GENTE & LIVROS
Jonathan Safran Foer

«(...) «Observei a fotografia enquanto ele observava o lindo dia. A Augustine tinha cabelos tão bonitos. Eram cabelos finos. Não tinha necessidade de os tocar para ter a certeza. Os olhos dela eram azuis. Ainda que a fotografia não tivesse cor, tinha a certeza de que os olhos dela eram azuis.
«Olha os campos», disse o herói com o dedo fora do carro. «São tão verdes!» Disse ao Avô o que o herói dizia. «Diz-lhe que a terra é super para a agricultura.» «O avô deseja que eu te digo que a terra é super para a agricultura.»«E diz-lhe que muita desta terra foi destruída quando os nazis chegaram, mas antes era ainda mais bela. Eles bombardearam com aviões e depois avançaram através dela com os tanques.»(...)».
In Está Tudo Iluminado
Jonathan Safran Foer, escritor judeu-americano, nasceu em 1977 em Washington, DC. Estudou na Princeton University e após terminar o curso de Filosofia teve vários empregos como por exemplo assistente de morgue, recepcionista, publicitário, “ghost writer” e arquivista.
Em 2000 ganhou o prémio Zoetrope: All Story Fiction Prize e as histórias foram publicadas no The Paris Review and Conjunctions. Organiza a obra Convergence of Birds, uma antologia inspirada em Joseph Cornell.
Jonathan Safran Foer viajou para a Ucrânia em 1999, a fim de pesquisar sobre a vida do avô. Não conseguiu o que se propunha mas, sem que o tivesse previsto ou planeado, dessa viagem resultou o primeiro romance, Está Tudo Iluminado (2002).Considerado o livro do ano pelo Los Angeles Times, o bestseller Está Tudo Iluminado ganhou o Guardian First Book Prize, The National Jewish Book Award e o New York Public Library Young Lion
Prize.
A adaptação da obra para o cinema começou a ser feita em Agosto de 2005, pelo realizador Liev Schreiber.
Jonathan terminou recentemente o segundo romance Extremely Loud and Incredibly Close (2005) e o libreto Seven Attempted Escapes From Silence para a Ópera Nacional de Berlim. Actualmente o escritor vive em Brooklyn, New York com a esposa - a novelista Nicole Krauss - e o cão.
Está Tudo Iluminado. O americano Jonathan Safran parte para a Ucrânia à procura das suas raízes judaicas e de uma mulher chamada Augustine, que durante a segunda Guerra Mundial salvou o avô dos nazis. Acompanham-no Alex, um jovem tradutor bem intencionado mas incompetente, o avô de Alex ,também chamado Alex, um velhote atormentado com as memórias da guerra, - que se diz vitimizado pela cegueira mas que conduz o carro - e a cadela rafeira Sammy Davis
Junior, Junior.
Longe do previsto, outras histórias e verdades se sucedem numa viagem onde se procuram lugares e pessoas que a guerra devorou, mas que ainda perduram na memória do
amor. 
Página coordenada por
Eugénia Sousa
LIVROS
Novidades nacionais
PERGAMINHO. Não Deixe Para Amanhã - o que pode fazer hoje, de Rita Emmet. Todos sabemos até que ponto se cai facilmente na tentação de adiar trabalhos e obrigações e como isso pode significar depois stresse, frustração e angústia. A autora apresenta truques e técnicas para nos ajudar a organizar o tempo, de forma a obter os melhores resultados. Não deixe pois para amanhã, a leitura deste livro.
AMBAR. O Amor por Entre os Dedos de António Manuel Venda. Uma dúzia de contos narrados em tom inverosímil, com toques de surreal e non-sense e sempre sob o signo da ironia. Partilhando com o autor o lugar onde a acção decorre, o Algarve, as personagens destas histórias vão obrigar o leitor a segui-las a cada virar de página.
ÂNCORA. A Vida é Nossa, Dalai Lama conversa com Fabien Ouaki. Se pudesse sentar-se e falar com o chefe espiritual e temporal do povo tibetano e Prémio Nobel da Paz, o que gostaria de lhe perguntar? Esta é a ideia que serve de fundamento a este livro. Palavras de sabedoria e compaixão, resposta a problemas reais, materiais e éticos, com os quais as sociedades humanas se deparam a cada dia.
CAMPO DAS LETRAS. E Como Eram as Ligas de Madame Bovary? de Francisco Umbral. O que têm em comum Kafka, Dali, Virginia Woolf, Sartre, Cela e Saramago; o cabelo verde de Baudelaire, o falhanço de Stendhal, a orelha de Van Gogh, o gosto de Picasso por mulheres gordas, o namorado de Oscar Wilde ou as ligas da Madame Bovary? Escritores, artistas e personagens literárias em situações insólitas, retractados pela pena irónica de Francisco Umbral.
