GUARDA. “A Guarda Culta” é o título do novo livro de Jesué Pinharanda Gomes. Apresentado ao público, no final de Março, no Auditório dos Serviços Centrais do Instituto Politécnico da Guarda, o livro insere textos relativos à história política, à história religiosa e à história literária. Segundo , Pinharanda Gomes a obra é “o fecho da cúpula dos estudos que, no decurso de uns bons trinta anos dediquei à Guarda e à sua região.” O autor afirma que este livro pretende ser “uma apologia aos nossos valores locais, para ganharmos ânimo e consciência do que somos, junto a uma fronteira cada vez menos fronteira”.
MECÂNICA. As Jornadas de Engenharia Mecânica da Guarda tem data marcada para os próximos dias 21 e 22 de Maio, no auditório do Instituto Politécnico. A iniciativa é promovida pelo Departamento de Engenharia Mecânica da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, em colaboração com o Núcleo do Curso, e estarão presentes vários especialistas naquela área, quer ligados ao ensino, quer ao mundo empresarial.
INFORMÁTICA. As 1ª Jornadas de Engenharia Informática do Instituto Politécnico da Guarda realizam-se nos próximos dias 27, 28 e 29 de Maio, no Auditório dos Serviços Centrais do IPG. A iniciativa é organizada pelo Departamento de Engenharia Informática da ESTG, e conta com o apoio do Núcleo de Engenharia Informática. Além das palestras e colóquios, as jornadas integram uma exposição de materiais informáticos.
PALESTRAS. Questões Sociais e Étnicas em Tecnologias de Informação e Segurança em Sistema de Redes, são os temas de duas palestras a realizadas no Auditório da Superior de Tecnologia, respectivamente a 29 e 30 de Abril, nas quais será orador Gerben Dierick, professor do Departamento da Universidade Católica de Leuven, na Bélgica. A primeira das palestras, a realizar entre as 14h30 e as 17h30 de terça-feira aborda as vantagens e desvantagens da utilização de computadores na sociedade actual, tentando apontar soluções. A segunda abordará segurança e ameaças possíveis nas redes, dando exemplos de ataque e medidas de defesa, e decorre na quarta-feira, entre as 9h30 e as 11h30.
CULTURA. A Companhia Paulo Ribeiro, companhia residente no Teatro Viriato, em Viseu, vai estrear o espectáculo “Silicone Não” no próximo dia 29 de Abril, às 21h30, estando a peça em cena até 3 de Maio. Com concepção, direcção e coreografia de Paulo Ribeiro, a partir de um texto de Jacinto Lucas Pires, “Silicone Não” conta com música de Nuno Rebelo, voz de Carla Bolito, vídeo de Fábio Iaquone, desenho de luz de Nuno Meira. Os intérpretes serão Constance Lüttich, Leonor Keil, Marta Cerqueira, Marta Silva, David Leirat, Félix Lozano e Romulus Neagu. Um especatáculo a não perder, o qual é uma abordagem ao caos dos afectos.
JORNADAS. A primeira edição das Jornadas Vitícolas do Dão decorreram, de 9 a 11 de Abril, na Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu, tendo estado em discussão temas como Casta e Porta-enxertos, condução da vinha e rega da vinha. Organizadas pela Comissão Vitivinícola Regional do Dão, Escola Superior Agrária de Viseu e Centro de Estudos Vitivinícolas do Dão, as jornadas tiveram o patrocínio da Caixa Geral de Depósitos. Recorde-se que a vitivinicultura é uma das principais actividades agrícolas da região do Dão, mas os vinhedos ancestrais, há muito que reclamam uma rápida reconversão, apoiada em tecnologias actuais, tendo sempre presentes as tradições culturais da região. Nestas jornadas pretendeu-se divulgar, de uma forma objectiva e acessível aos viticultores do Dão, todos os conhecimentos adquiridos ao longo destes últimos anos, de forma a que possam realizar uma melhor estruturação dos seus vinhedos. 
|