CARTONISTAS DO ENSINO
BRILHAM
Vitória na Amadora
O cartonista do Ensino Magazine, Bruno Janeca, e o argumentista dos seus trabalhos, Dinis Gardete, foram os grandes vencedores do
Festival Internacional de Banda Desenhada e Cartoon da Amadora, ao terem arrebatado o primeiro e o segundo lugar do concurso, na categoria de cartoon, além de uma menção honrosa.
O tema do concurso resumia-se à palavra Odisseia e surgiram os mais variados trabalhos, desde os relacionados com a Odisseia do épico grego Homero até à odisseia que é o facto de publicar banda desenhada em Portugal. No seu caso concreto, Bruno Janeca e Dinis Gardete optaram pela odisseia que é ser peão em Portugal, além dum outro tema relacionado com o terrorismo, designadamente com a figura de Bin
Laden.
“Um dos trabalhos é uma chalaça em que a figura de Bin Laden surge no centro do quadro da última ceia e tem como tema «A Última Odisseia». Os outros dois trabalhos diziam respeito ao trânsito. Um representa uma estrada junto a um semáforo e a uma passadeira cuja zebra, em lugar das tradicionais faixas brancas, tem caixões. O outro é um semáforo em que no sinal vermelho surge uma pessoa em pé e no verde surge uma pessoa a ser atropelada”, afirmam.
A este sucesso junta-se a menção honrosa que aqueles dois jovens de 27 anos, ambos residentes em Castelo Branco, conseguiram na Bienal do Humor Raiano, em Idanha-a-Nova. “Apresentámos vários trabalhos, mas o que ganhou a menção honrosa representa o confronto entre as touradas portuguesas e espanholas, o confronto entre o touro que morre na arena e o que não morre. Mas como acabam por morrer os dois, pergunta-se onde está a fronteira”.
O trabalho surgiu dum trabalho conjunto que já vem dando frutos de há alguns anos a esta parte. “Começámos a fazer trabalhos conjuntos em 1989. Normalmente discutimos as nossas ideias e chegamos a um consenso, nascendo assim o cartoon, sendo que o argumento é sempre do Dinis”, explica Bruno Janeca. Mas os argumentos passam também pela banda desenhada, a qual tem sido preterida em relação ao cartoon por vários motivos.
“O cartoon é a forma mais rápida de provocarmos o sorriso e de obtermos a reacção das pessoas, é algo com piada, mais actual e fácil de colocar em qualquer lado em que as pessoas o possam apreciar. A banda desenhada é mais difícil, quer de publicar quer de realizar, sendo que depois surgem os problemas de como publicar. Depois, o cartoon, embora mais complicado na idealização, permite explorar temas mais ricos e tem mais conteúdo”.
E para combater a dificuldade de publicação e apresentação dos trabalhos, Bruno Janeca e Dinis Gardete vão avançar com um site onde irão colocar os seus trabalhos. “A publicação não será regular, o que não obriga a prazos e temos a vantagem de chegar a muitas pessoas sem custos adicionais”. Mas a publicação não fica por aqui, dado que, já a partir desta edição, os dois jovens valores do cartoon vão publicar uma tira mensal no Ensino Magazine, a qual relata as venturas e desventuras do estudante comum (como está demonstrado na figura
que se segue).
CONFERÊNCIAS SOBRE
CIÊNCIA E TECNOLOGIA ESPACIAL
Espaços na UBI
A experiência “Space Without Smoke” em que participaram dois alunos e um professor da Universidade da Beira Interior foi o ponto de partida para assinalar a Semana Mundial do Espaço na UBI, uma iniciativa que decorreu a 10 de Outubro.
A referida experiência foi idealizada por dois alunos da UBI em conjunto com dois alunos da Universidade do Minho, os quais, juntamente com três professores, formaram a única equipa portuguesa que participou no programa da Agência Espacial Europeia “Student Parabollic Flight
Campaign”.
A experiência consistiu em estudar o comportamento do fumo na ausência de gravidade. No passado mês de Setembro os alunos portugueses participaram em voos parabólicos a bordo de um Airbus 300, na cidade de Bordéus, em França. Por períodos de 25 segundos ao longo de duas horas tiveram a sensação de flutuar como se estivessem em órbita. Todos os momentos foram filmados para mais tarde poderem ser analisados todos os pormenores.
Foi sobre esta experiência que os alunos da UBI, Hugo Costa e Daniel Cruz juntamente com o professor João da Providência, da mesma universidade, falaram no dia 10 de Outubro. A oportunidade serviu para mostrar algumas conclusões retiradas após a visualização dos vídeos. O público presente também pôde ver algumas filmagens desta experiência vivida nas alturas.
Durante este mês a ESA vai realizar um voo profissional a cargo da Agência Espacial Alemã. A equipa “Space Without Smoke” foi uma das quatro equipas convidadas para, no próximo dia 22 de Outubro, levantar voo outra vez. Hugo Costa explica que “a experiência vai ser a mesma, apenas vai ser alterada a máquina de fumo uma vez que a outra está muito desgastada”.
O dia dedicado aos estudos sobre o espaço ficou também marcado pela realização de outras conferências. Vera Martinho, abordou o tema das “Velas Solares”, que são dispositivos que permitem voar sem necessidade de combustível. João da Providência, responsável pela iniciativa realizada na UBI, explica que as “Velas Solares têm grandes vantagens em relação aos foguetões químicos usados actualmente já que constituem uma forma económica de viajar”. Foi também feita uma comunicação intitulada “As sombras do Universo”, pelo professor Paulo
Moniz.
Catarina Rodrigues
|