Director: João Ruivo    Publicação Mensal    Ano VII    Nº77    Julho 2004

Curtas & Directas

IPV. A vice-presidente do Politécnico de Viseu, Idalina Domingos, acaba de ser reconduzida no cargo pelo presidente do Politécnico, João Pedro de Barros, numa cerimónia muito concorrida onde realçou a “honestidade e lealdade” da docente do Politécnico, além das capacidades intrínsecas e reconhecida qualidade de trabalho. A recém empossada garantiu o mesmo espírito de missão, prometendo redobrado empenhamento no desempenho do cargo. Já a outra vice-presidência fica por ocupar, algo que João Pedro de Barros justifica com o intuito de reduzir a taxa de esforço do Politécnico, embora tal acarrete “um suplemento de trabalho acrescido para todo o seu staff”.

 

PROPINAS. Catorze associações de estudantes do ensino superior de todo o país comprometeram-se hoje a continuar a luta contra as propinas, nomeadamente levando a cabo uma “grande iniciativa de luta” no primeiro semestre do próximo ano lectivo.

As catorze associações, que estiveram reunidas em Lisboa, aprovaram um documento em que consideram que as propinas “são uma forma de colmatar os cortes orçamentais que se vêm fazendo sentir nos últimos anos, por responsabilidade dos sucessivos governos”.

Diz também o documento que as associações “não aceitam que o ónus da fixação das propinas recaia sobre os órgãos de gestão das instituições, afirmando que este é um dever exclusivo do Estado e do seu governo”.

Por isso, as associações de estudantes “exigem, seja qual for o panorama político que se venha a verificar em Portugal, que a actual Lei de financiamento do ensino superior seja revogada”.

Comprometem-se, na sequência, a iniciar o ano lectivo 2004/05 com grande mobilização estudantil.

A reunião nacional de associações de estudantes aprovou um segundo documento, este subscrito também pela Federação Académica do Porto e pela Federação Nacional das Associações do Ensino Superior Politécnico, que agenda para Setembro e Outubro uma campanha de mobilização dos estudantes.

Essa mobilização visa criar condições para uma “grande iniciativa de luta estudantil” no primeiro semestre do próximo ano lectivo.

 

ENFERMAGEM. A Escola Superior de Enfermagem de Leiria acolheu de 28 de Junho a 1 de Julho um curso de formação de técnicos com o tema “Toxicodependências e Prevenção em Meio Familiar”. 

Destinado a técnicos de saúde, educação, serviço social, justiça, intervenção comunitária e voluntários que colaborem em IPSS, o curso foi uma iniciativa conjunta da FPAT (Federação Portuguesa de Instituições Sociais Afectas à Prevenção de Toxicodependências) e da PROVILEI - Associação de Solidariedade Social.

A formação inseriu-se no projecto “Alternativas Práticas Saudáveis em...”, enquadrado no Programa Quadro Prevenir II, promovido pelo IDT - Instituto da Droga e da Toxicodependência e desenvolvido pela FPAT. 

O curso teve como principal objectivo fomentar a sensibilização e o desenvolvimento de competências que permitam modificar alguns factores que favorecem o consumo de drogas, inibir factores de risco, intervir no meio familiar, onde se pretende prevenir ou retardar o aparecimento de comportamentos de risco.

 

TÉNIS. Nas fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários, que decorreram em Barcelos, entre os dias 9 e 14 de Maio, o IP Leiria logrou conquistar 2 títulos de Campeões Nacionais Universitários. 

Olga Alfaiate e Ricardo Canhão sagraram-se, respectivamente, Campeã e Campeão Nacionais Universitários 2003/2004 na modalidade de Ténis. Ricardo Canhão e Olga Alfaiate foram ultrapassando adversário a adversário, até chegar à conquista do ceptro de Campeões. Durante as finais, quando o cansaço físico já era notório, o apoio da equipa feminina de FutSal do IP Leiria (que se encontrava em Barcelos a participar nas fases finais da sua modalidade) foi encorajador. No final, Ricardo e Olga mostraram-se felizes e orgulhosos. Felizes por “ mais uma vez, conseguirmos chegar ao ponto mais alto no nível universitário”, referiu Ricardo Canhão. Orgulhosos por “podermos contar sempre com o apoio dos Serviços de Acção Social e do seu Administrador, Dr. Faustino”, frisou Olga Alfaiate.

Ricardo Canhão mantém o título conquistado o ano passado e Olga Alfaiate reconquista o título que já havia vencido há 2 anos.
 

 


Visualização 800x600 - Internet Explorer 5.0 ou superior

©2002 RVJ Editores, Lda.  -  webmaster@rvj.pt