BEJA, ÉVORA E PORTALEGRE
Começar no Alentejo
Doze jovens universitários já assinaram o contrato de adesão ao projecto “Começar”, uma iniciativa da Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL) que visa apoiar a criação de auto-emprego, foi hoje divulgado.
O projecto é direccionado para jovens recém-licenciados ou bacharéis que frequentaram estabelecimentos de ensino do Alentejo, como os institutos politécnicos de Beja e Portalegre e as universidade de Évora e Moderna (Beja).
De acordo com a ADRAL, os doze jovens seleccionados frequentam desde o início de Julho uma acção de formação com vista à criação ou aperfeiçoamento de instrumentos que lhes permitam a criação do seu próprio posto de trabalho/empresa.
O projecto “Começar”, em que também participa como parceira a Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), pretende estimular a fixação no Alentejo de jovens universitários, reforçar a sua capacidade de iniciativa, a formação e preparação técnico/profissional, assim como o tecido empresarial e o seu rejuvenescimento.
O programa, que conta com o apoio do Banco Espírito Santo e do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), é financiado por fundos da União Europeia.
IPG
Férias animam Guarda
A segunda edição das Férias em Movimento excedeu as expectativas e juntou, entre 14 e 25 de Julho, mais de 50 jovens. A iniciativa organizada pelo Centro de Treino e Animação Desportiva do IPG , serviu par a promoção de diversas actividades desportivas e recreativas.
Segundo a organização, este ano, o CTAD procurou ir ao encontro de novas e mais aliciantes actividades. A exemplo disso, os jovens praticaram Esqui, Escalada em Rocha, Canoagem, Vela, Caminhada e BTT. No entanto, algumas actividades da Iª edição, mantiveram-se, como foi o caso da Equitação.
Houve, ainda a preocupação de programar mais actividades ao ar livre, a fim de proporcionar um maior contacto com a Natureza, e ao mesmo tempo, transmitir os cuidados e formas de preservá-la.
Sara, 13 anos, participou neste evento pela segunda vez, e frisou que, em relação às actividades realizadas na 1ª edição, houve melhorias. A maior diversidade das actividades deveu-se, também, a um questionário feito a alguns participantes do ano anterior, no qual estes davam algumas sugestões.
Deste modo, Sara afirmou que as actividades de que mais gostou foram a canoagem, a vela, a equitação e a escalada. Acrescentou que, além de ter gostado bastante do convívio com os colegas, também gostou dos monitores.
No último dia das Férias em Movimento foi organizada uma pequena peça de teatro, intitulada Compal Angels, onde não faltou a imaginação e a boa disposição.
EM VISEU
Viriato aposta tudo
Uma exposiçm destaqueO Teatro Viriato - Centro Regional das Artes do Espectáculo das beiras acaba de finalizar a programação para o último trimestre do ano, onde são incluídas artes como música, teatro, dança e novo circo.
A música será trazida pelo duo Telectu e pelo Remix. A conquista de Lisboa e a estória de Don Quixote são apresentadas pelo Teatro Meridional e Companhia do Chapitô, respectivamente. Na área da dança, Javier de Frutos dirige Wade in the Water, em parceria com a Companhia Instável. Finalmente, Rui Horta leva ao palco a coreografia LP, a sua última criação que já passou por Coimbra 2003, Capital Nacional da Cultura.
Em Novembro, o Ciclo Contradicionais veste-se de outro ritmo e cor, sendo dedicado, em exclusivo, ao Novo Circo, uma actividade que constitui o supra-sumo das artes do palco, sendo aqui apresentada por quatro artistas e companhias diferentes.
Já dirigidos aos mais pequenos estarão espectáculos como Polegarzinho (Teatro de Marionetas do Porto). O relato de Alabad (Teatro Meridional), Don Quixote (Companhia Chapitô). Em matéria de ateliers estão agendados dois, As Mãos e A Lua tem Olhos Nariz e Boca, a cargo de Lira Keil Amaral, para crianças até seis anos. Continuará ainda a actividade de Biblioteca Sensível e Intinerante, com contadores de histórias, como Ana Mané, Rúben Tiago Raúl Oliveira.
|