Director: João Ruivo    Publicação Mensal    Ano VIII    Nº87    Maio 2005

Universidade

19 ANOS DE UNIVERSIDADE

UBI de parabéns

Com 19 anos de vida, a Universidade da Beira Interior é hoje uma das mais importantes instituições de ensino superior da Beira Interior, possuindo cerca de cinco mil alunos, 544 docentes e 442 não docentes, sendo um dos motores de desenvolvimento da região em que está inserida, em particular da cidade da Covilhã. 

No dia das comemorações do seu aniversário, a UBI voltou a reafirmar os seus objectivos e a lançar novos desafios ao Governo. Santos Silva, reitor da UBI, aproveitou a presença do secretário de Estado Adjunto do Primeiro Ministro, para lhe recordar que é importante clarificar o financiamento das instituições do ensino superior em Portugal. Aquele responsável recordou que o montante atribuído pelo Estado à universidade é inferior ao de 2003, quando a UBI cresceu em número de alunos. “É necessário um cálculo do financiamento que possa discriminar instituições pela positiva, quando sejam necessários apoios concretos, por exemplo, para um modelo pedagógico ou estruturas laboratoriais”. No entanto, “tem de haver o conhecimento de todas as instituições, de acordo com uma fórmula clara e simples”, sublinhou.

Santos Silva sublinhou mesmo que a Universidade da Beira Interior foi a única “universidade que cresceu em número de alunos. No entanto, o orçamento de Estado transferido baixou 170 mil euros de 2003 para 2005”. O reitor da UBI lembrou ainda ao membro do Governo que o Centro de Investigação da Faculdade de Medicina da UBI “não beneficiou ainda de financiamento específico para os equipamentos mais dispendiosos, conforme previsto no Contrato de Desenvolvimento da Faculdade”, referiu.

Ao nível das instalações, Santos Silva esclareceu que “durante este ano ficará concluído o Complexo Pedagógico das Ciências do Desporto e a Faculdade de Ciências da Saúde. No entanto, durante a construção do novo complexo de Ciências da Saúde, que estará concluído no Verão, “perderam-se mais de quatro anos de despesas elegíveis, não sendo possível o reembolso de cerca de 2,8 milhões de Euros de receitas próprias. A UBI viu-se assim privada de poder fazer frente a vários investimentos previstos”.

O discurso de Santos Silva foi escutado com atenção por Filipe Baptista, secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro. No entanto, aquele membro do Governo não deu qualquer resposta concreta aos reptos lançados pelo reitor da UBI, limitando-se a afirmar que tomou nota “dos desejos do reitor da UBI”

MUSEU. A inauguração do novo pólo museológico da UBI, a instalar na antiga Real Fábrica Veiga, foi outro dos momentos altos das comemorações dos 19 anos da Universidade. De acordo com Santos Silva a ideia passa por criar naquele espaço de cerca de sete mil metros quadrados um centro de interpretação do eco-museu de lanifícios.

Recorde-se que aquele novo espaço a UBI continua a implementar o seu plano museológico, o qual terminará em 2006 e que permitirá colocar em funcionamento máquinas genuínas utilizadas na produção de lanifícios que remontam ao século XIX. O reitor da Universidade lembrou que o novo espaço contribui para “desenvolver uma vertente de serviços de significativa importância no domínio do design da indústria têxtil e para o reforço da afirmação turística da Beira Interior e de toda a área circundante da Serra da Estrela”.

 

 

 

NA UBI

Capas 2005 em design

O Departamento de Comunicação e Artes e o Departamento de Ciência e Tecnologia Têxteis da Universidade da Beira Interior (Covilhã) vai organizar o CAPA ‘05, entre 24 de Maio e 7 de Junho de 2005, o qual consiste numa mostra de trabalhos de alunos que resulta da colaboração multidisciplinar e transversal de finalistas com competências em Design Multimédia, Design Têxtil e do Vestuário, Publicidade e Relações Públicas. 

Nesse sentido, os alunos de Design têm a oportunidade de expor as suas “capas” pessoais a toda a comunidade, o mesmo é dizer, os seus projectos mais importantes e criativos. É, também, uma oportunidade para todos os visitantes apreciarem o que de melhor se faz na Universidade da Beira Interior. 

