Director: João Ruivo    Publicação Mensal    Ano VIII    Nº86    Abril 2005

Geral

LEIRIA

Escolas com a Física

As equipas do Colégio Conciliar de Maria Imaculada (3º ciclo) e da Escola Secundária de Domingos Sequeira (Secundário) foram as grandes vencedoras do concurso “Quem quer SMF (Saber Mais Física?), realizado nos dias 11 e 12 de Abril Auditório 1 da Escola Superior de Educação de Leiria.

O concurso decorreu no âmbito das Comemorações do Ano Mundial da Física no Concelho de Leiria,, sendo que, para além das equipas vencedoras tiveram lugar no pódio, no 3º ciclo, outra equipa do Colégio Conciliar de Maria Imaculada e uma do Agrupamento de Escolas de Colmeias;. No Secundário destacou-se ainda uma equipa da Escola Secundária de Francisco Rodrigues Lobo e outra da Escola Secundária de Domingos Sequeira.

Os prémios das equipas vencedoras, a entregar na sessão de encerramento das Comemorações, são patrocinados pela Fundação Caixa Agrícola de Leiria. Já a prova decorreu em duas partes: a primeira (da parte da manhã) em que as equipas responderam a baterias de 15 perguntas de níveis de dificuldade crescente, escolhendo a resposta certa de entre 4 hipóteses apresentadas; depois, da parte da tarde, cada equipa apresentou um subtema por si escolhido, dentro do tema abrangente “A Física e o dia-a-dia”. Para além disso, houve oportunidade de convívio durante o almoço realizado no refeitório da ESEL, em cujas instalações decorreu o concurso.

As próximas actividades do programa das Comemorações serão: a presença, com a colaboração da Associação Portuguesa de Criatividade, na Feira de Formação Vocacional, organizada pela DREC e pelo CEL, que decorrerá nos dias 21 e 22 de Abril, nas instalações do Estádio Dr. Magalhães Pessoa e a Exposição de trabalhos-proposta dos alunos para cartazes, autocolantes e marcadores de livros, na Galeria da Câmara Municipal de Leiria, no Mercado de Santana, entre 28 de Abril e 6 de Maio.

 

 

ALUNO DA ESAD

Mangas ganha em Chicago

Diogo Mangas, aluno da Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha, recebeu o 1.º Prémio de Design de Alumínio no certame internacional “2005 Et Design Competition”, em Chicago.

Este aluno do 4.ª ano do curso de Design Industrial apresentou-se a concurso com a “Rampa XY” em alumínio extrudido que permite ultrapassar obstáculos e que foi pensada não apenas para quem circula em cadeira de rodas, mas também para quem transporta carros de mão, carros de bebé ou bicicletas.

Ao conquistar o 1.º prémio da edição de 2005 da “ET Design Competition”, Diogo Mangas recebeu três mil dólares e visitou a “Manufacturing Week” que decorreu na Hyatt MacCormick Place, onde teve a oportunidade de falar com responsáveis da organização e de empresas como a Hydra que patrocinou o concurso.

Paula Martins, também aluna da ESAD, foi distinguida com uma menção honrosa pelo projecto de caixas de transporte também em alumínio extrudido.

Os dois trabalhos foram desenvolvidos no âmbito da disciplina de Projecto, sob a orientação do Professor Luís Pessanha.

 

 

 

DE 2 A 12 DE MAIO

Nacionais universitários na Guarda

A cidade da Guarda recebe de 2 a 12 de Maio as fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários, uma iniciativa que trará a esta cidade cerca de 2500 pessoas.

Esta realização resulta da parceria que a Associação Académica da Guarda (AAG) estabeleceu com o Instituto Politécnico, Câmara Municipal e Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), tendo em vista mostrar as potencialidades desta cidade e sobretudo do papel que o IPG desempenha. 

Isto mesmo foi sublinhado por Sérgio Pinto, presidente da AAG, no decorrer de uma conferência de imprensa (realizada no Instituto Politécnico da Guarda) destinada a apresentar estas fases finais.

Aquele líder associativo destacou o elevado número de atletas, dirigentes e técnicos que vão estar na Guarda, durante esse período, afirmando que por certo vão conhecer melhor a “cidade e o Instituto Politécnico”.

A Associação Académica da Guarda vai, entretanto, abrir candidaturas para voluntários destinados a dar apoio à organização do evento, pretendendo assim “envolver os jovens na prática do desporto e incentivá-los para escolherem o IPG como instituição de ensino superior”.

O Presidente do Instituto Politécnico da Guarda, Jorge Mendes, congratulou-se com o facto de estas fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários se irem realizar na Guarda e comentou que a parceria agora definida “é fundamental”. Acrescentou que é “uma iniciativa extremamente louvável, quer para o IPG, quer para a Guarda”.

De acordo com o responsável máximo do IPG, estão a ser desenvolvidos esforços para que o novo pavilhão desportivo dos Serviços Sociais (junto das Residências) possa já ser utilizado para a realização de algumas provas do programa. 

O IPG, disse Jorge Mendes, irá “apoiar naquilo que for possível” a realização destas fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários.

Amândio Baía, Vereador da Câmara da Guarda (e que representou a autarquia nesta conferência de imprensa) destacou a importância da iniciativa, acentuando que “é na juventude que está o futuro deste país”. Afirmou ainda que é fundamental que a cooperação entre entidades seja repensada e tenha sequência pois “todos somos poucos para dar expressão na divulgação da Guarda e da boa imagem do Instituto Politécnico da Guarda”, instituição cujo papel evidenciou. Para esta promoção da cidade e do IPG Amândio Baía pediu a colaboração e apoio dos órgãos de comunicação social.

Carlos Santos, Presidente da FADU aludiu à passagem do décimo quinto aniversário desta federação académica, defendendo que “apostar no desporto universitário significa apostar no futuro”, daí que esta candidatura da Guarda seja “um sinal de coragem”. 

Andebol, Voleibol, Basquetebol, Futebol, Xadrez, Ténis, Ténis de Mesa e Badmínton são as modalidades que vão integrar a fase final destes Campeonatos Nacionais Universitários, orçada em 50 mil euros.

Como foi também referido, a envolvência desta iniciativa será ainda realçada com o facto de coincidir, parcialmente, com a realização da Semana Académica da Guarda, prevista para 5 a 10 de Maio. 

Assim, o número de visitantes deverá ultrapassar muito as 2500 pessoas envolvidas nos campeonatos, “dinamizando muito a vida económica da cidade”, observou o vereador Amândio Baía.

Entretanto está prevista para o dia 1 de Maio a inauguração do novo Pavilhão Desportivo do Instituto Politécnico da Guarda, localizado na área do complexo dos Serviços Sociais, estrutura onde irão decorrer alguns dos jogos destes campeonatos.

 


Visualização 800x600 - Internet Explorer 5.0 ou superior

©2002 RVJ Editores, Lda.  -  webmaster@rvj.pt