Director: João Ruivo    Publicação Mensal    Ano VI    Nº64    Junho 2003

Curtas & Directas

PORTUGAL-BRASIL. A Escola Superior de Educação de Portalegre (ESEP) realiza, no próximo dia 2 de Julho, um colóquio subordinado ao tema «A História da Escola em Portugal e no Brasil». A iniciativa tem lugar no auditório da ESEP, pelas 15 horas, e de acordo com a organização pretende analisar o trabalho de investigação que tem vindo a ser efectuado por dois grupos de trabalho, um português e outro brasileiro.

A investigação que tem vindo a ser desenvolvida naquela área envolve 16 investigadores (8 portugueses e 8 brasileiros) e tem por “finalidade compreender como se desenvolveu, em Portugal e no Brasil, o processo de gradual transformação das escolas de primeiras letras em escolas graduadas e organizadas em classes de alunos situados num mesmo nível de conhecimentos e competências. O Estudo abrange o período entre meados do século XVIII e meados do século XX. Facto que permitiu captar o referido processo nas suas raízes e na sua multidimensionalidade.

Presentes no colóquio estarão investigadores brasileiros e portugueses, dos quais se destacam os docentes da Escola Superior de Educação de Portalegre, Maria João Mogarro, e Albano Silva.

 

EXPOSIÇÕES. O Instituto Politécnico de Portalegre tem patente, até ao próximo dia 30 de Junho, uma exposição da obra de Ana Rosário Nunes. Denominada M de terra, a iniciativa apresenta trabalhos numa lógica de abordagem conceptual dos elementos vitais da terra, numa triangulação matéria, mãe e mulher. Segundo a autora, “nesta exposição fala-se de uma quase inversão de papéis: a fotografia que transformou o instante numa materialidade quase escultórica e a escultura que se apresenta como algo que paira no espaço, sem posição definida, sugerindo um movimento orbital”.

Entretanto, também naquele espaço esteve patente, no início de Junho, uma exposição de peças de xadrez em cerâmica. A iniciativa apresentou obras dos alunos do 3º ano do curso de Educação Visual e Tecnológica, da Escola Superior de Educação de Portalegre.

 

CURSOS. O Instituto Politécnico de Portalegre propôs ao Ministério da Ciência e do Ensino Superior a abertura de novas ofertas formativas. Comunicação Educacional e Gestão da Informação, Serviço Social, e Informação Turística, são os cursos propostos pela Escola Superior de Educação. Por sua vez, a Escola Superior de Tecnologia e Gestão voltou a apresentar os cursos de Gestão Social e de Engenharia Informática, enquanto que na Superior Agrária de Elvas as apostas foram para Enfermagem Veterinária e Gestão de Espaços Verdes. O IPP propôs ainda a alteração de alguns cursos em funcionamento, casos de Contabilidade e Auditoria, Marketing, Gestão Estratégica, Engenharia Civil, Engenharia Industrial e da Qualidade e Produção e utilização de cavalos.

 

ÉVORA. Alunos, mestrandos e professores do Departamento de Sociologia, da Universidade de Évora, vão participar nos dias 27 e 28 de Junho, na 13.ª Edição dos Encontros de Monsaraz, que vai abordar a temática “Igualdades de Oportunidades, Imigração e Dinâmicas Inter-Geracionais”.

Esta iniciativa, promovida pela Associação de Defesa dos Interesses de Monsaraz, pretende reunir um conjunto de instituições, nomeadamente da Universidade de Évora, e técnicos envolvidos na problemática da solidariedade social.

Segundo Francisco Martins Ramos, Presidente daquela Associação, “As mudanças sociais ocorridas nos últimos anos, as crises económicas que afectam o equilíbrio social e as alterações dos valores que pontuam a vivência quotidiana têm provocado problemas sociais que a todos afectam”.

Deste modo, a organização considera que os Encontros serão um espaço de diálogo, troca de ideias e experiências por parte daqueles, que no terreno, se encontram a dinamizar projectos e acções conducentes à melhoria das condições de vida e ao bem estar social. 

 

ARTE. Realizou-se nos dias cinco, seis e sete de Junho, no Auditório da Universidade de Évora, o VII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, subordinado ao tema “O Estado da Arte”. 

A iniciativa contou com a presença de vários especialistas que, durante três dias, debateram e reflectiram sobre a problemática da educação. 

O evento teve como principais objectivos: Discutir o Estatuto Epistemológico das Ciências da Educação; Debater o Estatuto Social e Académico das Ciências da Educação; Avaliar o conhecimento substantivo produzido pelas Ciências da Educação na última década, analisando o seu impacte social; Identificar novos rumos e desafios para as Ciências da Educação.
 

 


Visualização 800x600 - Internet Explorer 5.0 ou superior

©2002 RVJ Editores, Lda.  -  webmaster@rvj.pt