EM PORTALEGRE
Seminário de design
O Curso de Design de Comunicação e Técnicas Gráficas da escola Superior de Tecnologia de Portalegre vai organizar um seminário denominado Design Território Tempo, no próximo dia 8 de Abril, a partir das 9h30, no Auditório daquela escola do Politécnico, o qual conta com alguns dos melhores especialistas na área.
O seminário começa com a intervenção de Henrique Cayatte, que fará a contextualização temática, seguindo-se intervenções de Francisco Rebelo, da faculdade de Motricidade Humana, o qual abordará o tema Ergonomia e Antropometria. Ainda no Território do Corpo intervirá Ezequiel Santos, do Fórum Dança, com o tema Coreografias.
Ainda na parte da manhã António Fernandes, da Municipia, fala de sistemas de informação geo-referenciada, seguindo-se Henrique Cayatte com territórios interditos. Na parte da tarde haverá uma visita virtual á exposição “Engenho e Obra” e mais duas intervenções, uma a cargo de Pedro Lobo, da Innovagency, sobre formação interactiva, e uma outra sobre real/virtual, cujo palestrante será Ivan Franco, da Y-Dreams.
MUSEU DE BEJA GANHA
Prémio Ford Motor
O projecto Estudo e Conservação do Património Etnobotânico de Portugal, coordenado por Luís Mendonça Carvalho (Escola Superior Agrária de Beja) e por Francisca Fernandes (Escola Superior de Educação de Beja), acaba de ser distinguido com o prestigiado Grande Prémio Nacional dos Prémios Ford Motor Company para a Conservação e Ambiente (Edição 2003) e também com o Prémio da Categoria Meio Ambiente Natural.
Os principais objectivos do projecto são a recolha de objectos e de informações sobre as técnicas tradicionais do uso das plantas num contexto não urbano. Além disso, a iniciativa permitirá o estudo dos recursos vegetais sob uma perspectiva etnobotânica. Esta área científica estuda as relações que se foram criando entre as comunidades humanas e as plantas e inclui áreas científicas como a botânica, a etnologia, a história e a geografia.
Refira-se que o júri dos Prémios Ford Motor Company para a Conservação e Ambiente foi presidido por Pedro Castro Henriques (Assessor do Instituto de Conservação da Natureza), e constituído por Filipe Barbeitos (Presidente da Ford Lusitana), por Sérgio Coimbra (Director da National Geographic Magazine) e por José Luís Pinheiro (Coordenador da edição nacional deste certame).
Até ao próximo mês de Maio, continua patente no Museu Botânico da Escola Superior Agrária de Beja, a exposição Discretos Tesouros, que apresenta cerca de duas centenas de objectos entre eles alguns recolhidos no âmbito do projecto Estudo e Conservação do Património Etnobotânico de Portugal. Para além de objectos recolhidos em Portugal, a exposição apresenta objectos exóticos como seda vegetal, marfim vegetal, uma camisa manufacturada com ananás, um tijolo feito em chá, uma colecção de especiarias, resina de sangue-de-dragão, entre muitas outras preciosidades botânicas. Para informações mais detalhadas é possível consultar o site http://www.esab.ipbeja.pt/museu.
EM MARÇO E ABRIL
Arqueologia em Tomar
Sob a designação genérica de “Arqueologia: rigor e memória”, o Instituto Politécnico de Tomar, em conjunto com mais de duas dezenas de universidades europeias e com o apoio da Comissão Europeia (Programa Sócrates), realiza um mês de actividades intensivas, de formação avançada de estudantes universitários. Parte destas actividades são abertas aos estudantes e professores de todo o Ensino Superior, e de entre as quais se destacam quatro. Assim, logo entre os dias 31 de Março e 3 de Abril, serão desenvolvidas “workshops” (que terão lugar no Museu de Arte Pré-Histórica de Mação e no Centro de Arqueologia da Barquinha), dedicadas à realidade virtual, redes neuronais e sistemas de informação geográfica. Os estudantes, provenientes de uma dezena de países, terão a oportunidade de construir produtos informáticos nestas áreas, sob a orientação de um corpo docente europeu.
No dia 4 de Abril, reúne-se o 1º Congresso “Computer Application in Archaeology-Portugal”, que constitui a secção portuguesa desta organização mundial de informática. Trata-se de um momento especial para Portugal, que contará com a presença dos principais responsáveis internacionais e de todas as unidades portuguesas dedicadas à informática aplicada à arqueologia.
Já no dia 6 de Abril, reúne em Mação a Comissão Internacional de acompanhamento do novo Museu de Arte Pré-Histórica do Tejo. Trinta anos depois da descoberta de gravuras rupestre no vale do Tejo, finalmente, por iniciativa da autarquia de Mação com o apoio do Instituto Politécnico de Tomar, abriu um Museu integrado nas redes internacionais e dedicado à protecção do Património e à Educação. A 7 de Abril inicia-se o “Curso Intensivo de Arte Pré-histórica Europeia”, no âmbito do qual se apresentará a base de dados de arte pré-histórica europeia e se assinará, na presença do Ministro da Cultura, a constituição do Parque Arqueológico e Ambiental do Alto Ribatejo.
A iniciativa vai envolver dezenas de docentes e centenas de estudantes, o que, segundo a organização vai reforçar o prestígio do Ensino Superior Politécnico no quadro do Ensino Superior em Portugal e na Europa. Iniciativas cuja continuidade se anuncia desde já, com a próxima realização, em 27 de Maio próximo, das “1as Jornadas de Gestão do Território”, dedicadas á temática das cidades digitais.
|