IPG
Novos cursos na Ese
A Escola Superior de Educação da Guarda (ESEG) em parceria com outras instituições de ensino superior investiu nos cursos de pós-graduação e mestrados, nomeadamente, a pós-graduação e mestrado em Educação Ambiental e mestrado em Educação Física.
A pós-graduação e mestrado em Educação Ambiental em colaboração com o Grupo de Geografia da Faculdade de Letras de Coimbra, pretende transmitir aos mestrandos um conhecimento profundo das problemáticas ambientais que afectam o planeta, para isso, apresentam diagnósticos, análises e métodos de gestão relacionadas com o Ecossistema. Esta pós-graduação e mestrado têm como objectivo principal fazer convergir os conhecimentos científicos sobre o Ambiente com o domínio das Ciências da Educação.
O mestrado em Educação Física pretende inaugurar a formação avançada em Educação Física e Desporto, na especialidade de Observação e Análise do Movimento. Isto só foi possível devido à celebração de um convénio com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). A estrutura curricular do curso define-se mediante as metodologias observacionais, a análise do movimento e a pedagogia do desporto.
As datas de início das actividades lectivas dos mestrados ainda não se encontram definidas. No entanto, encontram-se agendadas reuniões com a intenção de definir o próximo ano lectivo
A ESEG tem sido bem sucedida na área dos mestrados. Actualmente aguarda propostas de pós-graduação e mestrados na ara da comunicação.
ESE. A Escola Superior de Educação da Guarda inicia o ano lectivo 2003/2004 com a inauguração de um novo curso de animação sociocultural. Este abrange a área da recreação e do lazer.
O curso terá uma licenciatura de quatro anos. No último ano os alunos poderão optar por uma das seguintes variantes: variante de património e desenvolvimento local, animação desportiva; animação lúdico motora ou animação musical.
Com o objectivo de aperfeiçoar as técnicas dos futuros licenciados em Animação Sociocultutal, os alunos têm ao seu dispor entre outros espaços os laboratórios de Multimédia, Música, Rádio, Vídeo, Psicologia do Desporto e Fisiologia do Esforço, Ginásios, sala de Musculação, atelier de Expressão Plástica, o gabinete de Antropologia do Lúdico e o Centro de Apoio ao Aluno.
Um animador sociocultural deve ser um facilitador de processos de comunicação e desenvolvimento, um agente de socialização, um transmissor de cultura e de comportamentos saudáveis e harmoniosos. Deve também contribuir para a formação de equipas de acompanhamento do bem-estar físico, psicológico e social de grupos de risco, nomeadamente, crianças, idosos e populações desfavorecidas.
As áreas de intervenção dos futuros licenciados são várias. Inserção e reinserção social, socialização, humanização de instituições de apoio à 3ª Idade, turismo, museologia, promoção e desenvolvimento local e regional, formação de jovens e adultos.
A ESEG pretende que os futuros técnicos deste curso sejam criativos e comunicadores. Devem saber analisar, interpretar, planificar e implementar projectos de intervenção socio-comunitária.

Isabel Carmo
|