IPL
Os melhores do surf

Hugo Barbosa, em bodyboard open, Marco Silva, em surf open, e Rita Santos, em surf feminino, representaram, no pódio, a Escola Superior de Tecnologia do Mar (ESTM) de Peniche, do Instituto Politécnico de Leiria, no final da edição deste ano do Circuito Universitário de Bodyboard e Surf. Os três conseguiram, cada um na sua modalidade, segurar o terceiro posto da classificação final desta competição organizada pela
ESTM.
No total, cerca de 80 atletas de todo o país, em representação de mais de 30 instituições de ensino, marcaram presença nesta prova que se desdobrou por duas etapas, a última das quais disputada nos dias 20, 21 e 22 de Maio, na praia dos Supertubos, Peniche, que apresentou condições favoráveis à prática destas modalidades.
Este circuito destinou-se a todos os praticantes de bodyboard e surf - alunos, docentes e funcionários - a frequentar instituições do Ensino Superior e abrangeu as modalidades de ‘bodyboard open’, ‘surf open’, ‘bodyboard feminino’ e ‘surf feminino’. A comissão executiva responsável pela organização do evento integrou alunos dos 3.º e 4.º anos de ‘Turismo e Mar’ e ‘Gestão Turística e Hoteleira’, respectivamente, e contou ainda com a colaboração da associação de estudantes.
A organização do evento foi dirigida pelos docentes da ESTM, João Costa e Paulo Ramos, e enquadrou-se nas disciplinas de ‘Desporto’ e ‘Turismo e Actividades Turístico-Desportivas
Litorais’.
Os responsáveis pelo circuito deste ano, já asseguraram que, em 2005/2006, os atletas do ensino superior podem contar com a 3.ª edição da prova, que deverá funcionar dentro dos mesmos moldes.
SUPERIOR DE SAÚDE E
EB2/3 D. DINIS
Olimpíadas da Saúde

“Promoção de estilos de vida saudáveis” foi o tema das primeiras Olimpíadas da Saúde que a Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria e a Escola E. B. 2, 3 D. Dinis promoveram a 7 de Junho, no recinto daquela escola de ensino básico. A iniciativa consistiu num concurso no qual intervieram seis equipas de quatro alunos, representando cada equipa uma turma do 9.º ano da Escola D. Dinis.
Os participantes responderam a um conjunto de questões sobre “alimentação e saúde”, “promoção de comportamentos saudáveis” e “saúde sexual e reprodutiva”. Estes temas foram desenvolvidos ao longo do ano lectivo, em quatro horas semanais, entre os alunos do 9.º ano da Escola D. Dinis e os alunos do Curso de Enfermagem da Escola Superior de Saúde.
É o resultado dessa aprendizagem que agora se pretendeu aferir com as Olimpíadas. Na origem desta iniciativa esteve um pedido de colaboração da Escola D. Dinis à Escola Superior de Saúde para a abordagem de alguns temas no domínio da saúde. Entenderam as direcções das escolas que uma intervenção pontual não surtiria os efeitos desejados e que o trabalho ao longo do ano, sujeito a uma avaliação mais de carácter lúdico do que formal, seria mais eficaz.
NO POLITÉCNICO DE LEIRIA
Clínica Médica já
funciona
A Clínica Médica do Instituto Politécnico de Leiria (IPL) situada na Avenida Heróis de Angolaacaba de entrar em funcionamento, com as especialidades de ginecologia, esto-matologia, oftalmologia, clínica geral e psicologia, estando ao dispor de alunos, funcionários docentes e não docentes de todas as Escolas integradas no IPL. Aos estudantes da Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha e da Escola Superior de Tecnologia do Mar de Peniche, o IPL assegura o transporte para Leiria, a fim de poderem usufruir dos serviços da Clínica Médica.
A abertura deste serviço é justificada pela dimensão do próprio Instituto que, no presente ano lectivo, conta com 9.187 alunos inscritos, 598 professores e 297 funcionários não docentes.
Ao mesmo tempo, através dos Serviços de Acção Social, o IPL tem procurado proporcionar aos seus alunos as melhores condições de estudo. Essas condições passam, não só pelo acesso a cuidados de saúde a preços mais baixos, mas também pela promoção de estilos de vida saudáveis, pelo que a Clínica Médica do IPL tem a dupla componente de tratamento e prevenção.
As marcações podem ser efectuadas através do telefone 244 838960, do telemóvel 968702981 ou do endereço sas@sas.ipleiria.pt. À excepção de psicologia clínica, em que a consulta é gratuita, e de clínica geral, em que o preço é de 1,50 euros para estudantes, de 3 euros para funcionários não docentes e de 3,50 euros para docentes, nas restantes especialidades o valor das consultas é de 10 euros para alunos, 15 euros para funcionários não docentes e de 20 euros para docentes.
LEIRIA
IPL no Lena
Todos os alunos do IPL, nomeadamente os finalistas dos cursos de Gestão de Empresas, Marketing, Contabilidade e Finanças, Engenharia, Economia e outros que integrem as disciplinas de Marketing, Estratégia, Projecto e/ou similares, podem concorrer ao Lena Business, um concurso que visa premiar o melhor projecto de negócio desenvolvido pelos estudantes.
Os projectos podem ser apresentados individualmente ou em grupo, com um máximo de três elementos, sendo que o próprio docente da cadeira pode participar nalgum dos grupos de trabalho.
O número total de inscrições, no entanto, está limitado às cinquenta primeiras candidaturas formalizadas, no conjunto de todas as instituições participantes.
Este concurso, recorde-se, serve apenas as instituições aderentes e a participação dos alunos do IPL surge na sequência de um protocolo de cooperação firmado a 13 de Maio com o grupo empresarial.
Assim, de entre todos os concorrentes, das diversas escolas, será escolhido apenas um projecto vencedor, que será premiado pelo Grupo Lena através da criação do projecto de negócio apresentado a concurso.
Essa que será a nova empresa do Grupo Lena terá um capital de 100.000 Euros, do qual, 15 por cento será atribuído ao grupo de trabalho e distribuído equitativamente pelos vencedores, tornando-os accionistas, pelo menos durante o primeiro ano de actividade da empresa.
Findo esse tempo, o grupo vencedor é livre para vender as suas acções ao Grupo Lena, comprometendo-se este a comprá-los pelo valor correspondente ao prémio atribuído.
|