CENTRO DE GEOFÍSICA DE
ÉVORA
Intercâmbio de
experiências
![](em67-03.jpg)
Promovido pelo Centro de Geofísica de Évora (CGE), o I Congresso de “Pós-Graduação em Ciências da Terra, Clima e Espaço da Universidade de Évora” realiza-se no próximo dia 4 de Outubro.
Segundo a organização, o objectivo deste encontro consiste em promover a “divulgação e a discussão dos diferentes temas de investigação em Geofísica (sentido lato) bem como a transferência de ideias e a aplicação de métodos científicos”. Dar a conhecer à comunidade académica e extra-universitária a actividade científica, desenvolvida por jovens investigadores e por docentes membros do CGE, constitui outro dos objectivos desta iniciativa.
Trata-se de um Encontro que, segundo a Comissão Organizadora, deverá servir como “incentivo e recompensa para os actuais estudantes de graduação e pós-graduação do CGE e de estímulo para os novos estudantes que entram na Universidade de Évora”.
Na iniciativa serão apresentados e discutidos temas associados à investigação científica em Ciências da Terra, Clima e Espaço. Deste modo, a organização pretende promover o intercâmbio de experiências e sensibilidades entre os profissionais dos diversos campos das Ciências Geofísicas, e debater a oportunidade e exequibilidade de intervenções multidisciplinares em determinadas áreas de investigação.
As questões relacionadas com a integração profissional dos jovens em fase de pós-graduação e com a utilidade social das suas competências serão, também, tema de debate.
O Encontro abrange as quatro grandes áreas científicas representativas do CGE, que são: Clima e Física da Atmosfera, Geofísica Interna, Tectónica e Sistemas Dinâmicos. Para a Comissão Organizadora, trata-se de um encontro que constituirá uma óptima oportunidade para que os investigadores da UE, estudantes e profissionais externos à Universidade tomem conhecimento do andamento dos projectos científicos sob investigação no CGE, como estes estão a ser implementados e divulgados e que alcance poderão ter.
N.M.
UNIVERSIDADE DE ÉVORA
DEBATE
Jesuítas, Ensino e
Ciência
![](em67-14.jpg)
Organizado pelo Centro de Estudos de História e Filosofia da Ciência (CEHFC), realizou-se, entre os dias 18 e 20 de Setembro, na Universidade de Évora, o Encontro Internacional sobre “Jesuítas, Ensino e Ciência”. A sessão de abertura contou com a presença do Reitor da Universidade de Évora, Manuel Ferreira Patrício.
Segundo a organização, o referido Encontro teve como principal objectivo “discutir os diferentes contextos e perspectivas sobre o ensino e a ciência promovidos pelos Jesuítas entre os séculos XVI e XVIII”. Ou seja, reflectir sobre a contribuição dos filósofos e professores de filosofia jesuítas no debate filosófico e científico da época, sobre a existência de diferentes posições intelectuais entre os Jesuítas, nomeadamente no que se refere às ciências matemáticas, e sobre o impacto no pensamento e na formação jesuítas de novas problemáticas relacionadas com a expansão europeia serão temas de reflexão privilegiados.
Para Luís Miguel Carolino, membro da Comissão Organizadora desta iniciativa, a antiga Companhia de Jesus, durante a última década, “tem sido objecto de um interesse crescente por parte da comunidade historiográfica internacional, empenhada na avaliação do papel desta instituição na história intelectual do Renascimento e Época Moderna”.
Nas diversas áreas de acção privilegiadas pelos Jesuítas, as actividades científicas e pedagógicas têm sido alvo de algum destaque. Logo, Luís Miguel Carolino sublinha que a “atitude dos Jesuítas face às novas formas de conhecimento científico em desenvolvimento bem como o empenho desta ordem religiosa no plano educativo são aspectos incontornáveis do actual debate historiográfico”.
Neste âmbito, Luís Miguel Carolino acrescenta que “os estudos mais recentes têm destacado a existência de diferentes contextos sociais e epistemológicos em que decorria a produção e a difusão do conhecimento filosófico e científico entre os membros da Companhia de Jesus”. Daí, a importância deste Encontro que contou com a presença de diversos conferencistas nacionais e internacionais.
N.M.
|