-Região de Saúde de Beja, Cercibeja, Casa do Estudante, Associação Alentejo XXI e Cáritas Diocesana de Beja.

 


Visualização 800x600 - Internet Explorer 5.0 ou superior

©2002 RVJ Editores, Lda.  -  webmaster@rvj.pt