Director: João Ruivo    Publicação Mensal    Ano VI    Nº68    Outubro 2003

Politécnico

IPP PORTALEGRE

Residência de Elvas abriu

A nova residência de Estudantes da Escola Superior Agrária de Elvas já se encontra a funcionar, cumprindo-se assim um dos objectivos do Conselho Directivo da escola e do próprio presidente do Instituto Politécnico de Portalegre. Instalado no antigo Hotel Alentejo, o novo espaço conserva algumas das estruturas originais daquele espaço, como os quartos que se mantiveram amplos com as respectivas instalações sanitárias.

No total a residência possui 23 quartos individuais, 16 duplos (13 dos quais com casa de banho) e seis triplos (todos eles com wc). Além dos quartos, o renovado edifício possui uma sala de estudo, cinco copas e duas grandes varandas com vista para o centro histórico da cidade. No rés-do-chão encontra-se o refeitório. Já na cave estão localizadas a lavandaria, cozinha e as arrumações. Para facilitar a mobilidade entre os vários pisos, a residência está também equipada com um elevador.

Recorde-se que o projecto original do imóvel foi concebido pelo arquitecto Nuno Pereira e o projecto de adaptação também foi da sua responsabilidade, em conjunto com os arquitectos Pedro Botelho e Carlos Oliveira Reis. A fiscalização da obra esteve a cargo do Gabinete Técnico do IPP.

De referir que a nova residência de estudantes será inaugurada a 25 de Novembro, durante as comemorações de mais um Dia do Politécnico
.

 

 

 

Estg de Portalegre com novo edifício

Os problemas de falta de espaço na Escola Superior de Tecnologia e Gestão vão ser solucionados, graças à construção de um edifício de apoio à actividade lectiva. As obras já se iniciaram e de acordo com o Instituto Politécnico de Portalegre a sua inauguração poderá ocorrer até ao final do ano. Segundo apurámos, o novo espaço terá capacidade para 210 pessoas. Recorde-se que as obras já se iniciaram a 15 de Julho.

O novo edifício, localiza-se na zona poente da Escola (em frente à sala de CAD-CAM). Aqui existirão três salas/laboratórios de ensino, um auditório para o mesmo efeito, instalações sanitárias e uma zona técnica de apoio. O auditório terá capacidade para 120 pessoas e estará equipado com sistema de som. As salas de aula, que serão divididas por painéis amovíveis insonorizados, podem transformar-se num espaço único, com 90 lugares sentados, que será de extrema utilidade em épocas de exames.

Projectado pelo arq. João Cardoso, do Gabinete Técnico do IPP, o edifício foi pensado para se enquadrar na paisagem envolvente da Escola. Para dar início à empreitada da nova extensão, aguarda-se a consignação da obra.

 

 

DIA DO IPB

Ministra na cerimónia

A ministra da Ciência e do Ensino Superior, Graça Carvalho, vai estar presente nas comemorações do Dia do Instituto Politécnico de Beja, que se realizam a 4 de Novembro. A iniciativa integra a inauguração das instalações definitivas da Escola Superior Agrária e da Praça Central do Campus do Instituto Politécnico de Beja.

A sessão solene está agendada para as 10 horas e contará, além da ministra, com as presenças do antigo ministro da Educação, Roberto Carneiro (que falará sobre os futuros da educação e os saberes dos professores), do presidente do IPB e da Tuna da Escola Superior de Tecnologia e Gestão. Serão ainda atribuídas as bolsas de mérito aos melhores alunos da instituição, bem como as bolsas atribuídas pela Caixa Geral de Depósitos
.

 

 

 

ESE DE BEJA

Obras avançam

A empresa Aníbal Cristina Lda já iniciou as obras de ampliação da Escola Superior de Educação. Estas instalações complementares, que ocupam uma área física total de 1500 m2, incluindo 4 laboratórios, 15 gabinetes para docentes e 7 salas de aula, permitirão também rentabilizar os espaços já existentes, conferindo novas funcionalidades a alguns deles. Estas obras, com custos no valor de um milhão de Euros, irão decerto contribuir para a qualidade do ensino ministrado, estando prevista a sua conclusão em meados de Maio de 2004.

