AEESG
Abrir a Escola à
comunidade

A Associação de Estudantes da Escola Superior de Gestão do Instituto Politécnico de Castelo Branco, localizada em Idanha-a-Nova, realizou, no passado dia 20 de Março, um colóquio que contou com a presença do ex-ministro da Economia, Braga da Cruz. De acordo com Rui Rijo, presidente daquele organismo, a “iniciativa pretendeu ser mais uma fonte de enriquecimento para os alunos da escola e serviu, ao mesmo tempo para abrir a escola à comunidade”.
Além daquele colóquio, a Associação de Estudantes realizou, nos passados dias 21 e 22 de Março, mais uma edição do Fituin que contou com a presença de algumas das melhores tunas portuguesas e espanholas, de onde se destacam, Real Tuna de Bragança, TransmanTuna, Real Tuna de Ciências do Porto, e Tuna de Arquitectura de Granada. “Além disso estiveram também presentes a nossa tuna, Aduftuna – Tuna Feminina, e a Carpetuna – tuna masculina”.
Rui Rijo sublinha ainda outras actividades desenvolvidas pela associação a que preside. “Nos passados dias 17 e 18 de Março realizámos o apuramento para os campeonatos de futsal feminino, onde também apresentámos uma equipa. Foi um torneio bastante disputado, tendo vencido a prova a formação da Universidade Lusófona, que na final venceu a Utad, enquanto que o terceiro posto foi conquistado pela Faculdade da Motricidade Humana”.
Outra das actividades salientas por Rui Rijo foi a semana cultural, que integrou uma feira do livro e uma mostra de adufes produzidos por José Relvas. Para o futuro, aquele responsável prevê ainda a realização de mais um colóquio na área da contabilidade, muito provavelmente para o mês de Abril. A concluir, e como a vida académica também envolve desporto, a Associação de estudantes tem a decorrer mais um torneio de futebol. “Estas actividades não seriam possíveis sem o apoio da Escola Superior de Gestão, Instituto Politécnico, Câmara de Idanha, Junta de Freguesia de Idanha-a-Nova, Governo Civil, Drabi e outras entidades”.
FESTIVAL INTERNACIONAL DE
TUNAS
Animação e diversão
em Tomar
O Festival Internacional de Tunas Templário juntou milhares
de jovens estudantes, numa iniciativa que contou com a presença das tunas da Universidade Católica Portuguesa, Académica da Universidade Lusíada do Porto, Tuna Académica de Lisboa, da Engenharia da Universidade do Minho. De Espanha viajam ainda a Tuna Politécnica Superior “ La Rábida “ (Huelva), e a Tuna de Veteranos de La Coruña, a qual participou extra-concurso. A festa durou até às tantas e voltou a animar as noites académicas, e os estudantes já aguardam pela próxima edição do Festival de Tunas. 
MÚSICA MAESTRO
Fitas para todos os
gostos
A Comissão Organizadora do Fitas 2003, composta pela Tuna da Escola Superior de Tecnologia, EsTuna e Associação de Estudantes da EST de Castelo Branco, acabam de apresentar a edição daquele festival internacional de tunas acadé-micas. O Festival tem data marcada para os dias 28, 29 e 30 de Março e de acordo com os responsáveis do evento, em Castelo Branco vão estar alguns dos melhores grupos de música académica. Nuno Pereira e a equipa organizadora do Fitas 2003 esperam voltar a ter a casa cheia, como tem sucedido em anos anteriores, estando prevista a colocação de um ecrã gigante no lado de fora do Cine Teatro para quem não arranjar bilhete.
Confirmadas estão a Imperial NepTuna Académica da Figueira da Foz, a Oportuna (do Instituto Superior de Ciências da Saúde do Porto), a TinTuna (Instituto Superior de Ciências da Saúde), Copituna D’Opidana (IP Guarda), Tuna da Facultad de Medicina de Badajóz, Versus Tuna (Universidade do Algarve) e a própria EsTuna, que tal como a dos Veteranos de Corunha não concorrerão para qualquer prémio.
O juri será composto pelo maestro da OTA, Carlos Salvado, presidente do Politécnico de Castelo Branco, Valter Lemos, director da Esart, Fernando Raposo, directora do Conservatório Regional, Cristina Lima, e ainda por um membro da Quarentuna de Corunha e pelo tunossauro da EsTuna. A iniciativa conta com o apoio do semanário Reconquista e do Ensino Magazine, entre outras entidades. 
|