DOM QUIXOTE. O Padrinho - O Regresso de Mark Winegardner. Há trinta e cinco anos Mário Puzo publicou o Padrinho, mais tarde, o realizador Francis Ford Coppola transpunha o bestseller para a tela e o mundo ficou suspenso com a saga de uma família da máfia. Agora, pelo talento de Mark Winegardner segue o desfecho e completa-se o destino dos Corleone.
EUROPA-AMÉRICA. A Comunera - Uma Mulher Rebelde de Toti Martínez de Lezea. Decorre o ano 1511 em Espanha. Maria Pacheco, a orgulhosa descendente de uma nobre família castelhana é forçada a casar com um fidalgo de Toledo. Inconformada com esta ligação, em breve Maria ver-se-á envolvida na liderança de um movimento revolucionário que abalou a Espanha: a revolta das Comunidades de Castela. A história de uma lutadora e de um amor que nem o tempo nem a morte lograram vencer.
EUROPA-AMÉRICA. Literatura do Egipto Antigo de José Nunes Carreira. Um estudo imprescindível dos mais importantes textos egípcios descobertos, a sua classificação em géneros literários, contextua-lização histórica e importância nas letras clássicas e universais. Uma viagem pelas páginas do antigo Egipto, das instruções sapienciais à narrativa, da poesia lírica à aventura e viagem, dos contos de fadas, cantiga de d‘alba, e autobiografia «histórica» aos hinos aos deuses e aos reis.
FLAMINGO. A Chave da Luz; A Chave do Saber; A Chave da Coragem de Nora Roberts. Três livros, três mulheres, três chaves. Malory, Dana e Zoe têm vinte e oito dias para encontrar o seu caminho, vinte e oito horas para completar uma missão que mudará para sempre as suas vidas. « Poderá haver medo, poderá haver dor, mas o coração verdadeiro a ambos vence. Quando encontrar o que procura, o amor quebrará o feitiço, e o coração irá forjar a chave, trazendo-a à luz». Nesta triologia Nora Roberts recria um universo mágico a lembrar Harry Potter, mas no feminino.
GRADIVA. Nunca me Deixes de Kazuo Ishiguro Kathy Ruth e Tommy cresceram em Hailsham - um colégio interno situado na província inglesa. Mas o que os espera para lá da vida em Halisham. Kathy agora com 31 anos recorda aqueles que foram os anos “dourados”. Tempo de recordar e minimizar os estragos que uma infância aparentemente feliz causou na vida de todos eles. Um romance sublime e poético do autor de Despojos do Dia.
PIAGET. Introdução à Psicologia da Criança de H. Rudolph Schaffer. A Psicologia infantil tem como meta a resposta às questões relacionadas com o desenvolvimento da criança, ao instituir uma base de informações a partir de estudos objectivos sobre a natureza do seu desenvolvimento. O propósito deste livro é fornecer um panorama geral das descobertas mais importantes que entretanto surgiram. Uma obra imprescindível sobre “o melhor do mundo”.
LIVROS DO BRASIL. A Patriota de Pearl S. Buck. Wu I-wan é filho de um poderoso banqueiro de Xangai mas deixa-se contagiar pelas ideias revolucionárias entrando no Partido Comunista Chinês. O Pai de I-Wai descobre a actividade do filho e também que Chiang traiu os comunistas ao fazer uma negociação secreta com os banqueiros, preparando-se para massacrar os seus aliados. Um romance extraordinário sobre o fim dos ideais quando confrontados com a dura realidade da guerra.
PRESENÇA. As Horas Nuas de Lygia Fagundes Telles. Num crepúsculo de deuses, uma actriz que conheceu a fama e a glória sente-se envelhecer e mergulha numa crise existencial. Perdeu o marido, o amante e o afecto de uma filha que não compreende. Num apartamento de luxo em São Paulo, bebe e monologa tendo como companhia a empregada e o gato Rahul, personagem fundamental deste romance. Lygia Fagundes Telles foi galardoada com o Prémio Camões de
2005.
FOTOGRAFIA
Fotografar a Natureza

Fotografar a Natureza é o nome da exposição que estará patente no IPJ de Castelo Branco, de 9 a 31 de de Dezembro. A iniciativa é da responsabilidade do Clube de Fotografia e apresenta várias imagens sobre a natureza de António Conceição, Ruben Borralho e José Flora. A entrada é
gratuita.
Educação às tiras

Desenho: Bruno Janeca
Argumento: Dinis Gardete
|