CAMPEONATO MUNDIAL DO
NATIONAL GEOGRAPHIC
Jovens do Interior
entre os melhores

A equipa portuguesa alcançou o oitavo lugar, na final mundial do campeonato National Geographic, realizado este mês, nos Estados Unidos. Uma classificação que se pode considerar bastante positiva, já que esta foi a primeira vez que Portugal participou no evento. A equipa nacional foi composta por três jovens do Interior do país, de escolas da área de influência do Ensino Magazine. Pedro Moreira, da Escola Secundária de Mouzinho da Silveira - Portalegre, Edgar Fernandes, da Escola EB 2/3 Cidade de Castelo Branco, e Mário Tiago, da Escola Secundária da Sé – Guarda, foram os representantes portugueses, depois de terem vencido o concurso português National Geographic, emitido pela RTP.
Para Manuela Costa, professora de geografia na Escola EB 2/3 Cidade de Castelo Branco, o nono lugar obtido pela “equipa portuguesa é muito positivo, já que os jovens fizeram uma viagem muito cansativa, de cerca de 10 horas, e não tiveram muito tempo para descansar. Além disso, tiveram que enfrentar a dificuldade da língua oficial do concurso, o inglês”. Aquela responsável recorda que as três primeiras posições foram ocupadas pelos Estados Unidos, Alemanha e França.
Ainda antes da ida dos jovens para os Estados Unidos, o Ensino Magazine foi à descoberta dos três jovens, que com uma cultura geral acima da média conseguiram responder acertadamente a quase todas as perguntas. Numa coisa todos estão de acordo, o concurso é mesmo muito exigente. Dos três jovens, apenas o Edgar já decidiu sobre qual será o seu futuro. Diz querer ser arqueólogo. Um entusiasmo que vem dos filmes do «Indiana Jones». Pedro Moreira, ainda não decidiu, mas vai adiantando que gostava de ser psicólogo, enquanto que Mário Tiago ainda está indeciso entre um futuro no ramo científico ou no informático.
Natural de Portalegre, e a frequentar o 9º ano na Escola Secundária Mouzinho da Silveira, em Portalegre, Pedro Moreira venceu a finalíssima nacional, disputada no passado dia 8 de Março, depois de ter sido o melhor no concurso distrital e inter-distrital. “Tive que me preparar muito bem. Li muitas enciclopédias e nas férias do Carnaval apliquei-me bastante”, começa por referir, para depois recordar que a sua participação se deveu “ao facto da minha professora de Geografia, Cristina Moura, nos ter dado conhecimento do concurso. Como sempre gostei muito de geografia decidi participar”. Indeciso entre escolher a variante cientifíco-naturais ou a de Humanidades, o pequeno Pedro lembra que “gostava de ser psicólogo”.
Edgar Fernandes tem 14 anos e é natural de Castelo Branco. Na finalíssima nacional ficou na segunda posição. Aluno da Escola EB 2/3 Cidade de Castelo Branco, confessa que sempre gostou das disciplinas de História e de Geografia. Na final distrital Edgar Fernandes não errou nenhuma pergunta. “Tive o apoio dos professores de Geografia e de História, que me emprestaram revistas para estudar”, diz. Ainda assim, o jovem albicastrense confessa que “o importante é ter-se uma boa cultura geral. Da segunda vez que fui ao concurso estava mais nervoso, mas acabou tudo por correr bem apesar das quatro horas de gravação”.
O outro mosqueteiro do National Geographic é Mário Tiago. Estuda na Escola Secundária da Sé, na Guarda, e tal como os seus colegas de selecção, foi um dos que acertou mais questões no concurso. “Não estava à espera de vencer as duas primeiras etapas, nem de ser seleccionado para a final mundial”, começa por referir. Para o jovem da Guarda, as “questões colocadas eram bastante complexas e abrangiam as áreas de geografia e história. No entanto, não estudei para ir ao concurso”. Indeciso entre um curso científico ou um na área da informática, Mário Tiago, lembra que a ida à Florida, nos Estados Unidos da América, “foi um sonho que se concretizou”.
PREPARAÇÃO. Antes da partida para os Estados Unidos os três jovens participaram numa sessão de estudo preparatória para o concurso, durante quatro dias. De resto, e segundo a organização portuguesa da prova, durante a estadia na capital, os vencedores aproveitaram para conhecer a sede da National Geographic Portugal e realizar uma visita guiada ao Oceanário e ao Museu de História Natural.
Recorde-se que Edgar Fernandes, Mário Tiago e Pedro Moreira foram seleccionados entre os 5478 alunos que participaram no concurso Grande Aventura National Geographic. Uma iniciativa produzida pela Companhia de Ideias e transmitida todos os sábados pela RTP 1. Durante a estadia em Lisboa, os jovens aprofundaram os seus conhecimentos com a professora Ermita Ferreira de Castro, que os acompanhou durante as provas do Campeonato Mundial National Geographic, competição em que Portugal participa pela primeira vez.
Argentina, Austrália, Bielorússia, Bulgária, Canadá, Costa Rica, França, Alemanha, Hungria, índia, México, Nigéria, Polónia, Roménia, Rússia, Singapura, Reino Unido e Estados Unidos foram os outros países presentes no concurso. Cultura Geográfica foi o tema de fundo em que os jovens estudantes foram avaliados. Um tema que envolve disciplinas tão distintas como História, Economia, Ciência e Política, entre outras matérias.

|