SAÚDE. A Associação de Estudantes da Escola Superior de Enfermagem de Viseu organiza as XV Jornadas, de 26 a 28 de Março, na Aula Magna do Instituto Politécnico, as quais têm como lema “Cuidar do futuro e contam com a presença de vários especialistas do sector, bem como com os ministros da Saúde, Luis Filipe Pereira, e da Ciência e Ensino Superior, Pedro Lynce. Na iniciativa são esperadas cerca de 500 pessoas, entre estudantes, professores, profissionais de saúde e outros interessados, no primeiro dia serão apresentados posters científicos. A 27 estarão em debate temas como “Futuro da Enfermagem: Gestão Hospitalar/Carreira - como será?”, “Inovação da Gestão dos Cuidados de Enfermagem” e Diferentes forma de cuidar”. Sexta-feira, os temas das mesas serão “Esquizofrenia: o mundo visto por outros olhos”, “CIPE/Processo de Enfermagem - inovações e retrocessos”.
TIC. Tecnologias de Informação e Comunicação: Novos desenvolvimentos para as PME: perspectivas futuras é o tema do colóquio organizado pelo Departamento de Informática e pelo Núcleo de Alunos da Escola Superior de Tecnologia de Viseu, que se realiza no próximo dia 4 de Abril, no Auditório daquela instituição.
A iniciativa tem início às 9 horas, com a recepção de boas vindas, seguindo-se a sessão de abertura. Já no decurso dos trabalhos serão analisados temas como a economia digital, a informação como o activo mais importante das empresas, empreendedorismo e criação de empresas, bem como a integração do Curso de Engenharia dos Sistemas de Informação da Superior de Tecnologia como o mercado empregador.
Na parte da tarde, será apresentado um modelo informático de prestação de serviços para pequenas e médias empresas. Segue-se o tema mobilidade e colaboração, com a Oracle, as redes provadas IP, e o da segurança nas redes empresariais.
Entre as questões cuja resposta se espera obter no Congresso estão por exemplo: “Que apoios existem para a criação de empresas? Qual a forma de aceder aos mesmos? O que é o Sistema de Apoio à Modernização Empresarial? O que é o Programa para a Produtividade e Crescimento da Economia, o Programa Operacional da Economia? Conectividade? Segurança? Gestão da segurança das redes empresariais? Soluções empresariais para a Internet?”
ESE. As Áreas de Francês e de TIC da Escola Superior de Educação de Viseu promoveram (com o apoio do Instituto Franco-Português e da Comunidade Francófona Belga -CGRI-) um seminário no dia 18 de Março de 2003, das 14 horas às 16h30, subordinado ao tema da utilização do multimédia na sala de Francês Língua Estrangeira.
Este seminário, realizado na na sala 14 da ESEV (Laboratório Multimédia), teve como responsável Véronique Delplancq, foi dinamizado por Antoine Pollus, “Maître de Conférence” na “Université de Liège” (Bélgica) e docente na “Haute École de Bruxelles” (Departamento de Pedagogia). Foi dirigido aos futuros professores de Francês Língua Estrangeira bem como aos colegas e a qualquer pessoa da Comunidade Educativa que esteja
interessada.
TAPEÇARIA. Até final do mês de Março está patente, no átrio dos Serviços Centrais do IPP, uma Exposição de tapeçaria e pintura de alunas do curso de EVT da Escola Superior de Educação de Portalegre.
JORNALISMO. A VII edição das Jornadas de Comunicação Social decorreu de 18 a 20 de Março na Escola Superior de Educação de Portalegre, tendo contado com personalidades de renome no sector, casos de Fernando Cascais, presidente do Cenjor, e Eduardo Dâmaso, do Público, os quais analisaram a formação dos jornalistas.
No segundo dia de trabalhos esteve em debate a influência dos poderes locais na Imprensa Regional, painel para o qual foram convidados Ana Bicho (Câmara de Portalegre), Luis Bonixe (professor da ESE), Pedro Coelho (SIC) e Vasco Carvalho (presidente da Apir). Durante a tarde, esteve em debate o tema “Gabinetes de Imprensa: acesso privilegiado aos centros de poder?”, com o contributo de João Malheiro (Benfica), Franco Caruso (Brisa), Paulo Canhão (Badajoz), António Colaço (PS) e Júlio Magalhães
(TVI).
Na quinta-feira de manhã foi tema forte “Como a crise económica afecta os média”, para o qual foram convidados Fernando Lopes (Media Capital), João Cândido Silva (Diário Económico), Pedro Brinca (Setúbal na Rede) e Carlos Rosado Carvalho (Público). À tarde discutiu-se “O poder judicial e os entraves ao direito à informação”, sendo convidados Fátima Mata Mouros (juiz de direito), Rui Rangel (Movimento Justiça e Democracia) e Alfredo Maia (presidente do Sindicato dos Jornalistas). 
|