Director: João Ruivo    Publicação Mensal    Ano VI    Nº68    Outubro 2003

Universidade

REITOR DA U.E. ALERTA ESTUDANTES

Respeito pela Democracia

“Tenham respeito pelas leis da democracia”. Foi com esta afirmação que Manuel Ferreira Patrício, Reitor da Universidade de Évora (U.E.), se dirigiu aos estudantes, no passado dia 1 de Outubro, depois destes invadirem a reunião do Senado, que tinha como objectivo aprovar o valor da propina para o ano lectivo de 2003/2004.

O Reitor da U.E. pretendia apresentar na referida reunião uma proposta de 660 Euros. Os alunos manifestaram o seu desacordo e, para que este valor não fosse aprovado, tomaram a decisão de invadir a sala do Senado.

O responsável pela instituição marcou nova reunião de Senado para o dia 20 de Outubro, mas os alunos voltaram novamente a manifestar o seu descontentamento. Desta vez decidiram fechar as portas da U.E. a cadeado.

Perante tal situação, Manuel Ferreira Patrício envia um comunicado à imprensa onde pede aos estudantes que tenham “respeito pela democracia e pela dignidade da instituição”. Valores que segundo ele “não podem ser postos em causa”.

“A universidade está comprometida com a Constituição e as Leis da República e com os seus próprios Estatutos, no quadro da Lei da Autonomia Universitária. O que está em jogo não é a questão particular das propinas, mas o respeito integral pela democracia e pela legalidade e dignidade da instituição”, refere o reitor no comunicado. 

O dirigente diz, ainda, no comunicado que “confia no sentido de equilíbrio e no bom senso dos estudantes”. Sublinha que estes “têm todo o direito de manifestar as suas posições, mas que não podem situar-se fora do quadro felizmente democrático do País, que queremos que recebam das nossas mãos e aprofundem no futuro com as suas”. 

No documento, e depois de verificar que não se encontravam reunidas as condições para a realização da reunião do Senado convocada nos termos legais e estatutários, Manuel Ferreira Patrício esclarece que decidiu adiar a reunião para uma data a fixar oportunamente.

Noémi Marujo

 

 

 

DEPARTAMENTO DE GESTÃO DE EMPRESAS

Valorizar autarquias locais

O Departamento de Gestão de Empresas da Universidade de Évora vai lançar uma Pós-Graduação em Gestão e Contabilidade das Autarquias Locais. A criação do referido Curso já foi aprovada no Senado e a abertura da primeira edição está prevista para Janeiro de 2004. 

Trata-se de uma oferta de formação que, segundo António Serrano, Presidente do Departamento de Gestão de Empresas, “será uma mais valia para as autarquias da Região Alentejo, uma vez que pretende satisfazer algumas necessidades sentidas nessas instituições”. 

De acordo com as palavras de António Serrano, a aposta nesta Pós-graduação deve-se, sobretudo, ao facto de “as Associações de Municípios e a Comissão de Coordenação da Região Alentejo terem, desde há algum tempo, manifestado a necessidade de uma intervenção da Universidade neste domínio, uma vez que é inexistente, no Alentejo, qualquer oferta dirigida a este sector”. 

Neste âmbito acrescentou, ainda, que “a nível nacional é um assunto pouco abordado, o que não deixa de ser estranho num país que tem mais de 300 municípios. Há portanto, um claro défice de formação na área de estudo em causa. Daí, que uma oferta formativa orientada para estas matérias vai, certamente, ter o interesse dos municípios, e constitui um contributo decisivo da Universidade para a criação da oferta formativa dirigida para às necessidades da comunidade alentejana e de todo o país”, sublinhou o responsável por aquele Departamento. 

A Pós-graduação em Gestão e Contabilidade das Autarquias Locais tem os seguintes objectivos: fornecer aos quadros e técnicos das Autarquias Locais conhecimentos técnicos aprofundados sobre as diferentes componentes da Gestão Autárquica, proporcionar aos alunos uma perspectiva de integração no mercado laboral da Administração Local, promover a troca de experiências entre os discentes e entre estes e os docentes, fomentando a análise e discussão crítica de situações reais, oferecer a todos os interessados da comunidade um plano formativo num domínio tão importante para a afirmação da gestão local dos problemas dos munícipes.

N.M.

 


Visualização 800x600 - Internet Explorer 5.0 ou superior

©2002 RVJ Editores, Lda.  -  webmaster@rvj.pt