Director: João Ruivo    Publicação Mensal    Ano VI    Nº63    Maio 2003

Curtas & Directas

BTT. Os alunos do 4º ano do Curso de Educação Física da Escola Superior de Educação organizaram mais uma acção de formação de BTT, a qual decorreu nos dias 4 e 5 de Abril. Esta 2ª Acção contou com a presença de Mário Alpiarça, professor de Educação Física em Vila Real de Stº António, o qual tem uma experiência de 10 anos no desporto escolar e nesta área específica. O evento aberto à comunidade e com forte presença de professores e praticantes de toda a região, iniciou-se com uma conferência sobre Noções Básicas do BTT, Benefícios para a Saúde e BTT na Escola. O dia 5 foi dedicado à aplicação prática do dia anterior, tendo os participantes experimentado as actividades desenvolvidas pelo professor em situação de desporto escolar.

 

PALESTRAS. A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Beja organizou duas palestras sob os temas “The Construction of the Channel Tunnel (including the UK Crossover)” e Gyrotheodolite Surveying, as quais tiveram como orador o professor visitante Andy Wetherelt, docente da Universidade de Exeter - Camborne. As palestras decorreram nos dias 14 e 15 de Maio nas instalações da ESTIG, junto à estação da CP.

 

TUNAS. A quarta edição do Festival Nacional de Tunas de Politécnicos (Politunas) decorreu no passado dia 8 de Abril no Auditório do Edifício dos Serviços Comuns do Instituto Politécnico de Beja. Organizado pela ma´ESTIG´ama Tuna, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Beja, este festival contou com a presença de outras 4 Tunas. A Estuna, da Escola Superior de Tecnologia de Setúbal, a TunaPapamisto do Instituto Politécnico de Portalegre, a Copituna d‘oppidana do Instituto Politécnico da Guarda e a, Estuna da Escola Superior de Tecnologia de Castelo Branco foram as Tunas a concurso, que animaram com o som o ritmo e movimento a noite académica da cidade. O muito público presente dividiu preferências, mas o 1.º prémio acabou por ser atribuído à Estuna de Setúbal, que recebeu ainda mais três distinções. Premiadas foram também a Estuna de Castelo Branco e a Copituna d‘oppidana da Guarda.

 

PIAGET. O Conselho Superior de Ciências da Saúde do Instituto Piaget vai realizar no próximo dia 23 de Maio, no Campus Universitário de Viseu, um simpósio subordinado ao tema “Medicina Tropical” inserido numa lógica de debates que o Instituto Piaget tem desenvolvido neste campus para alertar para a necessidade de leccionar Medicina em Viseu.

O simpósio tem o objectivo de abordar a actual perspectiva das doenças tropicais mais frequentes nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), nomeadamente em Angola, além de potenciar a discussão sobre a importância de dotar os PALOP e os hospitais do Interior de Portugal de profissionais de saúde, nomeadamente nas cidades de Viseu, Guarda, Vila Real, Bragança e Lamego.

A iniciativa conta com a presença de especialistas da Faculdade de Medicina de Lisboa, da Faculdade de Medicina do Porto, do Instituto de Medicina Tropical de Lisboa, do Centro Regional de Saúde Pública do Norte, além de docentes da Faculdade de Medicina Jean Piaget de Angola e do Presidente e Vice-Presidente do Conselho Superior das Ciências da Saúde do Instituto Piaget.

Durante o simpósio será abordada a problemática da hepatite, da doença do sono e da malária, bem como uma análise ao panorama actual da saúde em Angola, conduzida pelo Pro-Reitor da Universidade Jean Piaget de Angola, Prof. Doutor José Nelumba.

Os procedimentos de segurança a tomar nas viagens para África, como a política de vacinas e outras medidas, são também temas em destaque no simpósio, conduzido por Laurinda Queirós, do Centro Regional de Saúde Pública do Norte.

 

LIVRO. O Politécnico de Viseu acaba de editar a obra “O Ponta de Lança no Futebol Português”, da autoria do docente da ESE João Luis Garcêz Esteves. O autor, ex-futebolista vestiu as camisolas do Sporting, Académico de Viseu, Estrela da Amadora, Mangualde e Feirense, após ter iniciado a sua formação no Lusitano de Vildemoinhos. Com este livro, tem como objectivos responder a questões como “porque jogam poucos pontas de lança nas nossas ligas profissionais?” e “quais as razões que justificam este facto?”. 

 


Visualização 800x600 - Internet Explorer 5.0 ou superior

©2002 RVJ Editores, Lda.  -  webmaster@rvj.pt