O projecto CAPA ’05 conta com o apoio do Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior e os trabalhos podem ser visitados no recém inaugurado pólo do Museu de Lanifícios (Real Fábrica Veiga) e na Biblioteca Central. “Adfiction” é o nome dado à exposição de publicidade impressa exposta no átrio do Atelier de Design Gráfico e que coloca à prova a criatividade dos alunos de Ciências da Comunicação/ ramo Publicidade e Relações Públicas.

 

 

 

DE 24 A 27 DE MAIO

Feira de Emprego

A Feira de Emprego da Universidade da Beira Interior vai decorrer de 24 a 27 de Maio e contará com cerca de 30 representantes do tecido económico do distrito de Castelo Branco, além de empresas de recrutamento e selecção, sector da banca, telecomunicações, marketing, engenharias e novas tecnologias.

O evento tem como objectivo promover e divulgar um conjunto de entidades que apostam em mão-de-obra altamente qualificada e que investem em recém licenciados como uma potencialidade de futuro e garantia de sucesso a longo prazo. A presença destas entidades na feira servirá para mostrar os resultados dessa aposta em recém-licenciados e o trabalho por eles desenvolvido.

Durante esta iniciativa decorrerá também um fórum subordinado à temática dos novos rumos e caminhos das saídas profissionais e inserção no mercado de trabalho, contando com a presença de empresários, licenciados que criaram a sua própria empresa, licenciados integrados em grandes grupos económicos e outros especialistas na área.

A organização é do Gabinete de Saídas Profissionais da UBI, em colaboração com a Associação Académica da Universidade da Beira Interior e o Núcleo de Marketing da UBI, os quais contam com o patrocínio e apoio do Instituto de Emprego e Formação Profissional.

Os vários departamentos da Universidade que se dedicam à empregabilidade e colocação profissional dos finalistas e recém-licenciados, bem como, potenciadores de estágios em Portugal e no Estrangeiro irão também marcar presença nesta iniciativa. A feira de emprego será aberta a toda a comunidade e pretende-se que toda a população do Concelho da Covilhã possa usufruir dela.

 

 

 

CAMPEONATOS UNIVERSITÁRIOS

Guarda recebe os melhores

Os campeonatos nacionais universitários, que decorreram recentemente na Guarda, foram emotivos quanto baste, tendo havido uma enorme competitividade. Ricardo Canhão, aluno e atleta do Instituto Politécnico de Leiria, sagrou-se campeão nacional universitário de ténis ao vencer Luís Faustino da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. O atleta venceu com um duplo parcial 6-2 em pouco mais de uma hora e somou mais um título à sua carreira, sendo agora tetra-campeão.

Em femininos, a campeã em título, Olga Alfaiate, foi eliminada (6-3 e 6-3) nas meias finais por Paula Gomes, da Universidade Fernando Pessoa, que viria a sagrar-se campeã nacional universitária. De resto, a Universidade Fernando Pessoa viria a vencer também no ténis de mesa feminino, com o troféu a sorrir a Selma Pascoal que venceu na final a sua colega de escola Ana Oliveira. Em masculinos a vitória sorriu a Tiago Viegas da AIEST.

Feitas as contas, o Instituto Politécnico de Leiria teve uma das participações mais conseguidas. A equipa de andebol feminino conquistou o título de campeã nacional ao derrotar a Universidade da Madeira por 24-17. As atletas leirienses, que constituíram a formação mais coesa do campeonato, voltam a conquistar o “caneco”, depois de já o terem feito há dois anos. Com as guarda-redes Raquel e Inês e as jogadoras de campo Dinis, Ângela, Carla Pereira, Carla Dias, Cláudia, Ticha, Nathalie, Sandra e Telma como equipa base, os treinadores Eduardo Silva e Alberto Martinho conduziram, sem qualquer derrota pelo meio, o IPL a mais um triunfo nas fases finais.

No basquetebol feminino, a vitória sorriu à equipa da Universidade de Aveiro, o mesmo sucedendo na categoria de masculinos.

Outra das modalidades em destaque foi o badminton, cuja vitória coube a Nuno Santos, da Universidade de Coimbra, enquanto que Maria de Menzes venceu na classe feminina. Já no voleibol a vitória sorriu à formação da Aeismai.

 


Visualização 800x600 - Internet Explorer 5.0 ou superior

©2002 RVJ Editores, Lda.  -  webmaster@rvj.pt