Director: João Ruivo    Publicação Mensal    Ano VI    Nº60    Fevereiro 2003

Curtas & Directas

SERVIDOR. A Escola Superior de Turismo e Telecomunicações (ESTT) foi recentemente equipada com um novo servidor. Uma estrutura informática que pretende solucionar os problemas de ligação entre o edifício central e o local onde estão situadas as salas de aulas. Face a uma avaria no servidor principal, que não tinha reparação, foi necessário adquirir um novo equipamento e proceder à sua instalação.

Dada a natureza do papel desempenhado por esse servidor, foi instalado um sistema operativo servidor, configurado o domínio e instaladas todas as ferramentas de suporte necessárias, como sejam um programa servidor de Internet, ISA Server e um programa de servidor de impressão. O Centro de Informática do IPG procedeu à criação de contas de utilizadores para os funcionários e alunos da ESTT.

O plano desenvolvido implicou a reinstalação do servidor que assegura o normal funcionamento das aulas e que contém todo o software necessário, tendo sido realizada uma actualização com vista a conservar toda a informação nele armazenada, de vital importância para alunos e professores.

De acordo com o Centro de Informática do IPG, a necessidade da existência de dois servidores deve-se ao facto de os dois edifícios se encontrarem distantes um do outro o que obriga à existência de uma ligação dedicada e que é lenta em termos de velocidade de transmissão de dados.

 

ENCONTRO. O Instituto Politécnico da Guarda vai estar representado no XIII Encontro da Associação das Universidades de Língua Portuguesa, que vai decorrer, de 7 a 11 de Abril, em Macau.

Subordinado ao tema “Espaço Lusófono do Ensino Superior e Investigação”, este encontro pretende perspectivar o espaço lusófono do ponto de vista da sua estrutura actual de ensino e investigação e sondar o interesse em lançar as bases para a possível organização de uma rede deste nível de ensino. Para a organização deste evento, o factor de mobilidade nesta rede consolidaria a sua existência, coerência e dinamismo.

 

VILA VIRTUAL. Constituindo o seu projecto final de curso, o aluno Hélder Rodrigues, do Curso de Engenharia Informática da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Beja, com a orientação de Luís Carlos da Silva Bruno, docente daquela Escola, concebeu uma reconstituição virtual da Vila Romana de Pisões, localizada a poucos quilómetros de Beja. Partindo dum desafio lançado pelo Intsituto Politécnico de Beja e contando com a colaboração do IPAR e de Florival Baiôa, da ESEB, a reconstituição é o primeiro trabalho deste género produzido em conjunto pelo IPB e pela ESTIG, elaborado com recurso à linguagem VRML (Virtual Teality Modelling Language).

 

PRAÇA. As obras da praça que liga a ESAB e a ESEB já estão concluídas. A nova infra-estrutura veio enriquecer o campus do IPB, pois traduz-se, no entender dos seus responsáveis, num espaço digno e capaz de garantir melhores acessibilidades àquelas Escolas, bem como espaços de estudo e lazer para os nossos alunos. Com a conclusão desta praça, o ciclo de obras iniciadas em 2002 apresta-se para ficar definitivamente concluído, já que ao parque de estacionamento e à vedação do campus, apenas falta a instalação dos portões. 

Por concluir está apenas a 2ª fase da ESAB, cujo edifício será mobilado e equipado já a partir do início de Janeiro, devendo os arranjos exteriores estar concluídos até ao final deste semestre lectivo.

 

PINTURA. O Gabinete de Organização de Eventos do Instituto Politécnico de Viseu vai organizar o seu primeiro workshop de pintura no próximo mês de Março, o qual conta com a colaboração do artista Jorge Curval. Tendo o desenho como base, aquele workshop pretende fazer um afastamento do academismo da tela e do óleo, utilizando materiais contemporâneos e técnicas mistas, à base de vernizes, colas e gessos aplicados a vários suportes.

A acção tem lugar nos Serviços Centrais do Politécnico, nos dias 5, 12, 19 e 26, entre as 14 e as 18 horas. Além de ser passado certificado de participação, no final do workshop o Politécnico organiza uma exposição com todos os trabalhos, a qual irá decorrer no foyer das Aula Magna, sendo possível a comercialização de obras.

