Andrade no Ceder
A presidente do Instituto Politécnico nomeou Luís Pinto de Andrade, docente da Escola Superior Agrária, para director do Centro de Estudos e Desenvolvimento Regional (Ceder). Aquele responsável tem o doutoramento e o pós doutoramento e está ligado a projectos comunitários.
De acordo com Ana Maria Vaz, o novo director do Ceder vai ter como missão a reestruturação do Centro e a criação de centros de investigação no Instituto.
ESA. O Director da Escola Superior Agrária de Castelo Branco, José Monteiro, acaba de nomear o docente Carlos Andrade para seu sub-director. Uma nomeação que surge após o pedido de demissão do anterior sub-director.
ZIP. A televisão Interactiva do Instituto Politécnico de Castelo Branco, Zip TV, já iniciou as suas emissões. O objectivo da ZIP TV (Zona Interactiva do Politécnico) passa também por transmitir a sua programação, em simultâneo em todas as escolas.
TURISMO. Caso a Escola Superior de Turismo e Hotelaria não venha a ser criada, o Instituto Politécnico pretende abrir um curso nessa área e afectá-lo a uma das escolas. No entanto, e de acordo com a presidente do IPCB, o curso funcionará na cidade do Fundão, pois o “IPCB honrará os seus compromissos com a Câmara do Fundão, a qual cedeu instalações provisórias e terrenos para a construção da nova escola”.
TRADUÇÃO. O Centro de Línguas & Culturas da Escola Superior de Educação de Castelo Branco acaba de realizar uma acção de formação dedicada à “Empresa de Tradução”. A formação decorreu a 20 de Maio de 2005, nas instalações da escola e nela foram abordados os temas Constituição e Funcionamento de Empresas de Tradução, o Mercado da Tradução em Portugal, além de os Tradutores e a Ética Profissional. A iniciativa foi dirigida a alunos, ex-alunos e docentes do curso de Tradução da ESE do IPCB; público em geral interessado na temática da Acção.
CONFERÊNCIA. Aquecimento global: mito ou realidade, foi o tema da conferência proferida por Manuel Costa Alves n o passado dia 11 de Maio, na Superior Agrária de Castelo Branco. A partir de um extracto da “Romagem dos Agravados” de Gil Vicente, o conferencista invocou as preocupações actuais sobre a mudança climática e apresentou sinais sobre a Pequena Idade do Gelo que vigorou entre os séculos XV e XIX. A evolução do clima foi documentada com estimativas da evolução da temperatura do ar nos últimos 500 000 anos. O incremento das emissões de gases com efeito atmosférico de estufa foi outro dos temas abordados numa iniciativa organizada pela Unidade Departamental de Silvicultura e Recursos Naturais da Superior Agrária.
DESENHOS. Na Sala da Nora o Cine-Teatro Avenida, em Castelo Branco, está patente até 30 de Maio uma exposição de desenhos da autoria de Mestre Helder Batista. Subordinada ao tema “Àrvores de Terras Magras”, a exposição são organizados pelo Instituto Politécnico de Castelo Branco e Câmara Municipal.
MÚSICA. O Allegri String Quartet vai actuar no Cine-Teatro Avenida, em Castelo Branco, no próximo dia 25 de Maio, a partir das 21h30. A iniciativa é da Câmara de Castelo Branco e o Politécnico de Castelo Branco, entidades que organizaram um concerto de Luisa Tender, no passado dia 16, a partir das 21h30. O concerto decorreu no Auditório da Esart, no Cine-Teatro Avenida.

|