A celebração do contrato para elaboração do projecto de construção das instalações definitivas da Escola Superior de Tecnologia e Gestão já recebeu visto favorável do Tribunal de Contas. O projecto, da autoria do arquitecto Nuno Montenegro, apresenta um valor próximo dos quatrocentos e cinquenta mil Euros. Dentro de aproximadamente um ano será aberto o concurso internacional para a adjudicação da construção, após o qual poderão arrancar as obras. Este projecto, com um orçamento global de cerca de sete milhões e quinhentos mil euros, vai permitir concentrar todas as Escolas do IPB no Campus, onde serão também construídos a segunda Residência Mista de Estudantes e o novo Edifício dos Serviços Centrais
.

 

 

 

EDUCAÇÃO FÍSICA

Jornadas em Idanha

A Associação de Profissionais de Educação Física e o Centro de Área Educativa de Castelo Branco realizam, nos próximos dias 6 e 7 de Novembro, no auditório da Escola Superior de Gestão, em Idanha-a-Nova, as IIª Jornadas de Educação Física Escolar. Uma iniciativa que conta com o apoio do Ensino Magazine e será subordinada ao tema «O ensino das Actividades Físicas: Tendências e Práticas. De acordo com Luís Santos e José Felgueiras, responsáveis pela organização, em Idanha vão estar presentes “conferencistas de reconhecida qualidade nos meios académico-científicos na área da educação física e desporto escolar, quer a nível nacional, quer estrangeiro”.

A comprovar aquelas declarações estão as presenças de Carlos Barroca (director do Gabinete Coordenador do Desporto Escolar), Francisco Costa (professor catedrático e presidente do Conselho Científico da Faculdade de Motricidade Humana), José Alves Diniz (presidente da Sociedade Portuguesa de Educação Física), Marcos Onofre (da direcção da Associação de Professores de Educação Física da Europa) e João Jacinto (presidente do Conselho Nacional das Associações Profissionais de Educação Física).

Para esta edição das jornadas José Felgueiras e Luís Santos esperam contar com 150 participantes e as jornadas vão decorrer com os mesmos moldes da edição anterior. Por outras palavras, as jornadas “vão dividir-se em quatro secções temáticas, que abordarão temas tão diferentes como o desporto escolar: jogar pelo futuro, a educação física e a educação para a saúde ou a abordagem ecológica no ensino da educação física”. Cada sessão integrará conferências/debates e comunicações livres. os trabalhos têm início na manhã de quinta-feira, dia 6 de Novembro e terminarão na sexta-feira, dia 7.

José Felgueiras e Luís Santos acreditam no sucesso da iniciativa e recordam que “na primeira edição foi distribuído um inquérito a todos os participantes sobre as jornadas e os resultados foram muito animadores”. O facto da iniciativa se realizar, pelo segundo ano, em Idanha-a-Nova, deve-se “ao apoio prestado quer pela Escola Superior de Gestão, quer pela Câmara, entre outras entidades, e pelo facto de ser uma região rica em termos turísticos”
.

 

 

 

A 1 E 2 DE NOVEMBRO

Lan Party em Beja

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Beja e o Instituto Politécnico organizam, nos dias 1 e 2 de Novembro, aquela que pretende ser a maior Lan Party do sul do País. As previsões apontam para a presença de 150 jogadores, que se concentrarão no Pavilhão Municipal do Parque de Feira e Exposições durante um período de 40 horas.

Além do prazer dos jogos de computador, em jeito de campeonato, os jogadores e o público, aguardados em grande número, poderão ainda contactar com o ambiente técnico e formativo decorrente de um programa de conferências e de uma Feira de Exposições dedicada às tecnologias de informação e comunicação.

Os vencedores terão direito a prémios como placas gráficas, discos e outro material informático. Os interessados devem obter mais informação em www.lanfield.com e http://lanfield.ipbeja.pt.

 


Visualização 800x600 - Internet Explorer 5.0 ou superior

©2002 RVJ Editores, Lda.  -  webmaster@rvj.pt