Director: João Ruivo    Publicação Mensal    Ano VIII    Nº94    Dezembro 2005

Escolas

AGRUPAMENTO CIDADE DE CASTELO BRANCO

Dez anos em debate

“A Escola E.B. 2/3 Cidade de Castelo Branco no panorama educativo da região” foi o tema da conferência realizada no passado dia 30 de Novembro naquele escola, uma iniciativa que contou com cerca de cem participantes e que se integra nas comemorações dos 10 anos de funcionamento daquela instituição de ensino.

Num primeiro painel foram palestrantes Jerónimo Barroso, presidente do Conselho Executivo daquele Agrupamento que traçou de forma sucinta uma breve história da escola. Falou ainda Luís Farinha, delegado do Procurador da República, que expôs algumas reflexões sobre “Educação e Justiça em Castelo Branco”, enquanto João Brito, comandante do Destacamento da GNR abordou o tema “Violência Juvenil VS Segurança”.

Num segundo painel interveio Margarida Tavares, representante dos Pais/ Encarregados de Educação que partilhou o seu testemunho acerca do relacionamento entre os pais e escola. Já José dos Santos Pires, director da ESE de Castelo Branco estabeleceu uma breve reflexão sobre “A Educação em Castelo Branco”.

A “pertinência dos assuntos” e “a forma interessante e motivadora como estes foram tratados” contribuíram para que o saldo desta primeira conferência fosse considerado bastante enriquecedor, segundo opinião expressa por alguns participantes. Este ciclo de conferências contará com uma segunda edição em Fevereiro de 2006 subordinada ao tema “Agrupamentos”.

No mês de Maio será realizada a terceira sessão deste ciclo de conferências, que encerrará oficialmente as comemorações dos dez anos deste estabelecimento de ensino e que integrará um conjunto de actividades a implementar durante a Semana das Escolas.

 

 

 

OURÉM PRESENTE

Terra Sã 2005

A Escola Profissional de Ourém esteve presente na Feira de Alimentação, Agricultura Biológica e Ambiente - “Terra Sã 2005”, que decorreu de 25 a 27 de Novembro na Doca de Alcântara (Lisboa) A participação surgiu a convite da Associação Portuguesa de Agricultura Biológica, uma associação que tem como missão a defesa e o desenvolvimento da Agricultura Biológica em Portugal. No certame estiveram representados, entre os associados da Agrobio, produtores, transformadores, comerciantes e também consumidores, destes produtos que vêm cada vez mais conquistando adeptos.

Assim, à EPO esteve reservada a responsabilidade de confeccionar e servir diversas iguarias especialmente preparadas, utilizando apenas matérias-primas produzidas respeitando os princípios e métodos da Agricultura Biológica. Uma vez mais todo o serviço referente ao funcionamento do Restaurante foi assegurado pelos alunos da Escola Profissional de Ourém.

 

 

 

TECNOLOGIAS

Portal Mocho

O portal Mocho (www.mocho.pt), que oferece um leque diversificado de informação sobre ciência, de utilidade para alunos, professores e público em geral, foi objecto de uma profunda remodelação. Entre as novas potencialidades do portal está a área Mocho@Banda.Larga. Criada com o apoio do POSI (Programa Operacional Sociedade da Informação), transforma o Mocho no sítio ideal para encontrar conteúdos de banda larga em língua portuguesa para aprender ciências. Ver vídeos ou conferências, inclusive em tempo real, e ouvir ficheiros áudio são apenas algumas das possibilidades que são oferecidas aos utilizadores. Por ocasião do lançamento da nova imagem do portal será enviado a todas as escolas portuguesas do terceiro ciclo e secundárias um CD-ROM com os conteúdos “off-line” do Mocho, compensando de certo modo a debilidade de acesso à Internet a partir de alguns locais do país.

 


Visualização 800x600 - Internet Explorer 5.0 ou superior

©2002 RVJ Editores, Lda.  -  webmaster@rvj.pt