POLITÉCNICO DE VISEU
Recolha de medula
óssea
O Conselho de Viriato, órgão máximo da praxe do Instituto Politécnico de Viseu, promoveu, no passado mês de Novembro, uma campanha de inscrição na base de dados internacional de dadores de medula óssea, uma iniciativa inédita no meio académico.
Os responsáveis máximos da praxe do Politécnico de Viseu entendem que, além das tradicionais actividades de integração dos caloiros, é “fundamental e de extrema relevância a organização de determinados eventos que possam dignificar a academia e honrar todos aqueles que neles participem”.
“Esta iniciativa é apenas mais um passo da nossa praxe, num evoluir de sentimentos e acções, num ultrapassar de barreiras, numa forma de tornar possível o acesso a todos os nossos alunos, funcionários, docentes e demais pessoas interessadas em colaborar nesta campanha”, explicam.
A iniciativa decorreu nos serviços centrais do Campus Politécnico e a inscrição foi feita através de formulário médico e de uma análise ao sangue. A cada interessado eram entregues dois frascos e em seguida recolhia-se uma amostra de sangue. Na sala, enquanto duas enfermeiras preparavam as agulhas, a fila de alunos, caloiros ou não, ia aumentando. Os registos serão depois inseridos numa base de dados. As compatibilidades com os doentes que necessitarem de transplantes serão testadas. Para o dia 10 de Dezembro, o Conselho Viriato quis envolver na mesma causa a cidade, “e se possível” todo o distrito.
Um dador é chamado quando há um doente com o qual é compatível, uma situação com poucas probabilidades de acontecer. Contudo, se assim o entender, pode nessa altura não concretizar a doação de medula.
CONCERTO. A Orquestra Filarmónica das Beiras vai realizar um concerto de natal, no próximo dia 17, a partir das 21h30, na Aula Magna da Presidência do Politécnico de Viseu. Dirigida pelo maestro António Vassalo Lourenço, a actuação divide-se em duas partes. Na primeira serão interpretadas obras de Max Reger, Peter Warlock e Edward Elagar, enquanto na segunda os temas interpretados serão de Henry Purcell, Samuel Barber e Gustav Holst.
GAMA-FÓRUM. O Gama-Forum é mais uma das actividades ligadas ao Gabinete de Apoio Matemático ao Aluno e um ponto de encontro para os alunos da Escola Superior de Tecnologia de Viseu. No
Gama-Forum é possível trocar ideias, partilhar experiências, colocar questões e discutir assuntos da área de Matemática. Esta iniciativa está on-line desde 17 de Novembro e deverá funcionar, pelo menos, até 25 de Maio do próximo ano
APPLE. O Departamento de Informática da ESTV, a Computoviseu, Lda. e a Apple IMC Portugal vão realizar um conjunto de palestras e demonstrações de produtos e tecnologias Apple, em duas sessões repetidas, uma na manhã (das 9 às 13) e outra na tarde das 14h30 às 18) do dia 9 de Dezembro de 2003. Haverá também uma exposição de equipamentos Apple junto ao Auditório da Superior de Tecnologia.
TEATRO VIRIATO
Sérgio Godinho em
Viseu
O cantor Sérgio Godinho vai actuar no Teatro Viriato, em Viseu, nos próximos dias 12 e 13 de Dezembro, a partir das 21h30, duas noites que prometem muita animação com a experiência de quem já tem 30 anos de carreira, 20 discos (16 álbuns de originais) editados e é, sem dúvida, um dos artistas mais importantes na cena musical portuguesa.
Actor com múltiplas participações em filmes, peças teatrais, séries e peças televisivas e ainda autor de textos para teatro e de canções para séries televisivas e, ocasionalmente, realizador, entre muitas outras actividades. “É uma coisa que, em mim foi sempre natural, já que a minha formação também foi de actor, e só não faço mais teatro porque me ocupa demasiado tempo e tem que haver escolhas”, revela o cantor, que agora volta ao teatro, para cantar.
Sérgio Godinho nasceu, em 1945, no Porto. Partiu de Portugal com 20 anos, recusando assim fazer a guerra colonial. Viveu durante nove anos em Genebra (Suíça), Paris (França). O seu primeiro LP, “Os Sobreviventes”, foi gravado em França, em 1971. Após o 25 de Abril de 74 tornou-se autor de algumas das canções mais unanimemente aclamadas da música portuguesa - “Com Um Brilhozinho Nos Olhos”, “O Primeiro Dia”, “É Terça-Feira”, tendo ainda gravado vários álbus e participado noutros projectos culturais.
Em 2003 gravou um CD onde junta alguns amigos com quem partilha 14 canções. Entre muitos outros artistas participam neste disco Camané, Da Weasel, Jorge Palma, Teresa Salgueiro, Xutos e Pontapés e alguns grandes nomes da música popular brasileira. Estes concertos serão uma boa oportunidade de, ao longo de hora e meia, ouvir muitas das músicas do cantor, a preços módicos: 15 euros (sujeitos a descontos).
ABRAÇO. O Teatro Viriato, de Viseu, decidiu associar-se à campanha nacional da Abraço, oferecendo-lhe a receita integral da representação das sessões realizadas no Dia Mundial da Luta Contra a Sida, da peça “Polergazinho”, do Teatro de Marionetas do Porto.
Polergazinho é uma marioneta manipulada por actores que representam acompanhados pela projecção de ilustrações de Júlio Vanzeler numa tela - a um ritmo semelhante ao do virar a página de um conto infantil - e da música ao vivo da pianista Shirley Resende.
Com o minúsculo protagonista, o Teatro de Marionetas do Porto pretende simbolizar as dificuldades de relacionamento dos mais novos com um mundo enorme.
Tal como na história de David contra Golias, apesar do seu tamanho Polegarzinho consegue vencer o Gigante, mostrando às crianças que, se usarem tudo o que têm de bom, podem ultrapassar as dificuldades num mundo onde tudo lhes parece grande e perigoso. 
|