Director: João Ruivo    Publicação Mensal    Ano VIII    Nº88    Junho 2005

Gastronomia

CANTINHO DA GASTRONOMIA

Sopa fria de melão com pêssego

Originário da Ásia, é o fruto do meloeiro, planta rasteira e herbácea, da família da abóbora e da melancia. Apresenta um formato variável (redondo, oval ou alongado), entre 20 e 25 cm de diâmetro, casca lisa, enrugada ou até com nervuras em forma de rede, e a cor da casca varia do verde ao amarelo. A sua polpa também varia segundo o tipo, havendo melões amarelados, esverdeados e esbranquiçados.

O melão tem propriedades refrescantes e hidratantes pois a fruta compõe-se de 90% de água, por isso mesmo, é ideal para as épocas de muito calor, como esta em que agora nos situamos.

Fonte abundante de fibras, o melão possui grandes quantidades de beta-caroteno e de vitaminas C e do complexo B. Além disso, é rico em cálcio, fósforo, ferro, potássio, cobre e enxofre. Cem gramas de melão fornecem 25 calorias.

É o alto valor em potássio que torna o melão indicado para doentes cardíacos que usam medicação diurética e para pessoas com afecções do fígado, como hepatites, cirrose hepática e cálculos. É igualmente recomendado na prevenção e no tratamento da gota, reumatismo e prisão de ventre. Mas, atenção, se ingerido em excesso pode causar cólicas e diarreia. Além disso, é fortificante, calmante e diurético, ajudando ainda à coagulação do sangue. Mas, para as mulheres, uma boa notícia é a de que o melão ajuda a normalizar a menstruação durante a menopausa e activa a circulação.

Antes de comprar, dê preferência aos de casca firme, cor viva e sem rachaduras, partes moles ou perfurações de insectos. Para ser consumido, o ideal é que ceda à pressão dos dedos. O melão em boas condições conserva-se no frigorifico por 2 a 3 semanas.

Sopa Fria de Melão Cantaloupe com Pêssego Glaceado, Presunto em Juliana e Redução de Porto LBV’97.

RECEITA

Ingredientes (para 4 pax):
1 Melão Cantaloupe 
100g de Presunto em juliana
4 pés de Hortelã
8 folhas de Hortelã
80 ml de Porto Branco Seco
25g de Manteiga
2 Pêssegos em Cubos
10g de Redução de Porto LBV’97
25g de Açúcar

Método de preparação:
Triturar o melão cantaloupe (ou meloa vulgar) com o porto branco e as folhas de hortelã. Glacear o pêssego com a manteiga e o açúcar.

Para a redução:
1 L de vinho do porto LBV’97. Levar ao lume até levantar fervura, deixar pegar fogo, sinal que ilustra o início da evaporação do álcool. Juntar nesta fase 1 colher de sopa de açúcar. Deixar reduzir a 1/10. Empratar de acordo com a foto.

Mário Rui Ramos

Mário Ramos é Chef de Cozinha do Hotel Fonte Santa, Chef Consultor do Restaurante Helana, Consultor da Milaneza e da Zanussi Internacional, assina esta crónica mensalmente no Ensino Magazine


Visualização 800x600 - Internet Explorer 5.0 ou superior

©2002 RVJ Editores, Lda.  -  webmaster@rvj.pt