Director: João Ruivo    Publicação Mensal    Ano VIII    Nº88    Junho 2005

Escolas

EB2/3 CIDADE DE CASTELO BRANCO

Jovens no Parlamento

A Escola EB 2/3 Cidade de Castelo Branco foi pela quinta vez consecutiva apurada para participar no “Projecto Escola Assembleia”, tendo garantido dois dos cinco lugares de deputado do Distrito, no sentido de lutar contra os comportamentos desviantes.

As alunas Ana Catarina Rodrigues e Filipa Pelica que frequentam o nono ano desta Escola, puseram mãos à obra, sob a orientação da professora Lurdes Lopes e da psicóloga Sofia Catarina Lourenço e conseguiram que o seu projecto fosse aprovado e garantiram ainda, que dois dos cinco lugares de deputados no Parlamento dos Jovens pelo círculo Eleitoral de Castelo Branco coubessem à sua Escola.

No dia 23 de Maio, deputados e respectiva comitiva, onde pontuava o jornalista Francisco Belo, que teve a seu cargo a reportagem para o jornal desta Escola “ O Perdigoto” deslocaram-se até ao Palácio de S. Bento, em viatura cedida pela edilidade albicastrense, afim de participar na sessão plenária.

Os alunos envolvidos na actividade subordinada ao tema “A responsabilidade dos jovens na prevenção de comportamentos de risco”, tiveram como missão fazer um Projecto de Recomendação à Assembleia da República, onde propuseram medidas para prevenir comportamentos desviantes. O projecto aprovado pelos jovens irá agora ser entregue ao Presidente da República Portuguesa.

 

 

 

FARIA VASCONCELOS

Feira Medieval

O Agrupamento de Escolas Faria Vasconcelos, em Castelo Branco, realizou, no início deste mês um desfile medieval, na parte velha e no castelo da cidade. A iniciativa levou os jovens estudantes da Praça de Camões à Igreja da Sta. Maria do Castelo. Para Margarida Conceição, da organização, o objectivo de juntar todo o Agrupamento na iniciativa foi conseguido, não apenas com o trabalho dos professores e alunos mas também dos auxiliares de educação, pais e amigos. A professora responsável pela coordenação do projecto lembrou que só foi possível mostrar o passado devido a “muitos meses de trabalho” que implicaram dias e noites à volta da preparação da Feira Medieval.

Graça Ventura, a presidente do Agrupamento de Escolas Faria de Vasconcelos, destaca os alunos como grandes dinamizadores do projecto já que foram estes a apresentar a ideia depois da experiência de um desfile medieval realizado dentro dos muros da escola no ano passado.

 

 

 

NA PEDRO DA FONSECA, EM PROENÇA

Uma feira fantástica

A Escola EB 2,3/S Pedro da Fonseca, de Proença-a-Nova, acaba de ser palco da primeira edição da Feira das Ciências & Tecnologias, que decorreu de 25 a 27 de Maio e na qual estiveram representadas empresas e instituições de ensino superior da região, bem como os departamentos da escola.

Em simultâneo com a feira, na qual os CTT distribuíram muitos brindes, decorreu no Bloco F uma Lan Party organizada pela Associação de Estudantes durante os dias e noites da feira, com a participação de 24 alunos.

Na Feira de Ciências e Tecnologias decorreu ainda um ciclo de conferências, a cargo de Filipe Duarte Santos, Carlos Fiolhais, Susana Fernandes, Gonçalo Gonçalves, João Pombo João Paulo Catarino, que finalizou, em grande, a 1.ª Feira de Ciências & Tecnologias.

 

 

 

ENSINO PROFISSIONAL

Etepa com provas

A Escola Tecnológica e Profissional Albicastrense (Etepa) organiza, de 20 a 23 de Junho, as provas de aptidão profissional dos alunos finalistas dos cursos de Técnico de Serviços Jurídicos e de Técnico Animador Socio-cultural. A apresentação das provas tem lugar nas instalações da Associação Comercial, em Castelo Branco.

Recorde-se que a prova de aptidão profissional reveste a forma de um projecto pessoal e deve ser estruturante no futuro profissional do jovem, sendo centrada em temas e problemas perspectivados pelo aluno. Este tipo de prova requer que os alunos invistam saberes e competências adquirida ao longo da sua formação.

 


Visualização 800x600 - Internet Explorer 5.0 ou superior

©2002 RVJ Editores, Lda.  -  webmaster@rvj.pt