ESTG DE LEIRIA
Código Seguro em
análise

A 5ª Conferência sobre Sistemas de Informação subordinada ao tema “Código Seguro”vai decorrer, no próximo dia 25 de Novembro, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Leiria, tendo como objectivo debater o problema da segurança nos sistemas informáticos, procurando no âmbito das Tecnologias de Informação e Comunicação actuais, apresentar um conjunto de cuidados, boas práticas e testes por forma a precaver eventuais problemas de segurança no produto final.
Organizada anualmente pela Escola, através do Departamento de Engenharia Informática, a conferência tem como patrocinador a Microsoft e conta com o apoio da Ordem dos Engenheiros e da Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN) entre outras instituições. As inscrições podem ser feitas através do endereço electrónico
www.dei.estg.ipleiria.pt/eventos/csi2004/. Os estudantes do Superior pagam 12.50 Euros, os estudantes do IPL pagam 10 Euros, enquanto que o preço para o público em geral é de 30.
Esta é a terceira conferência organizada pela Superior de Tecnologia e Gestão, depois de ter decorrido o 5º Fórum de Matemática, a 3 de Novembro, subordinado ao tema “Problemas Actuais e Desafios para a Educação Matemática”, uma iniciativa organizada pela ESTG, Câmara Municipal de Leiria e Núcleo Regional de Leiria da Associação Portuguesa de Matemática. Aquela conferência teve como principal objectivo fomentar a discussão sobre os diversos problemas que se colocam actualmente no ensino da matemática.
Nos dias 17 e 18 de Novembro realizaram-se as IV Jornadas de Tradução, que este ano abordaram a “Tradução Especializada – Convergências e Divergências”. Partilhar conhecimentos nos domínios da tradução especializada, tanto técnica como literária, com uma forte componente de interdisciplinariedade, promover o reforço do elo entre os estudos de tradução especializada e o mundo empresarial, fomentar o diálogo entre as empresas e a comunidade académica acerca das necessidades reais na área da tradução foram os principais objectivos das Jornadas, que se destinaram a alunos, docentes, investigadores e profissionais ligados à área da Tradução.
Já a 22 de Novembro decorreu a Conferência de Marketing sobre Inovação e Marketing, subordinada ao tema Inovação e Marketing e que teve como objectivo o apoio às Iniciativas Regionais.
Além destas iniciativas, a ESTG-Leiria foi um dos parceiros das 4ª Jornadas Politécnicas de Mecânica, em conjunto com o Instituto de Engenharia da Universidade de Coimbra, Escola Superior de Engenharia de Setúbal e Instituto Superior de Engenharia do Porto. Este ano as Jornadas terão lugar no Instituto Superior de Engenharia do Porto.
DIA ESPECIAL NA ESCOLA
ESE de Leiria assinala
25 anos
A Escola Superior de Educação de Leiria acaba de comemorar 25 anos de existência, o que assinalou com uma sessão onde tomaram posse os membros reeleitos para o Conselho Directivo, além de se ter realizado uma Aula Aberta sobre a “Reabilitação Pedagógica do Jogo Infantil e seu Contributo para uma Educação Democrática”, pelo professor António Franco. A cerimónia decorreu no passado dia 9 de Novembro e integrou ainda o lançamento do livro “Rafa e o Amuleto Egípcio”, da autoria do Professor Rui Matos.
No momento em que comemora 25 anos, a Escola aguarda a decisão da ministra da tutela relativamente à alteração de designação. A proposta Escola Superior de Educação e Ciências Sociais foi aprovada, por unanimidade, em Conselho Geral do IPL, por melhor reflectir a actual oferta formativa da Escola e o seu modelo organizativo.
Este foi de resto um dos pontos em discussão no 1.º Congresso Nacional das Escolas Superiores de Educação, promovido pelo Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos e do qual a ESE foi co-organizadora. O encontro realizou-se em Fátima, nos dias 10 e 11 de Novembro, e juntou cerca de 200 pessoas.
IPL ASSINA PROTOCOLO
INE mais perto de
Leiria
Colocar à disposição da comunidade as publicações do Instituto Nacional de Estatística (INE), quer através de obras impressas, quer via Internet, é o objectivo do acordo que o Politécnico de Leiria e aquele Instituto acabam de assinar numa cerimónia marcada para 23 de Novembro, na Biblioteca José Saramago, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Leiria.
O INE compromete-se a fornecer gratuitamente todas as publicações que vierem a ser editadas durante a vigência do protocolo assinado e publicações editadas em anos anteriores consideradas de interesse para o
IPL.
