Director: João Ruivo    Publicação Mensal    Ano VII    Nº79    Setembro 2004

Politécnico

TECNOLÓGICOS AVANÇAM

ESTG da Guarda lecciona cursos

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão, do Instituto Politécnico da Guarda, vai leccionar novos cursos de Especialização Tecnológica, a partir do próximo mês de Outubro. As ofertas formativas são nas áreas de manutenção industrial; organização e planificação do trabalho; desenvolvimento de produtos multimédia e condução de obras.

Os Cursos de Especialização Tecnológica (CET) destinam-se a alunos que tenham concluído o 12º ano de escolaridade, ou equivalente, e sejam titulares de qualificação profissional de Nível 3 na mesma área de formação. 

De referir que estes cursos visam aprofundar o nível de conhecimentos científicos e tecnológicos, desenvolver competências pessoais e profissionais adequadas ao exercício profissional qualificado e também de inserção profissional.

Ana Ventura

 

 

 

ESCOLA SUPERIOR DE GESTÃO DO IPCB

Pleno nas vagas e novo mestrado

A Escola Superior de Gestão do Instituto Politécnico de Castelo Branco fez o pleno no preenchimento das vagas aos seus cursos superiores de formação inicial (Contabilidade e Gestão Financeira, Marketing, Recursos Humanos e Solicitadoria), cotando-se como uma das mais procuradas a nível nacional, tendo a maioria dos estudantes optado pela Escola como primeira escolha.

MESTRADO. Entretanto, e após o sucesso na entrada para os cursos de licenciatura, aquela Escola, em conjunto com a Universidade do Minho, vai realizar um Mestrado em Administração Pública, a partir de 5 de Novembro. Um curso que, segundo os seus responsáveis, “pretende proporcionar aos mestrandos uma sólida formação, com vista a um melhor desempenho no exercício das suas funções e à valorização progressiva das suas carreiras”. Por outro lado, o mestrado vai “apresentar os mais recentes conhecimentos e desenvolvimentos nos domínios da gestão, das políticas públicas e do seu quadro institucional e organizacional”. O mestrado aponta ainda como prioridade “contribuir para a formação de docentes do ensino superior politécnico e universitário”.

Segundo o Ensino Magazine apurou, são admitidos à candidatura, que durará até ao próximo dia 30 de Setembro, os titulares de licenciatura em Administração Pública, Gestão, Economia, Relações Internacionais e Direito, com média de 14 valores. São ainda admitidos licenciados no domínio das ciências sociais ou outro, desde que tenham média mínima de 14 valores. No caso dos candidatos não terem aquela classificação mínima, poderão ser admitidos caso o currículo demonstre uma adequação científica de base ou experiência profissional relevante.

Os responsáveis do curso frisam ainda que a parte curricular é de dois semestres lectivos e que a obtenção do diploma de mestrado exige a elaboração e discussão de uma dissertação no prazo de dois semestres lectivos.

As candidaturas deverão ser entregues na Secretaria da Escola Superior de Gestão ou nos Serviços Centrais/Gabinete dos Serviços Académicos do Instituto Politécnico de Castelo Branco. No acto da candidatura os candidatos pagarão cinco Euros e terão que entregar, além do boletim de candidatura, o currículo vitae e certificado de habilitações. Os resultados dos candidatos seleccionados deverá ocorrer até 21 de Outubro e as matrículas decorrerão de 25 de Outubro a 4 de Novembro. No total serão admitidos 30 alunos e o valor da propina única é de 3950 euros, podendo ser paga em duas prestações.

Ainda de acordo com a ESG e a Universidade do Minho, a coordenação do Curso ficará a cargo dos professores doutores João Ruivo e Oliveira Rocha, devendo as actividades lectivas realizarem-se às sextas-feiras e sábados, em Castelo Branco, nas instalações da ESE.

 

 

 

DIA 1 A 5 DE OUTUBRO EM CASTELO BRANCO

Lan Party junta 200 concorrentes

A edição 2004 da Lan Party de Castelo Branco vai decorrer de 1 a 5 de Outubro no pavilhão gimnodesportivo da Escola Superior de Educação (ESE), podendo contar com um máximo de 200 concorrentes, provenientes de várias zonas do País e até de Espanha. 

Essa é a meta apontada pela organização, a cargo do clã albicastrense BAM, que conta com a colaboração do Politécnico, da Câmara, da Federação Académica, da Cabovisão e de um conjunto de empresas que disponibilizaram materiais necessários, casos de dois quilómetros de fio de rede e um quilómetro de fio de electricidade.

Na apresentação oficial do evento, que engloba um conjunto de torneios de jogos de computador, provas de multimédia, desenho de imagem, modding e webpaper, os elementos da organização explicaram que um dos grandes objectivos da iniciativa é o de levar o comum do cidadão ao local, pois “a Lan Party não é um evento que reúne apenas profissionais de computadores ou especialistas em jogos, mas que está aberto a todas as pessoas, de todas as idades”.

Nesse sentido, o pavilhão conta com um espaço onde o público pode circular, bem como uma área onde decorrerão conferências acerca de informática, com demonstrações de Linux, as quais também são abertas à população. Os visitantes poderão ainda inscrever-se no evento, mesmo que não queiram participar em torneios, beneficiando ainda da oportunidade de levar o computador adaptado para wireless e aceder à Internet sem custos, através de um sistema montado pela Cabovisão.

A Lan Party deste ano ficará marcada por um conjunto de melhorias, caso do aumento do espaço, da existência de Internet em banda larga, a juntar ao facto de se realizar ao longo de cinco dias e não três como em 2003. Terá ainda uma área de descontracção para os participantes, e alimentação para os participantes que o desejarem.

As inscrições custam 20 euros para quem quiser participar nos torneios e 40 euros para quem quiser garantir as refeições ao longo dos cinco dias. As equipas de cinco elementos têm a vantagem de pagar apenas quatro inscrições, a 20 ou 40 euros cada. Todos os interessados poderão realizar ainda a sua pré-inscrição num site criado para o efeito e que será para manter (www.bam-lan.org).

O espaço do pavilhão contará com balneários femininos e masculinos, bares de apoio, dois stands promocionais, zona de tendas para os concorrentes que desejarem descansar, algo importante numa iniciativa non-stop que decorre ao longo de cinco dias. Fora do pavilhão existirá ainda um espaço onde é possível praticar paintball
.

seguinte >>>


Visualização 800x600 - Internet Explorer 5.0 ou superior

©2002 RVJ Editores, Lda.  -  webmaster@rvj.pt