Recorde-se que o artista Jorge Curval, natural do Porto, expôs recentemente as suas obras no Politécnico de Viseu, tendo contado com uma grande adesão de público.

Desde 1984 que participa em exposições individuais e colectivas, tanto em Portugal como no estrangeiro, designadamente na Grécia, Brasil, França e Espanha. Está representado em diversas instituições públicas e privadas e, desde 1997, lecciona a cadeira de Artes Plásticas na Universidade Sénior do Porto.

 

BASQUETEBOL. O primeiro torneio de basquetebol (3x3), no escalão sénior masculino, vai decorrer nas instalações desportivas do Politécnico de Viseu, no próximo dia 1 de Março, entre as 10 e as 18 horas. O evento insere-se no âmbito de um estágio profissional denominado Animador Desportivo e Cultural, e conta com um máximo de 20 equipas. As três primeiras classificadas terão direito a um prémio, cuja entrega será feita num jantar convívio que encerra o evento.

 

FRANCOFONIA. No âmbito da Semana Cultural da Escola Superior de Educação de Viseu, a Área Científica de Francês vai realizar a Semana da Francofonia, a qual decorre nos dias 25 e 26 de Março e conta com o apoio do Politécnico, da Embaixada da Suíça em Lisboa e da Pro-Helvetia. As actividades decorrem no auditório da escola e destinam-se a professores, futuros docentes e à comunidade em geral, sendo todas as comunicações feitas em francês. 

A 25, os seminários destinam-se aos alunos de Português/Francês da ESE, enquanto no dia 26 estará presente Bernard Crettaz, o qual animará uma acção de formação intitulada “Un pays parfait: la Suisse et les Alpes”, em cujo âmbito se inserem uma conferência, ateliers e debates. Paralelamente será possível apreciar exposições sobre o referido conferenciasta e algumas obras da literatura helvética. Os interessados devem fazer a sua inscrição até 28 de Fevereiro e terão direito a um certificado de participação.

 

TOMAR. A XIII edição do Simpósio de Tecnologia e Artes Gráficas (ARTEC) vai decorrer no Instituto Politécnico de Tomar de 21 a 24 de Abril de 2003. O Simpósio é organizado pelos alunos do terceiro ano do curso de Tecnologia e Artes Gráficas do Instituto Politécnico de Tomar, e é considerado o evento anual com o maior impacto no âmbito das actividades artísticas, científicas e tecnológicas da comunicação gráfica do nosso país. Neste momento é já um encontro internacional de estudo e de demonstrações, funcionando como um palco de afirmação do nível de competências com que se habilitam os diplomados para o desempenho profissional.

 

SIMPÓSIO. “Animação e Tempos Livres: perspectivas e intervenções” foi o tema do simpósio realizado nos dias 21 e 22 de Fevereiro no Hotel Lamego, o qual foi organizado pela Área Científica de Educação Física do pólo de Lamego da Escola Superior de Educação de Viseu, alunos do 4º Ano de Educação Física e pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego. O objectivo do simpósio passou por identificar e reflectir sobre o papel que cabe ao animador na sociedade actual, a qual vive grandes transformações. No simpósio estiveram Vasconcelos Raposo e Marcelino Lopes, Fernando Regateiro e Augusto Santos Silva.

 

SEMINÁRIOS. Os Serviços Centrais do Instituto Politécnico de Viseu acolheram este mês, nos dias 15 e 16, um leque de cinco seminários da responsabilidade conjunta do British Council e da Universidade de Cambridge. Os seminários, abertos a professores, tiveram um perfil misto de natureza teórica e de workshop, visando “facultar informação relevante em vários domínios, com incidência especial nas ideias práticas para o ensino na sala de aula”, além de “orientações sobre a avaliação do desempenho dos candidatos”, já que estiveram em análise os vários tipos de exames ministrados pelas instituições que promoveram a iniciativa. 

 


Visualização 800x600 - Internet Explorer 5.0 ou superior

©2002 RVJ Editores, Lda.  -  webmaster@rvj.pt