ESTÁGIOS INTERNACIONAIS
NO IPCB
Leonardo dá 40 bolsas
O Instituto Politécnico de Castelo Branco é uma das instituições de ensino superior a quem foram atribuídas mais bolsas no âmbito do programa europeu Leonardo Da Vinci, num total de 46. Um programa destinado a finalistas ou diplomados há menos de um ano, que permite a frequência de estágios profissionais em várias empresas da
Europa. Conceição Baptista (na foto), responsável pela implementação do programa no IPCB, lembra que “em anos anteriores tem havido uma grande procura e que muitos dos participantes, terminado o estágio, são convidados a ficarem a trabalhar nas empresas que os acolheram. Há um aluno que está há dois anos na Finlândia, por exemplo”.
As inscrições encontram-se abertas até ao final do ano lectivo. “Os interessados terão que preencher uma ficha de candidatura e depois irão ter que participar numa entrevista”, explica Conceição Baptista, para quem “a motivação dos candidatos é fundamental na selecção que iremos fazer”. No entender daquela responsável, o sucesso do programa Leonardo Da Vinci está relacionado com “a necessidade dos diplomados ou alunos finalistas enriquecerem a sua formação. Estamos a falar de estágios profissionais que são uma mais valia para futuros empregos. Quem participa neles revela uma grande capacidade de iniciativa e uma enorme coragem em enfrentar novos desafios. O que é valorizado por qualquer organismo”.
A procura pelos estágios profissionais Leonardo tem aumentado de ano para ano. “No início concorriam mais finalistas, pois os diplomados tentavam entrar logo no mundo do trabalho. Hoje já não é tanto assim, pois os alunos começam a perceber as vantagens deste programa junto de colegas que o frequentaram. No fundo o Leonardo é um passaporte para o mercado de trabalho”, assegura Conceição Baptista.
Os candidatos poderão escolher como países receptores a Espanha, França, Itália, Finlândia,
Hungria, Polónia e Reino Unido, embora noutras edições as opções pudessem recair sobre outras nações. “Quem participa neste programa nunca vai regressar a Portugal como partiu”, esclarece, enquanto acrescenta: “se os candidatos tiverem uma empresa num determinado país para o qual desejam ir, nós faremos os contactos e se for viável esse estágio será feito”.
A atribuição das 46 vagas a alunos ou diplomados do Instituto Politécnico de Castelo Branco acaba por ser o reconhecimento do trabalho desenvolvido na área de intercâmbio internacional. Os próprios seleccionados quando partem para os países de acolhimento “levam a questão do alojamento resolvida, assim como os seguros necessários”, assegura. Conceição Baptista lembra ainda que das seis escolas a Superior Agrária é aquela que tem tido mais participantes, com estágios sobretudo em Espanha, devido ás semelhanças do clima.
ESG
Semana da Imagem
A Escola Superior de Gestão do Instituto Politécnico de Castelo Branco realiza, nos dias 1 e 2 de Junho, a Semana da Publicidade & Imagem, que contará com a presença de alguns especialistas nacionais daquelas duas áreas. De acordo com João Ruivo, director da ESG, “a ideia do evento passa por projectar a ESG como uma escola inovadora nas áreas da publicidade, marketing e gestão da imagem das empresas. Para isso houve o cuidado de escolher os prelectores fora do mundo académico, mas sim junto de empresas de referência a nível nacional e internacional”.
O programa demonstra isso mesmo. Para 1 de Junho estará presente em Idanha-a-Nova, no auditório da Escola, Vítor Tito, presidente da empresa BBZ - Publicidade e Marketing, que abordará o tema «A publicidade é como a mãe? Há só uma?». À tarde desse mesmo dia tem a palavra o conhecido cartoonista e criativo, Zé D’Almeida, que falará sobre Criatividade na Publicidade”.
Para 2 de Junho está prevista a presença de Gualter Crisóstomo, consultor de Comunicação do Inteli. O tema da primeira conferência será “a imagem do marketing político”. Ainda na manhã desse mesmo dia, La Salete Fernandes, directora geral da Inforfi, abordará o tema “como gerir a imagem de uma empresa”. O ciclo de conferências encerra-se nessa tarde com Nuno Cardoso, supervisor criativo da BBDO Portugal, que falará sobre o tema «star power».
No entender de João Ruivo, a realização deste ciclo de conferências é importante para os alunos. “Vai-lhes proporcionar uma formação extra-curricular que irá melhorar as suas competências como futuros profissionais nestas áreas”. Os colóquios são também abertos a toda a comunidade. “Além do auditório iremos transmitir os colóquios em vídeo-conferência para outras salas, de modo a que todos possam assistir”.
O director da ESG sublinha mesmo que “estamos perante uma semana de oficinas de trabalho com profissionais de reconhecido mérito, o que constitui uma mais valia para a escola e para a região”.
ARRAIAL. A semana terminará da melhor maneira com a realização do tradicional arraial académico que encerrará as actividades lectivas e que será mais um estímulo para os exames que se aproximam. A iniciativa é aberta a todos os alunos, funcionários e docentes da escola, responsáveis pelas outras escolas do IPCB e ao staff do Politécnico de Castelo Branco. A festa contará com a actuação do Grupo Ciranda e de um DJ.
IDANHA-A-NOVA
Gestão abre portas
Mais de 700 alunos de diferentes escolas secundárias do Distrito de Castelo Branco visitaram, no último mês, a Escola Superior de Gestão do Instituto Politécnico de Castelo Branco, localizada em Idanha-a-Nova. A iniciativa foi programada pela própria ESG que, em grupos de 40 alunos, mostrou as mais valias da instituição.
A responsabilidade das visitas foi da ESG que assegurou toda a logística, desde os transportes até à alimentação. Durante a manhã os participantes visitaram as instalações da escola e puderam trabalhar nas salas de informática, enquanto que à tarde, após o almoço servido na cantina, visitaram os equipamentos que a autarquia possui e que os estudantes também utilizam, casos das piscinas municipais, biblioteca e centro cultural raiano.
seguinte >>>
|