Director: João Ruivo    Publicação Mensal    Ano VI    Nº64    Junho 2003

Politécnico

ESCOLA SUPERIOR DE ENFERMAGEM DE PORTALEGRE

Nova direcção toma posse

Graça Carvalho, reconduzida no cargo de presidente do Conselho Directivo da Escola Superior de Enfermagem de Portalegre, acaba de tomar posse para mais um mandato. A acompanhá-la, na lista agora eleita, encontram-se Filomena Palmeiro e José Costa, como vice-presidentes, Luís Lucindo, como representante dos funcionários, e Nuno Carrajola, como representante dos alunos.

Como referiu Graça Carvalho ao Ensino Magazine, durante a comemoração do 30º aniversário da instituição, há objectivos prioritários para o futuro. A transformação da Escola Superior de Enfermagem em Escola Superior de Saúde e a criação de uma extensão em Elvas são dois desses objectivos. “O que está pensado é transformar a escola em Superior de Saúde. O que permitirá aumentar a oferta formativa, abrindo cursos ligados às tecnologias da saúde, casos de fisioterapia, higiene e nutrição, e saúde ambiental, entre outros”, explica.

A comemorar 30 anos, a Superior de Enfermagem olha o futuro com ambição e além da sua transformação em Superior de Saúde, Graça Carvalho falou também na ampliação das actuais instalações. “Para que essas novas formações sejam feitas aqui, é necessário ampliarmos a escola na sua área envolvente. Além disso, queremos abrir um pólo em Elvas, onde a prioridade seria ministrar cursos nas tecnologias da saúde e, mais tarde, de enfermagem ou de complementos de enfermagem”.

No que respeita à ampliação das actuais instalações da ESEP, a presidente do Conselho Directivo deu como prioridade a “construção de mais salas de aulas, um laboratório de práticas, um anfiteatro e uma nova zona de convívio para alunos”. Com 250 alunos, dos quais 210 de formação inicial, e os restantes em complementos de formação, a Escola poderá ver aumentado esse número para 350 em Portalegre com as novas estruturas.

SEXUADLIDADE. A sexualidade da adolescência é o tema do ciclo de colóquios que a Escola Superior de Enfermagem de Portalegre promove, nos dias 27 e 28 de Junho. A iniciativa tem lugar no auditório da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Portalegre e conta com prelectores reconhecidos naquela matéria. Assim, para o dia 27, intervirão Filomena Palmeiro, Javier Sanchez Veja, Maria Conceição Lima Anjo, e Paulo Albuquerque.

Para o segundo dia estão previstas as intervenções de Luísa Portugal, Raúl Cordeiro, David Tavares, Jesus Ortiz e Maria de Lurdes Agostinho. Os temas em análise são vários, desde a Prevenção Primária, à amizade entre os adolescentes, passando pelo papel social da família, até à evolução da saúde pública.

 

 

 

INSTITUTO POLITÉCNICO DE PORTALEGRE

Cinema prioritário

O Instituto Politécnico de Portalegre acaba de assinar um protocolo de cooperação com o Cineclube do Norte Alentejano, de forma a garantir algumas vantagens aos estudantes e à comunidade escolar daquele organismo. Segundo o protocolo, ao serem associados do Cineclube, os alunos terão acesso prioritário, com desconto ou a título gratuito, às “sessões especiais de exibição cinematográfica e a todas as outras actividades que o Cineclube organize”.

Além disso, os estudantes terão ainda acesso à videoteca, DVDteca, Biblioteca especializada, bem como aos links da Internet sobre o mundo do cinema. O acordo permitirá ainda o acesso a cursos de cinema (realização, escrita para cinema, operação de câmaras, captura de som, iluminação, ou maquilhagem, entre outros).

A entrada em sessões de casting que o Cineclube venha a organizar, e que depois farão parte de uma base de dados nacional, também está garantida aos alunos do IPP. Depois os estudantes do Instituto e sócios do Cineclube, terão direito a adquirir publicações especializadas a preços reduzidos, e poderão receber em suas casas informação mensal relacionada com o mundo cultural.

Para beneficiarem de todas aquelas regalias, os alunos devem inscrever-se no gabinete de Relações Públicas de Cooperação do IPP, mediante uma quota anual de oito euros, já que a quota jóia é assegurada pelo IPP.

Com este acordo, o Politécnico de Portalegre colocou à disposição do Cineclube o auditório, equipamento audiovisual, salas para reuniões e espaços para exposições
.

 

 

 

COLÓQUIO EM BEJA

Preservar identidades

O Ensino e a investigação não devem distanciar-se da problemática das identidades e a sua relação com uma globalização crescente e irreversível, pois, sem uma abordagem identitária o ensino e a ciência ficam desfasados das lógicas que governam o mundo em que vivemos. A opinião é dos organizadores do colóquio “Identidades - Entre o Local e o Global”, o qual decorreu nos dias 27 e 28 de Maio, no Espaço dos Serviços Comuns do Instituto Politécnico de Beja.

Organizado pelo Centro de Estudos Sociais e Patrimoniais (CESP), centro integrado da Escola Superior de Educação, o colóquio contou com 192 inscrições e integra-se no Plano de Actividades do Centro, pelo que pretende ter uma periodicidade anual, subordinada sempre ao mesmo tema central: as Identidades.

 

 

 

INSTITUTO POLITÉCNICO DE BEJA

Passinhos musicais

Com (passinhos musicais) foi o tema do espectáculo-concerto musical dirigido a crianças dos 6 meses aos 6 anos de idade, que se realizou no passado dia 14 de Junho no Salão do Instituto Português da Juventude de Beja. A iniciativa, organizada pelos alunos do 3º ano do Curso de Professores de Educação Musical da Escola Superior de Educação de Beja, contou com bastantes participantes e proporcionou aos pequenotes momentos bem divertidos.

Na sequência da realização do curso “Música na 1ª Infância”, este espectáculo teve como objectivo levar as crianças a ver, ouvir e interagir com instrumentos musicais (flauta de bisel, violoncelo, trombone e cravo) artistas, pais e outras crianças.

Assumindo características singulares a Sul do país, esta iniciativa pretendeu, na área da educação musical, dar resposta a uma carência de uma faixa etária raramente contemplada. Para além de pretender desenvolver a competência artística das crianças na 1ª infância, objectiva também fortalecer a competência dos pais/encarregados de educação na orientação musical dos filhos e promover uma educação integrada das áreas artísticas: música, movimento, expressão dramática e expressão plástica.

 

seguinte >>>


Visualização 800x600 - Internet Explorer 5.0 ou superior

©2002 RVJ Editores, Lda.  -  webmaster@rvj.pt