DOCENTES DA ESE DE
PORTALEGRE APRESENTAM ESTUDO
Perfil do Turista de
Marvão
Jorge Pacheco, docente da Escola Superior de Educação de Portalegre, acaba de apresentar um estudo sobre o perfil do turista de Marvão. Coordenado por Domingos Bucho, também da ESEP, aquele documento apresenta várias conclusões, de onde se destaca o facto do número de turistas àquela localidade, candidata a património mundial, tem vindo a aumentar. Domingos Bucho frisou isso mesmo, durante a apresentação pública do estudo. “O número de turistas tem vindo a aumentar, independentemente das flutuações e das contingências”, disse.
No entanto, e para aqueles responsáveis é necessário aferir critérios de registo dos turistas, para que se possa fazer uma análise mais séria. O que acontece é que os números apurados têm por base os registos dos postos de turismo, o que pode influenciar os números. Um exemplo disso, foi o número de turistas em Monforte, que de um ano para outro, passou de dois mil 664 para 21 mil 636. Isto porque foram contabilizados os visitantes na Monferfeira como turistas.
PERFIL. O estudo realizado refere que o turista de Marvão é na sua maioria do sexo masculino, com idade média a rondar os 38 anos, e regra geral de nacionalidade portuguesa. Diz ainda o documento que o turista de Marvão tem formação superior, detém uma situação profissional estável e desempenha funções de cariz técnico, ligadas ao ensino, ou enquanto quadro médio/gestor. Em média aufere rendimentos mensais superiores aos mil 250 Euros.
O documento revela ainda que na visita a Marvão, o turista tipo faz-se acompanhar de familiares e desloca-se em viatura própria, motivado pelo gozo de férias, permanecendo na vila dois ou três dias. Durante a estada, os principais consumos dividem-se entre o alojamento e a restauração, surgindo o artesanato na terceira posição. A candidatura da vila a património mundial também é bem vista pelo turista tipo de Marvão, o mesmo sucede com o facto dos carros não poderem entrar dentro da muralha. Finalmente, a maioria dos turistas inquiridos considera positivo o enquadramento paisagístico da vila na região envolvente.
ANTIGO ALUNO DA ESECB
Rui Quelhas no IND
Rui Quelhas, antigo aluno da Escola Superior de Educação de Castelo Branco, é o novo delegado distrital do Instituto de Desporto de Portugal (IDP). Profissional de Educação Física, tomou posse, tal como os restantes delegados distritais, no final de Julho, numa sessão que decorreu na sede do
IDP.
Rui Quelhas tem desenvolvido a sua actividade ligada ao ensino na Escola João Franco do Fundão: Nos últimos tempos dirigia o Gabinete de Desporto da autarquia fundanense. O novo delegado classifica de “uma grande honra o convite”, que lhe vai proporcionar “um trabalho ambicioso e de utilidade pública”.
Vai empenhar-se em inovar e trazer novas práticas para o distrito, “segundo as orientações que vão ser dadas para os diversos distritos”. Para já vai ser feito “o levantamento dos problemas” para a partir de Setembro, mês em que vão ser conhecidos os programas de actuação, arrancar a sério com o trabalho.
AGRÁRIA DE CASTELO
BRANCO
Nelson Matos eleito
Nelson Matos é o novo presidente da Associação de Estudantes da Escola Superior Agrária de Castelo Branco. A tomada de posse realizou-se em Julho, no auditório Virgílio Pinto de Andrade, onde os novos corpos sociais anunciaram que os objectivos passam pela “criação de um novo gabinete de apoio à política estudantil, para efectuar um acompanhamento mais directo aos acontecimentos recentes do Ensino Superior em Portugal.
Ao lado de Nelson Matos estão André Rodrigues e Luisa Afonso. Na Assembleia Geral preside Marco Cordeiro, além de Andreia Carvalho, Jorge Pinheiro e Vera Lopes. No Conselho Fiscal estão Lúcia Costa, Daniel Bonina e Andreia Nunes.
Os corpos sociais incluem ainda o Gabinete de Cultura (com Bruno Silva, Liliana Gonçalves, Ana Godinho e Emanuela Jerónimo), Gabinete de Apoio ao Estudante (Pedro Cardoso, Licínia Matos, Sílvia Ribeiro e Anabela Couto), o Gabinete de Desporto (Rui Costa, Ivone Ribeiro, Ricardo Luís e João Silva), Gabinete de Apoio à Facab (António Mendes, Sandra Vaz e Susana Mestre), e ainda o Gabinete de Apoio à Política Estudantil (Ana Lourenço, Ana Coelho e José Mendes).
seguinte >>>
|