Compete ainda ao INE promover o acesso à Biblioteca Digital de Estatísticas de Oficiais (BDEO) e organizar anualmente um encontro para o qual serão convidados técnicos que prestem serviço na biblioteca do IPL, caminhando-se deste modo para a criação de um “clube de bibliotecários com especialização em informação estatística”.
Por sua vez, o IPL compromete-se a garantir um espaço adequado à instalação do projecto “Rede de Informação do INE nas Bibliotecas Universitárias” e a assegurar o acesso às publicações do público, em geral, e dos seus docentes e alunos, em particular.
Prestar o atendimento conveniente aos utilizadores das publicações e aplicar um mecanismo de monitorização do projecto, em moldes a acordar com o INE, são tarefas a que o IPL se encontra obrigado.
LIGAÇÃO DE 24 ANOS
IPCB e CGD de mãos
dadas
O Instituto Politécnico de Castelo Branco e a Caixa Geral de Depósitos acabam de assinar um protocolo que visa prolongar e melhorar uma colaboração de 24 anos que nos últimos 10 passou a acordo escrito, o qual tem sido renovado de dois em dois anos.
O protocolo foi assinado no dia 27 de Outubro, sendo um ”instrumento financeiro que visa estabelecer os termos da cooperação entre a Caixa e o IPCB, abrangendo as Escolas que o compõem actualmente e que no futuro possa vir a integrar”.
Neste âmbito, caberá à Caixa, entre outras coisas, disponibilizar ao IPCB condições especiais na área financeira e na prestação de serviços; disponibilizar à população escolar (docentes, alunos e pessoal administrativo e auxiliar) produtos e serviços financeiros em condições preferenciais. A Caixa concederá ainda um patrocínio de cinco mil euros ao Politécnico, destinado a apoiar iniciativas próprias ou das escolas, além de instituir dois prémios anuais, no montante global de mil 250 euros, a atribuir ao melhor licenciados das Escolas Superiores de Saúde e de Gestão.
Relevante neste protocolo é ainda a disponibilidade da Caixa continuar a assegurar, para toda a População Escolar, a produção gratuita de cartões de identificação, designados de Caixautomática Politécnico, que simultaneamente admitem as funções de cartão de débito.
PRESIDENTE DA ANP ELOGIA
ESGIN
A mais procurada no
País
A Escola Superior de Gestão do Instituto Politécnico de Castelo Branco, localizada em Idanha-a-Nova foi a mais procurada por candidatos ao ensino superior, entre as 24 instituições públicas politécnicas do género do País. Um resultado que satisfaz o director da Escola, João Ruivo, que recentemente recebeu a visita do presidente da Associação Nacional de Professores, João
Grancho.
A elevada procura da Escola Superior de Gestão está sustentada na qualidade dos cursos e das próprias instalações. Mesmo antes da saída desse resultado, João Grancho comprovou isso mesmo ao longo da visita às instalações da escola que efectuou com outros elementos da direcção nacional e com o presidente da secção de Castelo Branco, António Trigueiros. “Fiquei agradavelmente surpreendido com a qualidade, não só das instalações, mas com aquilo que parece ser um pólo de desenvolvimento de ponta”.
A visita de João Grancho e de outros elementos da direcção nacional daquela que é uma das maiores associações do género a nível nacional, foi feito após um convite da direcção da escola. “A ideia com que ficamos é que a Superior de Gestão reúne aquilo que se pode caracterizar como uma referência à dimensão que está reservada aos institutos politécnicos”, diz o presidente da ANP.
Aquele responsável sublinha que “a ESG concilia qualidade, rigor e exigência, associados a um excelente clima de trabalho. Portanto fiquei surpreendido com aquilo que encontrei, pois num ponto do interior do país fomos encontrar um pólo educativo com tanta qualidade e dignidade”. Durante a visita que efectuou à Escola, João Grancho passou por vários espaços da instituição, como o centro de simulação empresarial.
E depois do excelente início de ano lectivo, a Escola Superior de Gestão, em parceria com a Superior de Saúde, vai arrancar, com uma pós graduação em Gestão em Saúde. Um curso que funcionará em Castelo Branco, nas instalações da Superior de Saúde. Recorde-se que no que respeita à formação inicial, a ESG ministra quatro cursos de licenciatura, a saber: Contabilidade e Gestão Financeira, Recursos Humanos, Marketing e Solicitadoria.
|