Director: João Ruivo    Publicação Mensal    Ano VI    Nº60    Fevereiro 2003

Universidade

DE 7 A 9 DE MARÇO

UBI debate comunicação

O Núcleo de Estudantes de Comunicação da Universidade da Beira Interior (UBImedia) vai organizar o Encontro Nacional de Estudantes de Comunicação (Cerne), o qual decorre de 7 a 9 de Março, nas instalações da Pousada de Juventude das Penhas da Saúde, na Serra da Estrela, o qual tem como fim debater aspectos relevantes para a formação dos estudantes de comunicação, promovendo a sua união no sentido de terem maior poder reivindicativo.

De acordo com o presidente do UBImedia, Luis Neves Franco, “o ensino da Comunicação em Portugal apresenta, desde há muito, diversas falhas ao nível de infra-estruturas, formação em novas tecnologias, esclarecimento sobre regras jornalísticas, entre outras, as quais não permitem uma formação completa dos estudantes, futuros profissionais de comunicação”, pelo que só assim entende os problemas que têm surgido em resultado de alguns trabalhos jornalísticos, bem como a “situação instável e desprotegida dos estagiários”.

Perante estes factos e porque há muitos órgãos que continuam a funcionar sem qualquer licenciado em Comunicação, Luis Franco entende que será necessário discutir para encontrar soluções de combate “à falta de coordenação do trabalho dos diversos órgãos de representação de estudantes de Comunicação, para além da inexistência de órgãos que representem directamente alguns dos estudantes”.

Esse será então um dos objectivos do encontro, ao mesmo tempo que se pretende elaborar um documento que aponte problemas e soluções, o qual deverá ser posteriormente apresentado a órgãos como a Assembleia da República, Presidente da República, primeiro-ministro, ministro da Ciência e Ensino Superior.

Além disso, de acordo com aquele responsável, “existe já, da parte do UBImedia, com o apoio de outros núcleos e de representantes de estudantes de Comunicação de outras instituições, o projecto de formação de uma organização nacional de estudantes de comunicação, que os represente perante as suas instituições de ensino, o Estado Português, empregadores, entre outros, aumentando o seu poder de negociação perante estes

O Encontro tem início na sexta-feira, dia 7, às 17h30, com a recepção dos participantes, seguida de visita às instalações do Departamento de Comunicação e Artes da UBI. Segue-se a instalação na Pousada e um jantar, além de uma festa na Discoteca & Companhia. No sábado, a partir das 15 horas, serão discutidos os problemas existentes no ensino académico da Comunicação. Às 22 horas serão abordadas as dificuldades de integração no mercado de trabalho e a precaridade dos estagiários. Segue-se a reunião da Comissão de redacção. O domingo começa com um debate sobre possíveis meios de coordenação, nomeadamente a criação de uma organização nacional de estudantes. À tarde será elaborado um sistema rotativo de organização de Jornadas Nacionais de Comunicação, seguida da discussão e aprovação do documento reivindicativo
.

 

 

 

VII CICLO DE TEATRO UNIVERSITÁRIO

Março em grande

O Grupo de Teatro Universitário da Beira Interior (Teatr´UBI) vai organizar a sétima edição do seu ciclo de teatro, no Teatro Cine da Covilhã, entre 14 e 27 de Março, o qual conta com a participação dos melhores grupos de teatro universitário do País, além de um grupo espanhol da Galiza e uma companhia profissional de Madrid.

O ciclo que abre com a nova peça do Teatr´UBI, “A Ferida no Pescoço”, a qual estreou a 25 de Fevereiro, na sala de ensaios da Associação Académica, que tem como base o texto “Descrição de um quadro” de Heiner Muller e encenação de Susana Vidal. Esta peça sobe ao palco nos dias 14 (21h45) e 15 (23 horas), dias em que decorrem também duas tertúlias sobre poesia, a cargo da Alma Azul, que organiza também uma feira do livro nos três primeiros dias da iniciativa.

A 16 haverá nova tertúlia com a Alma Azul (a partir das 23), mas antes sobe ao palco o Grupo Experimental de Teatro de Aveiro (Gretua), com a peça Café Terrasse. Nos restantes dias haverá teatro a partir das 21h45, com grupos como o do Instituto Superior Técnico (“A Corda no Paraíso”), Teatro Amador da Raia (“A noite dos assassinos”), Teatro da Universidade de Ourense - Maricastaña (“El despertar”), Teatr´UBI (“Do outro lado sempre estás tu, do lado de Nápoles”), Universitário de Coimbra (“Talk the talk & the Jay”).

A peça “A Birra do Morto”, da autoria do albicastrense Vicente Sanches, já considerado o melhor dramaturgo português vivo, estará em cena no dia 22, pelo Teatro Experimental de Medicina de Lisboa. A 23 , o Grupo de Teatro da Universidade do Algarve apresenta “Os organismos” e, a partir das 23 horas, há recital de canto e piano, com Carlos Duarte.

As curtas metragens vencedoras do Imago 2002 serão apresentadas a 24, a partir das 21h45. A 25 volta o teatro, com a peça “Cadáver sem título”, pela mão do Teatro da Universidade do Porto. A 26 há dança contemporânea com os Jangada de Pedra. O último dia do ciclo começa com um workshop de dança criativa, entre as 14 e as 17 horas. Às 21h45, Orlando Paraíba, lê a mensagem oficial do Dia Mundial do Teatro e, a partir das 22 horas, sobe ao palco a Compañia por Concertar, com a peça Associación de Cantantes Anónimos.

VIAGENS. Mas se o Teatr´UBI tem nova peça e um ciclo que promete, as novidades não ficam por aqui. A 28 de Fevereiro estará no Pavilhão de Manteigas para um espectáculo com fogo e música. Tem também já convite para Coimbra, no mês de Abril e, de 2 a 4 de Maio, o grupo viaja até à Galiza para participar na Mostra Internacional Universitária, na qual participam universidades de todo o mundo. Esta é a oitava edição da mostra e a sétima vez que o Teatr´UBI participa, sendo que já ali venceu o prémio da melhor dramaturgia. Em Espanha, o grupo da UBI já esteve também em Pontevedra e passou ainda por outros países, o que só continuará a acontecer se os apoios chegarem, situação que este ano está numa fase mais difícil do que aconteceu em anos anteriores.

 


Visualização 800x600 - Internet Explorer 5.0 ou superior

©2002 RVJ Editores, Lda.  -  webmaster@rvj.pt