Director: João Ruivo    Publicação Mensal    Ano VII    Nº78    Agosto 2004

Dossier

DESPORTOS

Évora aposta no golfe

A Região de Turismo de Évora (RTE) acaba de anunciar um projecto para desenvolver o destino golfe nesta zona do país, que prevê um investimento global, entre público e privado, de 200 milhões de euros.

O projecto, que abrange os concelhos de Évora, Montemor-o-Novo e Redondo, consta de uma pré-candidatura apresentada pela RTE ao PITER II, um programa de investimento gerido pelo Instituto de Turismo de Portugal.

Fonte da RTE adiantou à Agência Lusa que a iniciativa prevê a construção de três complexos turísticos com campos de golfe, considerados “projectos âncora”, num investimento privado de 100 milhões de euros.

Para cada um dos três concelhos, está prevista a localização de um empreendimento turístico com golfe, explicou José Santos, técnico da RTE.

“O nosso objectivo é criar a médio prazo, num horizonte temporal de cinco anos, uma oferta golfe no distrito de Évora”, realçou.

O mesmo responsável adiantou à Lusa que o projecto global prevê também a requalificação e valorização urbana dos três concelhos, a recuperação de ferrovias para percursos turísticos e a construção de equipamentos destinados a eventos e animação turística.

Promovido pela RTE, o projecto conta com a intervenção, além dos promotores privados, das câmaras municipais de Évora, Montemor-o-Novo e Redondo.

A pré-candidatura foi apresentada ao PITER II, um programa de investimento gerido pela Administração Central que pretende envolver projectos públicos e privados complementares entre si e que, em conjunto, tenham impacto económico e social na região, por forma a alcançar alterações estruturais na oferta turística.

 

 

 

SEIS CONCELHOS JUNTOS PELO TURISMO

Um tesouro em descoberta

Com o objectivo de promover e desenvolver o sector turístico, os concelhos de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Nisa, Oleiros, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão uniram-se recentemente e deram forma à Associação de Municípios Natureza e Tejo, bem como a uma empresa de capitais maioritariamente públicos, Naturtejo.

Para usufruir e divulgar a vasta oferta turística da região, afirmando-se como um destino privilegiado em diferentes áreas, a Naturtejo potencia o seu património natural, gastronómico, cultural, histórico, desportivo e religioso, criando rotas e percursos temáticos.

O potencial turístico e os inúmeros factores de atracção da Naturtejo têm sido projectados através de iniciativas que essa mesma empresa promove ou patrocina, como são já exemplos o Festival Euro 2004 Naturtejo, que levou ao palco grupos de renome nacionais e estrangeiros e juntou milhares de pessoas no Estádio Municipal de Castelo Branco, e a Volta a Portugal em Bicicleta, que moveu centenas de pessoas para a estrada em todos os concelho integrados.

Para acompanhar de perto o Euro 2004, a Naturtejo e as respectivas autarquias desenvolveram ainda um programa cultural diversificado, que incluiu a projecção dos jogos em ecrã gigante, em simultâneo com espectáculos musicais e pirotécnicos, estes últimos incluídos no Festival do Fogo.

O pontapé de saída desta empresa intermunicipal, que abrange também o sector privado, foi a sua presença nas duas maiores feiras turísticas da península ibérica, BTL, em Lisboa, e Fitur, em Madrid, onde estabeleceu contactos com diversos operadores.

O Geoparque é outro projecto da Naturtejo, o qual pretende preservar as mais valias geológicas de toda esta região, através da criação de um museu e exposições. A este, junta-se o das Casas Naturtejo, que tem como objectivo criar uma rede de casas que não tenham ainda classificação atribuída pela Direcção Geral de Turismo, mas que ofereçam garantias de qualidade.

 

 

 

PRAIAS FLUVIAIS

Pinhal a rasgar

Os concelhos de Oleiros e de Proença-a-Nova são aqueles que apresentam algumas das melhores praias fluviais do País. Em Oleiros, o Açude Pinto utiliza a água corrente da Ribeira que possui o mesmo nome da vila. Trata-se de um espaço aprazível com muitas sombras e relva e com duas piscinas, uma para os mais novos e outra mais profunda. 

Durante a visita ao concelho de Oleiros pode disfrutar da paisagem existente e dar um salto à aldeia de Álvaro, englobada na rota das aldeias de Xisto. Outrora foi também sede de concelho e além das casas senhoriais poderá dar um mergulho na piscina instalada no Rio Zêzere. Cambas é outra das localidades que possui praia fluvial no Concelho de Oleiros, também no Rio Zêzere. 

Mas já que se encontra naquele concelho prove o cabrito estonado, o peixinho do rio e os célebres maranhos. Quanto a vinhos opte por um callum, o nectar que veio dos celtas e que só é produzido no concelho de Oleiros.

PROENÇA. O Concelho de Proença-a-Nova, também no pinhal interior sul, no Distrito de Castelo Branco, é outro que merece a pena ser visitado. Leve o fato de banho e uma enorme vontade de se divertir. Ali pode praticar paraquedismo e futuramente poderá visitar o centro de ciência viva.

Mas é nas praias fluviais que Proença-a-Nova se tem destacado, tendo mesmo recebido um prémio internacional de qualidade. Perto da povoação da Sobreira Formosa surge a praia da Froia, uma das mais visitadas, com zona para descanso, e piscinas para os mais novos e adultos. A Aldeia Ruiva, que possui alojamento, é outra das mais procuradas e possui diversos serviços de apoio, como um restaurante ou um campo de voleibol de praia. Finalmente surge ainda a Praia do Malhadal, que apresenta uma piscina fluvial, barcos (gaivotas) e um bar, além de outros encantos que poderá descobrir.


Visualização 800x600 - Internet Explorer 5.0 ou superior

©2002 RVJ Editores, Lda.  -  webmaster@rvj.pt