Director: João Ruivo    Publicação Mensal    Ano VII    Nº73    Março 2004

Última

CULTURA

Orquestra da Esart em Coimbra

A Orquestra da Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco vai realizar um concerto, em Coimbra, a convite da Câmara daquela cidade, no próximo dia 1 de Abril. Depois de ter participado, no último ano, num dos maiores festivais de música do mundo, no Brasil, e de marcar presença nos principais palcos nacionais, a Orquestra da Esart, volta a ser convidada para realizar um espectáculo exigente. Já no final de Março, no dia 31, acruará no Cine-Teatro de Castelo Branco. Estes dois concertos têm a particularidade de contarem com a participação de Alex Klein, um solista, da Orquestra de Chicago (Estados Unidos), considerado um dos melhores intérpretes do mundo. Com direcção artística de Osvaldo Ferreira, a Orquestra Sinfónica da ESART interpreta a Sinfonia nº 4, de Gustav Mahler Gustav e Concerto para Violoncelo em Si Menor, op. 104, de Dvorak. Entretanto, no âmbito da Cultura Politécnica, o Instituto Politécnico de Castelo Branco tem previstas diversas actividades ligadas à música, exposições, palestras e edições de livros e DVD. Recorde-se que neste mês de Março, a Cultura Politécnica já tinha oferecido música à cidade. Um concerto de Jazz, pelo trio de Hugo Antunes, no auditório da Escola Superior de Eduação de Castelo Branco.

Também o Grupo de Música de Câmara da ESART actuou no auditório da Escola Superior de Educação.

 

POLITÉCNICO DA GUARDA

Mendes reeleito

O presidente do Instituto Politécnico da Guarda, Jorge Mendes, acaba de ser reeleito para o cargo, vencendo por uma diferença de três votos o seu opositor Joaquim Brigas, director da Escola Superior de Educação.

Nas eleições, que decorreram no passado dia 19, Jorge Mendes conseguiu 51 votos, contra os 48 de Joaquim Brigas. Houve ainda um voto nulo.

Tal como aconteceu com as primeiras eleições em que Mendes foi candidato, também agora o processo foi emotivo, sendo necessárias duas voltas para a escolha do presidente. O terceiro candidato à presidência do Politécnico, Constantino Rei, que recentemente se demitiu do cargo de director da Escola Superior de Tecnologia e Gestão por divergências com Jorge Mendes, foi eliminado numa primeira volta.

Jorge Mendes pretende durante o seu segundo mandato reforçar a autonomia do Politécnico, apostar na qualidade dos cursos e valorizar pessoal docente e não docente. Promete também concretizar a transformação da Escola Superior de Enfermagem em Escola Superior de Saúde e criar mais cursos na instituição.

Recorde-se que o processo eleitoral para a presidência do Instituto Politécnico da Guarda chegou a estar suspenso durante dois meses, devido à existência de um processo no Tribunal Administrativo de Coimbra referente às eleições para a representação dos alunos na Assembleia de Representantes da Escola Superior de Educação.

 

 

 

COM O GOVERNO

UBI quer negociar

A Universidade da Beira Interior (UBI) anunciou pretender negociar com o Governo a recuperação dos imóveis contíguos ao pólo IV, para ampliar as instalações do estabelecimento de ensino.

Segundo o reitor da UBI, Santos Silva, a requalificação dos edifícios está orçada em quatro milhões de euros e é considerada “urgente” devido “à saturação das salas de aula e infra-estruturas do pólo IV”, onde funcionam as unidades de Ciências Sociais e Humanas e também de Artes e Letras.

Também conhecido como pólo “Ernesto Cruz” (nome da antiga fábrica de lanifícios que ali funcionava), o pólo IV foi construído para receber cerca de mil alunos, acolhendo, no entanto, cerca de 1.600.

 


Visualização 800x600 - Internet Explorer 5.0 ou superior

©2002 RVJ Editores, Lda.  -  webmaster@rvj.pt