Director: João Ruivo    Publicação Mensal    Ano VII    Nº72    Fevereiro 2004

Universidade

GESTÃO DE SISTEMAS DE SAÚDE

A importância da Informação

No âmbito do Mestrado em Intervenção Sócio-Organizacional na Saúde, ministrado pelo Departamento de Sociologia da Universidade de Évora em parceria com a Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, realizou-se no passado dia 13 de Fevereiro, na Universidade de Évora, um Seminário intitulado “O Impacto dos Sistemas de Informação na Gestão dos Sistemas de Saúde”.

Tratou-se de uma temática integrada na disciplina de Gestão dos Sistemas de Informação em Saúde do referido Mestrado, que é dirigida por Carlos Zorrinho, Docente do Departamento de Gestão de Empresas da Universidade de Évora.

Ao oferecer aos alunos uma disciplina de Gestão dos Sistemas de Informação, a comissão daquele curso de mestrado “incorporou uma valência estratégica e operativa fundamental, que muito valorizará os profissionais em formação, tornando-os mais capazes de tirar partido dos recursos disponíveis para maximizar a qualidade dos serviços prestados e a satisfação dos utentes”, disse Carlos Zorrinho.

Para Carlos Zorrinho, a modernização dos Sistemas de Saúde é uma prioridade não só em Portugal, mas também em todos os países desenvolvidos. Por isso, considera que as novas ferramentas tecnológicas e os novos modelos de gestão da informação “podem dar um impulso fundamental nesse processo”. Acrescentou, ainda, que “na actual conjuntura em que vivemos, em que a mudança acelerada contrasta com uma pressão crescente para a racionalidade na gestão imposta pelo controlo financeiro, os Sistemas de Informação constituem uma plataforma de ordenamento fundamental para o equilíbrio e a modernização dos serviços de saúde”.

Por último o responsável daquela disciplina, acrescentou que os exemplos concretos apresentados naquele seminário “são a prova cabal dum cruzamento feliz entre a teoria e a prática na aplicação das novas tecnologias à modernização dos serviços de saúde”. 

As comunicações apresentadas no seminário foram as seguintes: “Os sistemas de informação e os modelos organizacionais em saúde”, por Jorge Cabral da Agência de Contratualização; “Novas oportunidades na prestação de cuidados de saúde: O caso da telemedicina”, por Rosa Matos, do Hospital do Espírito Santo de Évora; “Impacto dos sistemas de informação nos processos de resposta: O caso das urgências, por Manuela Durão, do Hospital do Espírito Santo de Évora. As conclusões ficaram a cargo de Carlos Alberto da Silva, Director do Curso de Mestrado.

Noémi Marujo

 


Visualização 800x600 - Internet Explorer 5.0 ou superior

©2002 RVJ Editores, Lda.  -  webmaster@rvj.pt