Director: João Ruivo    Publicação Mensal    Ano VII    Nº71    Janeiro 2004

Universidade

CENTRO EQUESTRE INTEGRADO DE ÉVORA

Disciplina de Equitação em Licenciatura

Segundo Manuel Ferreira Patrício, Reitor da Universidade de Évora e simultaneamente Presidente da Direcção da Associação Hípica Eborense, o Centro Equestre de Évora visa, numa perspectiva do conceito de “Educação Especial”, o desenvolvimento do saber em matérias relacionadas com a produção e a utilização do cavalo. Para além disto, o projecto funcionará como um espaço desportivo e lúdico aberto à cidade, particularmente aos seus jovens.

Trata-se de um projecto da Associação Hípica Eborense na qual a direcção é constituída, segundo eleições realizadas em Dezembro de 2003, pela Universidade de Évora (Presidente), pelo Instituto Português da Juventude (Vice-Presidente), pela Câmara Municipal de Évora (Vice-Presidente), pelo Centro Equestre da Universidade de Évora (Vogal) e pela Cooperativa de Ensino para a Educação e Reabilitação de Crianças Inadaptadas de Évora (Vogal).

O Centro Equestre Integrado de Évora terá como principais actividades: A Equitação (desportiva e de reabilitação), A Formação e o Apoio ao Desenvolvimento da Produção Coudélica Regional.

O eixo da Formação será, especialmente, direccionado para a Formação de Profissionais de Ensino da Equitação, para a Formação Qualificada de Técnicos de Educação Especial e, finalmente, para a Formação Qualificada de Artífices da Comunidade Hípica.

Saliente-se que na vertente da Formação Qualificada de Técnicos de Educação Especial, e numa próxima revisão curricular, está prevista como possibilidade a integração da Disciplina de Equitação nalguns cursos de licenciatura ministrados pela Universidade de Évora. 

Diogo Figueiredo, Vice-Reitor da Universidade de Évora, em declarações ao Ensino Magazine, referiu que o Departamento de Pedagogia e Educação da Universidade de Évora reconhece que “a prática da equitação é uma actividade com grandes potencialidades educativas e terapêuticas, sobretudo para a reabilitação psicomotora ou para o trabalho com crianças e jovens com necessidades educativas especiais”.

Neste âmbito, e segundo explicou o dirigente, o referido Departamento pretende que venha a ser criada uma disciplina optativa centrada na problemática da equitação terapêutica para ser oferecida nos cursos de Educadores de Infância e de Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Esta e outras disciplinas optativas poderão, também, vir a ser integradas nas Licenciaturas em Ciências da Actividade Física Humana e em Psicologia
.

Noémi Marujo

 


Visualização 800x600 - Internet Explorer 5.0 ou superior

©2002 RVJ Editores, Lda.  -  webmaster@rvj.pt