Director: João Ruivo    Publicação Mensal    Ano VIII    Nº88    Junho 2005

Destaque

DESFILE DA MODA EM CASTELO BRANCO

Do Parque para a República

O desfile da moda de Castelo Branco, integrado no Simpósio da Moda e do Têxtil acabou por não se realizar no parque da Cidade devido a um acidente de trabalho, ocorrido na montagem das estruturas de multimédia, o qual provocou cinco feridos ligeiros. O novo espaço escolhido pela organização foi a Discoteca República, criando-se um ambiente agradável, que conduziu a um desfile de elevada qualidade.

Organizado pelas escolas Superiores de Artes Aplicadas e de Gestão, Instituto Politécnico de Castelo Branco, Câmara e Junta de Freguesia, o desfile teve também o apoio do Ensino Magazine, e serviu para a apresentação de trabalhos dos estilistas Katty Xiomara, Alexandra Moura e Dino Alves, bem como de alunos da Esart. As marcas Dielmar, Macmoda e Concreto também apresentaram as suas colecções
.

 

 

 

CAPA'05

Moda à moda da UBI

O Pólo do Museu de Lanifícios (Real Fábrica Veiga) da Universidade da Beira Interior foi o palco escolhido para o desfile de moda do evento CAPA’05, no qual os jovens designers finalistas da Licenciatura de Design Têxtil e do Vestuário – Ramo Vestuário apresentaram as suas colecções acompanhadas por uma produção audiovisual expressamente realizada para este evento, pelos alunos de Design Multimédia.

No desfile, a produção multimédia, dirigida por Águida Simó e Joana Casteleiro, este ao melhor nível, enquanto em termos de colecções individuais dos alunos a relação entre a fase projectual e a oficinal foi privilegiada. A adequação das propostas à modelagem, aos materiais, cores e confecção do vestuário, realizou-se numa dinâmica inter e multi-disciplinar, entre diversas áreas técnicas específicas.

O trabalho foi sobretudo valorizado em termos de investigação e experimentação como factores geradores de estratégias pessoais e profissionais, pelo que os alunos realizaram, acompanharam e controlaram o desenvolvimento do seu projecto final, tendo como objectivo a materialização do vestuário. Foram assim ao encontro da visão das silhuetas e coordenações a que se propuseram na elaboração do projecto, para a formação de um universo estético e individual que prospective percursos futuros como designers de moda.

No desfile foram apresentados trabalhos de Ângela Gomes (A Fusion of Times), Andreia Vilela (Shell), Carla Barros (Almost Underwear), Joana Figueiredo (Em Busca de Novas Realidades – no Oceano), Joana Silva (Spirits of Liberty), Mariana Magalhães (Alternative Energy), Mara Ranito (Arco-íris), Sandra Gonçalves (Be Fearless, ou uma história contada na neve), Sérgio Loureiro (Medieval), Sónia Peixoto (Snow) e Viviana Silva (Harmonic).

O Capa 05 resultou da colaboração multidisciplinar e transversal dos finalistas com competências em Design Têxtil e do Vestuário, Design Multimédia, Publicidade e Relações Públicas. Entre os dias 24 de Maio e 7 de Junho os alunos de Design têm a oportunidade de expor as suas “capas” pessoais a toda a comunidade, ou seja, os seus projectos mais importantes e criativos: um conjunto de instalações interactivas, dos alunos finalistas da Licenciatura de Design Multimédia e os projectos dos alunos finalistas em Design Têxtil e Vestuário que deram origem às suas colecções e que serão vistos em desfile.

O projecto CAPA’05 é um evento que resulta da parceria entre o Departamento de Ciência e Tecnologia Têxteis e o Departamento de Comunicação e Artes e conta com o apoio do Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior
.

 


Visualização 800x600 - Internet Explorer 5.0 ou superior

©2002 RVJ Editores, Lda.  -  webmaster@rvj.pt