Director: João Ruivo    Publicação Mensal    Ano VI    Nº59    Janeiro 2003

Última

TRISTES EUROPEUS - JOUISSEZ SANS ENTRAVES

Bom teatro em Castelo Branco

O Cine-Teatro Avenida, em Castelo Branco, vai receber no próximo dia 1 de Fevereiro, um dos melhores espectáculos de dança contemporânea actualmente em cena em Portugal, denominado “ Tristes Europeus - Jouissez sans entraves”, o qual conta com a coreografia de Paulo Ribeiro e será apresentado pela Companhia Paulo Ribeiro, residente do Teatro Viriato, em Viseu.

Este espectáculo estreou precisamente em Viseu, a 13 de Dezembro, em co-produção com a Maison de la Culture de Bourges, tendo já sido apresentado naquela cidade francesa, bem como em Montemor-o-Novo, Guimarães, Coimbra, Dusseldorf, Estugarda e no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém.

Nas palavras de Paulo Ribeiro, “Tristes Europeus, Jouissez sans entraves é um encontro de várias pessoas de várias Europas em Viseu. Todos trouxeram histórias diferentes, passados distintos, realidades e expectativas que no exílio se reafirmaram ou diluíram. Todos eles falam com o corpo, todos eles respiram pela pele e sonham diluir-se em seres universais capazes de tudo apreender e compreender. Todos sofrem no entanto de claustrofobia e asma crónica”.

Acerca deste espectáculo, o considerado melhor coreógrafo português da actualidade adianta que “só a capacidade de esquecimento de si próprio pode aliviar este sofrimento de não estar bem em lado nenhum. Este encontro é uma festa da memória que só o corpo inquieto pode guardar registro. Corpo de memória. Corpo de esquecimento. Corpo de sentir e fazer sentir que fora dele nada faz sentido”.

 

PSICOMOTRICIDADE. O Centro de Formação do Pinhal vai organizar uma acção de formação sob o tema “Psicomotricidade e dificuldades na aprendizagem”, a qual conta com a presença de Rui Martins, professor auxiliar na Faculdade de Motricidade Humana e vai decorrer no salão de sessões do Jardim de Infância O Cortiço. A acção destina-se a docentes de todos os sectores de educação e ensino, tendo prioridade os docentes em funções de apoio educativo. As inscrições devem ser feitas até 4 de Fevereiro (274600650) e os participantes devem usar roupa desportiva, a fim de participarem na componente prática da formação.

 

EXPOSIÇÃO. A sala de exposições dos Serviços da Presidência do Instituto Politécnico de Castelo Branco foi o palco escolhido para a realização da exposição de tapeçarias de Maria do Carmo Patrício. A inauguração está prevista para 30 de Janeiro, sendo que a exposição ficará patente ao público até 21 de Fevereiro.

 

AJUDA. O Instituto Politécnico de Viseu entregou material lúdico e pedagógico ao Internato Vissense Santa Teresinha e ao Lar Escola Santo António. Esta dádiva, que incluiu computadores, impressoras, diciopédias, aparelhagens, mesas de ténis, entre outras, foi angariada com a verba da venda do livro “O Regresso à Condição” e destinou-se a suprir carências enumeradas por aquelas instituições, as quais desenvolveram reconhecida acção meritória no acolhimento e tratamento de jovens de há anos a esta parte.

 

ENGENHARIA. As fotografias que integram o livro “Cem obras de Engenharia Civil do Século XX” vão estar expostas de 1 a 28 de Fevereiro, na sala de exposições do Edifício das Ciências da Engenharia da Universidade da Beira Interior. Esta é uma das exposições mais interessante sobre o sector e constituiu um grande sucesso quando esteve patente na cidade do Porto.

 

LEIRIA. O Instituto Politécnico de Leiria vai celebrar um protocolo de cooperação com a Universidade dos Açores, com vista à abertura de cursos de mestrado e doutoramento no ano lectivo 2003/2004. O acordo permitirá ainda a mobilidade de docentes e alunos entre as duas instituições. O protocolo permitirá ao IPL aumentar a oferta de pós-graduações em áreas como a gestão e administração, biologia, biotecnologia, produção alimentar e engenharias.

 

JORNAIS. A Escola EB 2/3 Cidade de Castelo Branco acaba de lançar mais um número do seu jornal, O Perdigoto. Os destaques vão para a entrevista efectuada a Costa Alves, responsável pelo Instituto de Meteorologia de Castelo Branco, e para as actividades da escola. A Escola EB 2/3 de Santa Clara, na Guarda, também lançou mais um número do seu jornal, de onde se destaca o fim das obras naquele estabelecimento de ensino.

 


Visualização 800x600 - Internet Explorer 5.0 ou superior

©2002 RVJ Editores, Lda.  -  webmaster@rvj.pt